Novo estudo da IBM: 9 em cada 10 consumidores no Brasil acreditam no poder da ciência e tecnologia para resolver desafios globais
Enquanto as crises recentes ampliam os complexos desafios globais nos quais a sociedade terá que encarar nas próximas décadas, o conhecimento científico tem sido uma ferramenta importante na tomada de decisões para ajudar a mitigar alguns dos nossos maiores problemas.
Uma nova pesquisa do Institute for Business Value da IBM com mais de 14 mil adultos em 9 países, incluindo Brasil e México na América Latina, mostra que a maioria dos consumidores acredita que os avanços científicos e tecnológicos trarão mudanças positivas e terão um papel importante na maneira como responderemos a crises futuras.
As principais descobertas do estudo da IBM incluem:
– 88% dos entrevistados globais indicaram acreditar que os avanços científicos e tecnológicos são críticos para ajudar a tornar o mundo um lugar melhor. No Brasil, esse número é ainda mais alto (95%). Aproximadamente 4 em cada 5 entrevistados globais (79%) também indicaram que o desenvolvimento rápido de vacinas contra o COVID-19 aumentou sua confiança na ciência.
– A maioria dos entrevistados confia que as tecnologias emergentes podem ajudar a resolver os desafios da sociedade nos dias de hoje – a confiança maior está na robótica, IA e tecnologias semicondutoras. Entrevistados do México e Brasil indicam maior confiança, entre todos os entrevistados, na habilidade que as tecnologias possuem em ajudar comunidades a resolver os desafios mais urgentes que o ser humano e as sociedades enfrentam hoje.
– Quase todos os entrevistados do mundo inteiro concordaram que algumas ações são necessárias para o avanço da ciência e tecnologia em seus países. Melhorar os programas STEM e a colaboração e aumento do financiamento para pesquisas estão no topo da lista. O apoio a esses pontos foram mais evidentes nos entrevistados do Brasil e do México.
A pesquisa também aponta o quão críticos skills de ciência e tecnologia são para a perspectiva de carreira profissional e futuro dos funcionários:
– A maioria dos funcionários dizem que a pandemia os obrigou a aprender novos modos de trabalho e tecnologias. A maioria dos empregadores dá suporte à construção desses skills.
– Funcionários globais que responderam à pesquisa dizem que é esperado que o 5G e a IA se tornem cada vez mais importantes nos próximos 3 anos. Mais entrevistados do Brasil (49%) e México (46%) do que de todos os outros países entrevistados indicam que irão usar Cloud Computing dentro dos próximos três anos. 57% dos brasileiros entrevistados acreditam que o 5G será necessário em seu trabalho nos próximos três anos.
– O Brasil reconhece que seu papel mudou significativamente e espera que sua função continue evoluindo no futuro. Entrevistados do Brasil e México estão confiantes que possuem as habilidades necessárias e que serão capazes de manter o ritmo com futuros avanços. Eles também reconhecem fortemente a necessidade de manter suas skills atualizadas.