Maximizando o Desempenho de Jogos nos Processadores AMD Ryzen™ AI Série 300 com AFMF 2 e Memória Gráfica Variável. Explore as Novas Tecnologias para uma Experiência de Jogo Superior
O AMD Fluid Motion Frames 2 (AFMF 2) é a nossa tecnologia de geração de frames de última geração, projetada para aumentar a taxa de quadros e agora disponível nos processadores AMD Ryzen AI série 300 por meio da versão de prévia técnica do driver. Neste post, vamos explorar como o AFMF 2, parte da tecnologia AMD HYPR-RX, em conjunto com a Memória Gráfica Variável (VGM), pode ser utilizada para melhorar e maximizar o desempenho dos jogos nos processadores AMD Ryzen AI série 300. Ambas as tecnologias estão integradas ao aplicativo AMD Software: Adrenalin Edition.
Para baixar a versão de prévia técnica do AMD Fluid Motion Frames 2, clique aqui. Em breve, essa funcionalidade estará disponível na versão principal do AMD Software: Adrenalin Edition.
AFMF 2 no AMD Software: Adrenalin Edition
O AFMF 2 traz otimizações e configurações ajustáveis para melhorar a experiência de geração de frames, incluindo melhorias com otimização de IA para garantir qualidade superior, baixa latência e desempenho incrível. Como se trata de uma prévia técnica, seu feedback é bem-vindo. Para ativar o AFMF 2, basta abrir o aplicativo Adrenalin Edition, clicar na aba “Jogos”, depois na aba “Gráficos” e ativar o AMD Fluid Motion Frames 2. Isso também ativará o AMD Radeon™ Anti Lag, que trabalha em conjunto com o AFMF 2 para oferecer a melhor experiência de jogo.
Vantagens da Memória Gráfica Variável (VGM) nos Ryzen™ AI Série 300
A Memória Gráfica Variável é um recurso recém-introduzido para os processadores AMD Ryzen AI série 300, que permite ao usuário converter até 75% da RAM do sistema em memória gráfica dedicada, ou “vRAM”. Isso é diferente da memória gráfica compartilhada, que já está disponível em processadores modernos da AMD.
Configurações Recomendadas para Otimizar o Desempenho em Jogos
Por padrão, as gráficas integradas possuem uma alocação de 512 MB de memória dedicada, e a AMD recomenda deixar pelo menos 16 GB de RAM para o processador. Isso significa que, ao definir a Memória Gráfica Variável (VGM) como “médio”, em um sistema com 32 GB, serão alocados 8 GB para a vRAM após uma reinicialização – um aumento de 7,5 GB em relação à alocação padrão de 512 MB.
Para ativar, vá até a aba “Desempenho” no aplicativo Adrenalin e selecione “Médio” ou “Alto”. Alguns jogos exigem uma quantidade mínima de vRAM, e a VGM permite que esses títulos rodem conforme esperado em PCs com processadores AMD Ryzen AI série 300. Além disso, a VGM pode aumentar ligeiramente os FPS em jogos que exigem muito uso de memória.
O desempenho varia de acordo com o jogo e as configurações utilizadas, e estamos ansiosos para receber seu feedback sobre o AMD Fluid Motion Frames 2, VGM e HYPR-RX. Em plataformas de mobilidade, como os processadores AMD Ryzen AI série 300, recomendamos ajustar as configurações do jogo para manter uma taxa de quadros de pelo menos 50 FPS (1080p) antes de ativar o AFMF 2. Ativar o VGM também permite que jogos como Marvel’s Guardians of the Galaxy rodem em PCs com AMD Ryzen™ AI série 300, atendendo aos requisitos mínimos de vRAM.
Laptops finos e leves, como o ASUS Zenbook S16, que possuem tela OLED com resolução nativa de 2880 x 1800, podem alcançar mais de 60 FPS em jogos como Far Cry 6, Horizon Zero Dawn Complete Edition, F1 23 e Marvel’s Guardians of the Galaxy ao utilizar o AFMF 2, além de ajustar os presets de qualidade ou FSR. No entanto, é importante garantir que a taxa de quadros antes de aplicar o AFMF 2 não esteja muito baixa para evitar gameplay travado.
Experimente o AFMF 2 e obtenha uma grande melhoria no desempenho dos seus jogos com apenas um clique! As experiências de jogo em PCs com processadores AMD Ryzen™ AI série 300 estão melhores do que nunca!