eBook vs livros impressos para crianças

.Apps/Softwares

Os eBooks fazem muito sucesso na atualidade, mas ao contar histórias para dormir, o ideal são os livros físicos, uma pesquisa do King’s College com mais de 125 mil crianças e jovens constatou que o uso de eltrônicos antes de dormir gera má qualidade do sono, obesidade e depressão infantil

A literatura pode ser uma boa aliada para ajudar as crianças durante a pandemia, com o distanciamento social, com a maioria das escolas fechadas e mesmo os que estão em férias, mas que não podem vivenciá-las como antigamente, com atividades na rua, contato com os colegas, viagens, praias, piscinas, leitura passa a ser uma boa forma de entretê-los.

Diferentes temas pode ajudá-los a passar o tempo, a entender o que estão sentindo, como é o mundo, os pré-adolescentes e adolescentes a entenderem o que está se passando com seus corpos, além de uma infinidade de aventuras que podem viver através da leitura.

O momento de leitura pode ser prazeroso e tanto pode ser individual como em grupo, com os irmãos ou pais. Atualmente com a tecnologia a disposição, há uma grande gama de material que pode ser acessado, tanto obras de domínio público, como obras pagas para ser baixadas nos gadgets que as crianças utilizam.

O livro no formato digital proporciona inúmeras opções de interatividade para as crianças

Há uma quantidade variada de plataformas on-line que oferecem além dos livros em pdf a opção de leitura em voz alta, assim a criança acompanha o texto ao mesmo tempo em que ouve, ajudando na associação do som às palavras e desenvolvendo a fluência na leitura.

Em relação ao conforto na hora da leitura, os livros impressos são melhores, fora que não precisam de energia, podem ser lidos e manuseados durante horas sem a desvantagem da tela ficar preta de uma hora para outra. A praticidade de poderem ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar é uma vantagem.
Por outro lado, os eBooks podem armazenar uma quantidade enorme de obras literárias.

A Sociedade Brasileira de Pediatria passou a indicar a leitura antes do sono, ouvir uma história antes de dormir ajuda a criança a relaxar e embalar o sono.

Sendo livro digital ou impresso, não existe discussão a respeito da importância em iniciar o hábito da leitura na infância, ela tem o poder de estimular a criatividade, amplia e diversifica a visão de mundo, além de estreitar os vínculos familiares, quando um pai ou uma mãe leem para os filhos nos primeiros anos de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.