GNI Local Lab, programa de capacitação de negócios em jornalismo no Brasil, oferecerá consultoria exclusiva para o desenvolvimento econômico sustentável de até 100 pequenos e médios veículos de todo Brasil
Estão abertas até 26 de junho as inscrições para o GNI Local Lab Brasil, projeto da Google News Initiative para apoiar o desenvolvimento de até 100 pequenos e médios veículos de comunicação locais e promover um ecossistema jornalístico mais sustentável, profissional e diversificado no país.
O objetivo do programa é capacitar empresas jornalísticas ao longo de 10 meses para que possam se desenvolver de forma sustentável e continuar produzindo conteúdos jornalísticos e informativos relevantes para as suas comunidades. Podem participar veículos impressos, digitais, rádios e emissoras de televisão em operação há pelo menos 12 meses e que empreguem de 2 a 100 jornalistas em suas redações.
Com a ajuda de especialistas e consultores, o GNI Local Lab fará uma análise aprofundada dos sites dos veículos participantes — tanto do ponto de vista do desempenho quanto da monetização — e compartilhará soluções por meio de relatórios, workshops e encontros.
O programa é realizado em parceria com três das mais importantes associações jornalísticas do país: Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação de Jornalismo Digital (AJOR). Além da possibilidade de associados das entidades participarem do projeto e da mentoria das associações para os veículos selecionados, a parceria ainda vai trazer para todo o ecossistema de notícias uma série de workshops focados em entendimento do leitor brasileiro e melhores práticas para o trabalho jornalístico digital.
Ao todo, serão selecionados 100 veículos de comunicação para receber treinamento e apoio técnico do Google para desenvolver sua infraestrutura, melhorar a audiência e desenvolver estratégias de negócios no meio digital. A iniciativa faz parte dos esforços do Google para apoiar o jornalismo profissional e fortalecer os produtores originais de notícias locais.
O que é o GNI Local Lab?
É o programa da Google News Initiative para apoiar organizações jornalísticas locais dedicadas a produzir conteúdos originais no Brasil a aprimorar suas operações no meio digital. Os selecionados receberão treinamentos e apoio técnico para aumentar suas receitas digitais e melhorar o engajamento da audiência. O programa terá início em 1o de agosto de 2022 e irá até 30 de abril de 2023.
Quem pode participar?
- Organizações e empresas jornalísticas de pequeno e médio porte registradas no Brasil que produzem conteúdo original.
- Candidatos precisam operar há pelo menos 12 meses, possuir um site e empregar entre 2 e 100 jornalistas em tempo integral em suas redações.
- Não serão consideradas candidaturas de veículos governamentais ou de indivíduos.
Como se inscrever?
As inscrições devem ser feitas preferencialmente em inglês, mas serão aceitas em português. Para participar, é preciso responder a um formulário e oferecer informações sobre o veículo. As inscrições estão abertas neste link até 26 de junho de 2022.
Como as candidaturas serão avaliadas?
Os candidatos serão selecionados de acordo com os critérios abaixo:
- Qualidade da inscrição: com base nas informações fornecidas no formulário de candidatura
- Modelos de monetização e negócios existente
- Relevância na região/ comunidade para a qual essa organização produz conteúdo
- Estrutura da organização para receber consultoria e implementação de tecnologia
- Ter de forma estruturada os problemas de sua organização e objetivos-chave para acelerar sua digitalização.
- Disposição para ‘fazer acontecer’ (implementar sugestões, participar de treinamentos, etc) e fornecer ao Google e aos fornecedores acesso a estratégias/plataformas de audiência e monetização (Analytics, Adsense, Tag Manager, etc)
- Foco DEI: quanto sua organização produz e/ ou investe em diversidade, equidade e inclusão
Google News Initiative
A Google News Initiative (GNI) reúne o conjunto de esforços do Google para apoiar o jornalismo profissional e de qualidade em 120 países, inclusive no Brasil, com programas, financiamentos e treinamentos relevantes para os jornalistas no meio digital.