Code Week: cursos online e gratuitos para educadores e professores da rede pública de ensino

.Notícias

No Code Week estão programadas duas aulas com foco na linguagem Scratch e outras duas para Arduino; cada curso tem 150 vagas à disposição para todo o país

Estão abertas, até dia 30/09, as inscrições para as duas próximas turmas do Code Week, em que é oferecida gratuitamente para professores do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico de Escolas Públicas e educadores de ONGs uma agenda com conteúdos de capacitação com base no Code IoT, plataforma de capacitação em Internet das Coisas realizada pela Samsung em parceria com o LSI-TEC, Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, e apoio da Universidade de São Paulo. São 150 vagas para cada um dos períodos.

Code Week aulas com foco na linguagem Scratch e Arduino

O primeiro Code Week ocorrerá em 3 e 10 de outubro, ambos sábados, das 14h às 17h (horário de Brasília), e é atrativo para iniciantes. Terá como base o curso Aprendendo a Programar e usará a programação em blocos Scratch para abordar conceitos básicos de pensamento computacional. Scratch é uma ferramenta digital que possibilita ao educador usar artifícios visuais para contar histórias ou ilustrar um problema de matemática, por exemplo, em suas aulas. A inscrição para Code Week Scratch pode ser feita por este link .

O segundo período de Code Week está marcado para 24 e 31 de outubro, também sábados e das 14h às 17h (horário de Brasília). Será abordada a programação física com Arduino, com curso voltado para professores que já possuem experiência em programação e ensinará, também, conceitos de eletrônica para aprimorar o uso da plataforma, que facilita a criação de protótipos eletrônicos. Quem não tiver a placa Arduino poderá acompanhar as aulas pelo Tinkercad, um simulador online do funcionamento dos circuitos. A inscrição para Code Week Arduino pode ser feita por este link .

  • Todos os participantes que assistirem às duas aulas e realizarem a atividade prática à distância receberão um certificado de formação de 8 horas.
  • Os participantes serão orientados a planejar e conduzir atividades práticas com seus alunos, se enviarem um relato dessa atividade com os alunos até 30 de novembro, o certificado de formação passará a ser de 16 horas.
  • Os certificados serão emitidos em dezembro de 2020 e encaminhados por e-mail.

Depois dos cursos, os participantes poderão interagir em fórum de discussão para educadores. Exemplos de atividades realizadas com alunos de professores participantes em edições anteriores podem ser acessadas em http://naescola.codeiot.org.br/relatos

Confira a programação completa (horário de Brasília):

Code Week Scratch
03/10/2020 (14h-17h)
10/10/2020 (14h-17h)

Code Week Arduino
24/10/2020 (14h-17h)
31/10/2020 (14h-17h)

Mais informações no site http://naescola.codeiot.org.br/codeday/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.