Como descartar o lixo eletrônico durante a quarentena?

.Notícias

A Green Eletron, gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos, pilhas e baterias, explica como fazer o descarte correto do lixo eletrônico

Aumentando em uma média de 4% ao ano, o lixo eletrônico é um dos resíduos que mais cresce no mundo. Apenas no ano passado, jogamos no lixo cerca de 40 milhões de toneladas, segundo a ONU.

O descarte incorreto de aparelhos eletroeletrônicos, pilhas e baterias pode trazer impactos negativos para o planeta e o ser humano. Por outro lado, a reciclagem de celulares, fones, impressoras, cabos, pilhas, carregadores, etc, permite o resgate e reutilização do plástico, vidro, cobre, prata, ouro, e muitos outros, além de dar a destinação correta e segura para materiais que não podem ser recuperados.

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) revelou que 85% dos entrevistados mantinham algum tipo de equipamento sem uso guardado em casa. Porém, como podemos fazer o descarte correto daqueles aparelhos que estão esquecidos em alguma gaveta? A Greeb Eletron, gestora sem fins lucrativos para a logística reversa de eletroeletrônicos, pilhas e baterias, dá dicas.

Separe o que será descartado

Antes de sair de casa para descartar os produtos é importante separá-los do lixo reciclável (garrafas plásticas, papelão, potes de vidro, etc) e do lixo orgânico. Cada um deles possui uma destinação específica para facilitar o processo de reciclagem. Saiba o que pode ser descartado. Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de eletroeletrônicos são instalados na maioria das vezes em supermercados, shoppings, parques e muito provavelmente terá um perto da sua casa ou do trabalho. Muitos dos quais podem se encontram fechados hoje por causa da quarentena.

Por isso, o essencial agora é fazer a separação e deixar reservado em algum ponto da sua casa para que você possa descartá-los após a quarentena. Os produtos não têm nenhum cheiro e não são perigosos. O que não pode é jogar no lixo comum!

Como descartar

Se você for descartar eletroeletrônicos, não desmonte os produtos. Se o aparelho tiver bateria de lítio, como em celulares, notebook, etc, deixe-a dentro do produto. Para as pilhas comuns, basta descartá-las soltas ou em uma sacola de plástico em qualquer ponto de coleta de pilhas ou até mesmo de eletrônicos, que também são equipados para recebê-las.

Localize o PEV mais próximo de você

Com a tecnologia, o processo de identificar o coletor para o descarte de eletroeletrônicos, pilhas e baterias ficou mais fácil. A Green Eletron disponibiliza em seu site todos os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e os classifica por proximidade do endereço inserido por cada pessoa que faz a busca.

Neste momento a prioridade é se proteger, mas também podemos ajudar o meio ambiente ao separar agora os produtos que vamos reciclar depois.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.