Projeto UTI Virtual: as telecomunicações a favor da vida

UTI Virtual conecta por meio da telemedicina, profissionais especialistas em UTI às equipes que estão na linha de frente nos hospitais públicos no combate ao vírus.

Em meio ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, a Aloo Telecom, oferece o acesso da sua rede de fibra óptica para viabilizar o projeto inovador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Virtual do país, instalada em Maceió (AL). Até o momento, o projeto já atendeu 590 pacientes.

Com tecnologia de ponta, cerca de 100 leitos de hospitais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo assistidos em tempo real por profissionais especializados ao longo dos últimos dois meses desde a implantação do projeto, uma iniciativa do Hospital do Coração e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial).

UTI Virtual nos Hospitais do SUS

A UTI Virtual suporta os principais hospitais do estado para atender somente pacientes testados positivos para a Covid-19.

O Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), em Maceió, foi a primeira unidade pública de Alagoas a utilizar a UTI, sendo responsável por 85% dos atendimentos já realizados pelo projeto.

A UTI Virtual consiste em conectar, por meio da telemedicina, profissionais especialistas em Unidade de Terapia Intensiva bem como:

  • infectologistas,
  • pneumologistas,
  • cardiologistas,
  • fisioterapeutas
  • enfermeiros,

Assim como as equipes que estão na linha de frente nos hospitais públicos no combate ao vírus, possibilitando a discussão dos casos, com som, imagens e visualização de exames com qualidade e em tempo real, além do acompanhamento de protocolos, segunda opinião e auxílio à decisão médica.

Implantada no Hospital do Coração, a estrutura conta com uma central de telemedicina, onde ficam alocados as equipes médicas especializadas e os analistas de logísticas e TI.

Assim também conta com unidades remotas nos hospitais que permitem a visualização dos atendimentos e equipamentos que fornecem dados dos sinais vitais dos pacientes e das condutas médicas.

A Importância da telecomunicação da pandemia

Com o impacto da pandemia do novo coronavírus em toda sociedade, com toda a certeza a telecomunicação foi evidenciada pelo importante serviço prestado.

O setor segue ciente da importância de gerar conectividade, agora mais do que nunca, aos que precisam se manter distantes por segurança, mas querem estar presentes por meio da tecnologia.

Assim, a Aloo, por meio do projeto UTI Virtual, está ajudando a salvar vidas ao conectar profissionais da saúde e pacientes na luta para combater a Covid-19.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com