Plataforma de computação de IA por 5G da NVIDIA Enterprise

.Apps/Softwares

Plataforma de computação de IA por 5G da NVIDIA Enterprise é adotada pelos principais fornecedores de serviços e infraestrutura de rede. Fujitsu, Google Cloud, Mavenir, Radisys e Wind River oferecerão soluções a hospitais, fábricas, depósitos e lojas inteligentes

A NVIDIA Enterprise anuncia que está se unindo a Fujitsu, Google Cloud, Mavenir, Radisys e Wind River para desenvolver soluções para a plataforma IA por 5G da NVIDIA, que vai acelerar a criação de cidades e fábricas inteligentes, hospitais de ponta e lojas inteligentes.

As empresas, as operadoras de rede móvel e os fornecedores de serviço em cloud que implementarem a plataforma terão acesso a 5G e computação de IA no edge em uma única plataforma convergente. A plataforma IA por 5G utiliza o kit de desenvolvimento de software NVIDIA Aerial™ com NVIDIA BlueField®-2 A100 – uma placa convergente que combina GPUs e DPUs, incluindo a solução “5T para 5G” da NVIDIA. Isso cria aplicações 5G RAN e IA de alto desempenho em uma plataforma ideal para gerenciar robôs de manufatura de alta precisão, veículos de direção autônoma, drones, câmeras sem fio, corredores de caixa automática e centenas de outros projetos de transformação.

“Nesta era de computação contínua e acelerada, as operadoras de rede querem ter segurança, baixa latência e a capacidade de conectar centenas de dispositivos em um nó para oferecer o maior número de serviços de modo econômico, flexível e eficiente. Com o suporte das principais empresas do setor de 5G, cumpriremos a promessa da IA em todos os lugares”, afirma Ronnie Vasishta, vice-presidente sênior de telecomunicações da NVIDIA.

A NVIDIA e vários colaboradores desse novo ecossistema de IA por 5G são membros da O-RAN Alliance, que estabelece padrões para redes móveis mais inteligentes, abertas, virtualizadas e totalmente interoperáveis. Com essa colaboração, as operadoras poderão usar a mesma infraestrutura de computação necessária para a rede 5G para oferecer IA em configurações empresariais, industriais, residenciais e de consumo.

A IA por 5G trará vantagens para diversos mercados verticais do setor. A IHS Markit calcula que, até 2035, essa cadeia de valor do 5G movimentará US$ 13,1 trilhões graças à sua maior produtividade. NVIDIA Aerial SDK, em combinação com NVIDIA Metropolis, NVIDIA Isaac™ e NVIDIA Clara™, é parte integrante do ecossistema de IA por 5G e pode ser implantado em um único NVIDIA-Certified System™ usando GPUs e DPUs NVIDIA em uma única placa.

“O 5G será uma grande revolução que abrirá portas para muitas inovações. Com a alta capacidade de conexões, o 5G irá também impulsionar a adoção de outras tecnologias, além de gerar novas demandas em diversas indústrias na América Latina e no mundo”, explica Marcio Aguiar, diretor da NVIDIA Enterprise para América Latina.

Soluções para redes públicas e privadas

Veja alguns dos parceiros da NVIDIA que estão contribuindo para a concretização da IA por 5G:

A Mavenir, que está desenvolvendo dois sistemas vRAN 5G baseados no SDK Aerial, tem como mercado-alvo o segmento de telecomunicações para 5G público e IA empresarial com 5G privado. A Mavenir e a NVIDIA criaram uma solução empresarial hiperconvergente 5G para que as empresas possam implementar aplicações de IA por 5G em uma solução consistente e fácil de usar.

“Com a parceria entre a Mavenir e a NVIDIA, as organizações podem oferecer soluções de IA inovadoras que permitem aproveitar todo o potencial do 5G. As soluções conjuntas de IA empresarial hiperconvergentes da Mavenir e da NVIDIA permitirão que os setores de saúde, varejo e indústria 4.0 aproveitem as infinitas possibilidades que o 5G tem a oferecer”, explica Kuntal Chowdhury, vice-presidente sênior e gerente geral de IA e Analítica da Mavenir.

A Fujitsu planeja lançar, no fim do ano, um sistema de Open RAN 5G para verificação, começando pela faixa sub-6. Após o lançamento do produto, a Fujitsu e a NVIDIA ajudarão a NTT DOCOMO e operadoras mundiais na adoção da Open RAN 5G e muito mais. A implementação do Aerial por software reduz o tempo de colocação no mercado, acelera a inovação e ajuda a fornecer aplicações de IA às empresas.

“A Fujitsu tem um compromisso com o desenvolvimento de soluções Open RAN para operadoras mundiais que usam o IA por 5G do Aerial e as soluções aceleradas de GPU e DPU da NVIDIA”, declara Masaki Taniguchi, vice-presidente sênior e diretor da unidade de negócios de sistemas móveis da Fujitsu. “As operadoras de rede, como a NTT DOCOMO, precisam de sistemas vRAN 5G hiperconvergentes e definidos por software para oferecer soluções inovadoras aos clientes.”

Implementações empresariais

Em uma tentativa de superar o desafio de implementar IA em empresas, a Radisys e a Wind River planejam oferecer soluções NVIDIA Aerial de IA por 5G para redes 5G empresariais e industriais. Até 2027, mais de 6 milhões de torres 5G serão instaladas em fábricas inteligentes, centros de processamento e outras zonas empresariais, industriais e públicas para fornecer soluções de conectividade localizadas, de acordo com a ABI Research.

“A Radisys tem o prazer de fazer parceria com a NVIDIA em nosso portfólio de vRAN 5G e computação edge, fornecendo integração total dos sistemas e ajudando as indústrias a aplicarem a IA”, anuncia Ganesh Shenbagaraman, diretor de produtos integrados e ecossistemas da Radisys.

O Google Cloud ampliará a plataforma de aplicações Anthos para o edge da rede, permitindo que empresas e fornecedores de telecomunicações ofereçam novos serviços e aplicações no edge 5G com rapidez. As empresas podem recorrer aos serviços gerenciados do Google Cloud e aos produtos da NVIDIA para a economia da Internet das Coisas, além de usar dados e IA para melhorar o desempenho dos negócios, aumentar a eficiência operacional e otimizar a segurança e a confiabilidade.

“A IA por 5G é revolucionária. As soluções de IA do Google Cloud para setores específicos atendem às necessidades de mercados verticais dimensionáveis. Com o poder do 5G, a oferta de IA do Google melhora muito. Ficamos felizes em ampliar nossa colaboração com a NVIDIA para disponibilizar IA e computação 5G no edge com a Anthos e as tecnologias aceleradas no edge da NVIDIA”, declara Shailesh Shukla, vice-presidente e gerente geral de redes do Google Cloud.

A Anthos oferece uma plataforma consistente para a implementação de aplicações com uma visão do ambiente voltada para serviços. A plataforma permite aos clientes construir e implantar aplicações empresariais em contêineres com mais rapidez com Kubernetes gerenciados em cloud, nas instalações e no edge de rede.

É compatível com servidores acelerados por GPU da NVIDIA, o que possibilita a instalação e uma experiência operacional consistentes nas implantações, reduzindo sobrecargas custosas e aumentando a produtividade dos desenvolvedores. A solução também protege aplicações e cadeias de suprimentos de software, além de oferecer uma abordagem focada nos resultados para a gestão de políticas para aplicações nos ambientes, um recurso fundamental para operadoras de rede e empresas que disponibilizam IA por 5G.

Data centers de IA por 5G da NVIDIA: do edge ao cloud

As RANs definidas por software são essenciais para a construção de uma infraestrutura 5G moderna capaz de executar várias aplicações em uma plataforma comum. NVIDIA Aerial oferece elasticidade para as mudanças no tráfego de rede ao longo do dia e a flexibilidade para fornecer serviços baseados nas necessidades dinâmicas dos clientes, o que garante o melhor uso possível.

A plataforma NVIDIA EGX™ oferece recursos de computação de IA no edge, onde os dados são gerados. O pacote NVIDIA EGX, que é compatível com todas as infraestruturas Kubernetes disponíveis, é a plataforma ideal para o Aerial. Com ela, é possível criar dispositivos sempre conectados, de baixo consumo e de alto desempenho, o que mudará o setor de telecomunicações. Expandindo a plataforma, os fabricantes de servidores também podem emparelhar GPUs e DPUs NVIDIA para construir data centers de edge hiperconvergidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.