7 Dicas para Lidar com o Stress

O stress é um estímulo que surge como consequência de situações que causam desconforto. Algumas práticas auxiliam a lidar com o problema, como ioga, meditação, atividade física, diversão, acupressão e a ashwagandha também ajuda a lidar com o stress

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% da população brasileira ativa sofre com o stress, esse número deixa o Brasil no ranking dos países mais estressados do mundo.No resto do mundo este índice sobe para 90%.

A irritação, o desgaste mental, a frustração, o excesso de preocupações, o medo, entre outros fatores desencadeiam o stress que tem o objetivo de preparar o corpo para a luta ou para a fuga.

Quando a pessoa está nesse estágio, a adrenalina liberada dá lugar ao cortisol podendo desencadear doenças, como a obesidade, porém algumas práticas ajudam a controlar.

1. Ioga:   oferece as ferramentas necessárias para aliviar a tensão, melhorar a concentração, reduzir o estresse e emagrecer.

2. Meditação: técnica muito simples, pode ser feita em qualquer lugar, bastando basicamente se concentrar em uma palavra ou frase que tenha um significado positivo ou um mantra auto-afirmativo.

3. Atividade Física: ajuda a metabolizar os hormônios do stress excessivo, produzindo neurotransmissores que ajudam a restaurar o corpo e a mente para um estado mais calmo e relaxado. A caminhada pode ajudar a relaxar assim como exercitar-se em academia ou parque. Depois de 21 minutos alguns efeitos benéficos do exercício são notados pelo organismo.

4. Diversão: um estudo realizado pela Loma Linda University, nos Estados Unidos, analisou a resposta hormonal dos participantes ao assistir um vídeo engraçado e constatou que os efeitos podem durar de 12 a 24 horas. Risadas podem aumentar os níveis de endorfina.

5. Acupressão: um estudo realizado pela Hong Kong Polytechnic University indicou que somente apertar certos pontos ajuda a diminuir o estresse em até 39%.. A acupuntura ajuda a reequilibrar o emocional .

6. Respiração:  respirar profundamente pelo menos 15 vezes, enchendo a barriga e deixando todo o ar sair dos pulmões, desacelera o coração e faz com que a ansiedade diminua.

7. Ashwagandha: conhecida também como ginseng indiano, groselha venenosa, ou cereja de inverno,é uma planta medicinal muito utilizada para combater o stress, o cansaço, a irritabilidade, além de impulsionar a imunidade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com