Pesquisa Game Brasil: PC é a plataforma onde mais se joga online

Segundo a 7ª edição Pesquisa Game Brasil, público gamer de desktop e notebook também é o mais jovem, com 44,3% na faixa entre 16 e 24 anos

Jogar online com amigos ou desconhecidos, seja de forma cooperativa ou competitiva, continua sendo uma forte marca dos computadores.

É o que revela a 7ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB): 65% do público de PC joga conectado à Internet com outras pessoas, ligeiramente à frente dos consoles (58,2%) e celulares (48,6%).

Além disso, o computador é a plataforma com o maior volume de jovens, no qual 44,3% possui entre 16 e 24 anos. Já os adultos de 25 a 34 anos — que representam a principal faixa etária do gamer em geral, com 34,7% —, são apenas 29,7% do público de desktops e notebooks.

Quanto ao sexo, os homens predominam nesta plataforma, com 66,1%.

Entre as categorias de games mais jogados no PC, aparecem algumas que são comuns entre um público mais nichado, como estratégia (em primeiro lugar, com 81,7%) e simulação (em quarto lugar, com 73,3%).

Já os gêneros de ação (80,8%), aventura (79,4%) e shooter/tiro (72,8%) aparecem em segundo, terceiro e quinto lugar, respectivamente.

Preferências para longas horas de jogo

Para um público que faz questão da experiência online, jogar por longas horas é praxe da atividade. Conforme a PGB, a tendência se confirma:

  • 40,9% do gamer de PC dedicando uma média de 1h a 3h em suas sessões online
  • 41,9% jogam diariamente
  • 54,9% utilizam a rede do Steam para tal

O tipo de computador mais utilizado por este público é o notebook, com 54,3%, representando um crescimento de 4,1% em relação à edição anterior da pesquisa.

Na sequência, aparece o desktop com 34,1%, queda de 6,3%, e o desktop gamer personalizado com 19,6%, que subiu 4,1%. 

A possibilidade de customizar a máquina conforme as necessidades é, inclusive, a principal vantagem para 53% dos gamers de computador.

O público destaca:

  • 40.6% que o PC tem utilidade além dos jogos
  • 27,2% a jogabilidade
  • 22,5% menor custo na aquisição de jogos
  • 19,1% melhor plataforma para jogar online

Marcas e consumo

PGB indica que a marca de computador mais presente entre este público gamer de PC é a Samsung, com 26,6%, seguida por Dell (21,2%) e Acer (17,1%).

Em relação à a melhor experiência para jogar, 15,6% opta pela Dell, com ASUS ROG (11,3%) e Alienware (10,9%) na sequência, enquanto 15% não souberam especificar.

A maior parte do público adquiriu seu computador em revendas oficiais, com 33% via lojas físicas e 20,5% em e-commerces. Já 13,2% do público montou seu PC sozinho ou pediu para alguém montar.

Em relação aos jogos, 47,5% adquire na loja das próprias plataformas (como Steam, Nuuvem e outros), enquanto 24,3% utiliza revendas oficiais e varejos tradicionais, e 23,2% compra em lojas online com entrega em casa. 

Há, ainda, um número expressivo de jogadores de PC que não compram jogos (19,6%) e nem conteúdo adicional pago (33,2%).

Apesar disso, 27,4% investem em expansões, 21,3% em itens de aparência/cosméticos, 19% em itens de melhorias, 19,4% em moedas virtuais e 18,6% em assinaturas para acesso online.

Realizada pelo Sioux Group, através da unidade de negócios Go Gamers, ESPM e Blend New Research, a PGB ouviu 5.830 pessoas em 26 Estados e no Distrito Federal, no mês de fevereiro.

Acesse o site oficial para saber mais sobre o estudo e baixar a versão gratuita.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com