Três boardgames para aprender inglês

Confira jogos de tabuleiro para aprender um novo idioma se divertindo com as crianças

Um desejo que muitos pais têm sobre a educação de seus filhos é inserir outro idioma no cotidiano das crianças. As vantagens de aprender um novo idioma desde cedo são muitas, tanto para a apreensão facilitada da língua materna quanto da estrangeira, quanto para o desempenho cognitivo em diversas áreas do crescimento da criança. De acordo com estudos conduzidos pela instituição canadense York University, quando o bilinguismo é desenvolvido na infância, as crianças aprendem melhor a se expressarem com o vocabulário de ambos os idiomas, elas podem aprimoram habilidades lógicas e de multitasking de maneira mais fácil e criativa.

Para que o aprendizado do inglês não se torne maçante e possa ser uma experiência prazerosa para a criança e para os pais, abordagens lúdicas são frequentemente utilizadas nos momentos de ensino. Como a informação é passada de forma descontraída e divertida, a assimilação de vocabulário, regras e conteúdo é mais fácil, independentemente da faixa etária. A gamificação no processo educacional, com destaque para o ensino de uma segunda língua como o inglês, não é vista como distração, mas sim como uma estratégia que estimula o interesse, a motivação e a compreensão do que é transmitido.

Augusto Jimenez, psicólogo e especialista em educação, destaca que o uso de metodologias ativas é essencial para o ensino do inglês para crianças na sala de aula e, também, em casa:

“No aprendizado ativo, que engloba o uso de jogos, conseguimos trabalhar com as crianças a interpretação, o raciocínio lógico, a comunicação, trabalho em equipe, entre outros aspectos cognitivos, de forma dinâmica e fluída. Quando esse estímulo se dá de maneira constante, pelos pais e pelos professores, o idioma e as habilidades sociocomportamentais importantes para o crescimento se tornam parte da rotina do conhecimento delas”, explica o diretor da Minds Idiomas.

Augusto Jimenez ainda dá dicas de boardgames (jogos de tabuleiro) para aprender um novo idioma se divertindo com as crianças:

• Taco Goat Cheese Pizza

Imagem: Dolphin Hat Games

O jogo de cartas é indicado para todas as idades e para jogar, as cartas são descartadas enquanto as palavras que dão título ao jogo são repetidas até a imagem e a palavra coincidirem. “Taco Goat Cheese Pizza” ajuda a trabalhar a memória, agilidade e concentração. Para comprar: https://amzn.to/2YZG8pv

• Scrabble Game

Imagem: Hasbro Gaming

O clássico “Scrabble Game” consiste em formar diferentes palavras com as letras disponíveis no tabuleiro e nas peças, quanto mais palavras, mais pontos o jogador faz. O jogo de tabuleiro ajuda a exercitar a criatividade, a memória, o pensamento lógico e o vocabulário. Para comprar: https://amzn.to/3DNXx2Q

• Heads Up!

Imagem: Spin Master Games

Heads Up!” foi criado pela apresentadora estadunidense Ellen DeGeneres e é, basicamente, um jogo de “quem sou eu ?” . Com cartas de ação e palavras posicionadas na testa, os jogadores tentam adivinhar suas cartas através de perguntas e descrições. Além da versão de tabuleiro, o jogo também está disponível, em inglês, em aplicativo de celular e tablet.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com