Falta de Acesso ao Capital é o Principal Desafio para Mulheres Empreendedoras em SP, Revela Estudo WE Cities 2023
A Dell Technologies apresenta a terceira edição do Índice Women Entrepreneur Cities (WE Cities), um estudo que aponta as 55 cidades mais propícias ao empreendedorismo feminino. O estudo baseou-se em cinco pilares considerados componentes-chave do sucesso do empreendedorismo feminino: Talento, Capital, Cultura, Tecnologia e Mercado.
São Paulo é a única cidade brasileira no ranking, ocupando a 51ª posição, caindo cinco posições em relação ao último índice, em 2019. O pilar “Capital” foi um dos mais impactantes no resultado final, com o acesso restrito ao dinheiro e a falta de investidores disponíveis sendo barreiras para as mulheres empreendedoras na cidade.
Outro ponto relevante a ser considerado é a pouca representatividade de mulheres na liderança de grandes associações empresariais e conselhos em São Paulo. Embora haja um progresso moderado em direção à igualdade de gênero em áreas como educação e saúde, esse atraso identificado em cargos de liderança é prejudicial ao desenvolvimento do empreendedorismo local e representa uma lacuna de modelos para mulheres que buscam empreender.
Apesar desses desafios, São Paulo ainda conta com pontos fortes que podem ser aproveitados para fomentar o empreendedorismo feminino e contribuir para o crescimento local. Um dos destaques é o investimento significativo na melhoria da conectividade móvel, com o lançamento do serviço de internet 5G e uma boa cobertura de serviços móveis 3G e 4G.
O WE Cities 2023 também reflete as consequências da pandemia em algumas regiões, especialmente nos pilares de Talento e Cultura. Enquanto a pandemia trouxe um retrocesso à Cultura com o fechamento de escolas e creches, é possível que tenha também impactado negativamente o pilar de Talento, com a interrupção do ensino e da formação profissional.
Neste ano, novas cinco cidades entraram para o estudo: Montpellier (França), Mumbai (Índia), Auckland (Nova Zelândia), Wellington (Nova Zelândia) e Hamburgo (Alemanha), tornando o ranking ainda mais competitivo com 55 posições.
- Londres (Inglaterra)
- Nova Iorque (EUA)
- Bay Area
- Paris (França)
- Estocolmo (Suécia)
- Chicago (EUA)
- Los Angeles (EUA)
- Toronto (Canadá)
- Sydney (Austrália)
- Boston (EUA)
- Washington (EUA)
- Melbourne (Austrália)
- Seattle (EUA)
- Wellington
- Berlim (Alemanha)
- Amsterdã (Holanda)
- Copenhagen (Dinamarca)
- Auckland
- Vancouver (Canadá)
- Atlanta (EUA)
- Portland (EUA)
- Singapura (Malásia)
- Dublin (Irlanda)
- Austin (EUA)
- Miami (EUA)
- Barcelona (Espanha)
- Minneapolis (EUA)
- Taipé (Taiwan)
- Hong Kong (China)
- Beijin (China)
- Houston (EUA)
- Warsaw
- Pittsburg (EUA)
- Belfast (Irlanda do Norte)
- Xangai (China)
- Munique (Alemanha)
- Tel Aviv (Israel)
- Milão (Itália)
- Kuala Lumpur (Malásia)
- Dubai (Emirados Árabes Unidos)
- Seul (Coreia do Sul)
- Johannesburg (África do Sul)
- Nairobi (Quênia)
- Hamburgo
- Tóquio (Japão)
- Bangalore (Índia)
- Montepellier
- Mumbai (Índia)
- Déli (Índia)
- Instambul (Turquia)
- São Paulo (Brasil)
- Lima (Peru)
- Cidade do México (México)
- Jacarta (Indonésia)
- Guadalajara (México)