Caixa de intubação – EPI- produzida pelo Centro Universitário Facens

A caixa de intubação produzida pelo Centro Universitário Facens, já está sendo utilizada em hospitais no exterior em pacientes em estado grave de infecção por Covid-19 e agora é acessível para profissionais de saúde no Brasil

A Facens, Centro Universitário de Sorocaba, iniciou nesta semana a produção de uma EPI (Equipamento de Proteção Individual) pioneira para a área hospitalar. Trata-se de uma caixa de intubação, colocada em cima da cabeça de pacientes (sem tocá-los), por onde o médico insere as mãos e realiza a intubação, enquanto se mantém protegido das secreções comumente expelidas durante esse tipo de procedimento. A proteção é essencial para tratamento de pacientes infectados pelo Covid-19, devido ao alto nível de contágio que o vírus apresenta.

O novo instrumento deve ser sempre utilizado em conjunto com as demais EPIs, como máscara, luva e escudo facial. Durante a intubação, é comum o paciente tossir e engasgar, promovendo o efeito de aerossol. Essas gotículas expelidas expõem os médicos a alto risco de contágio do novo coronavírus. A EPI, usada principalmente dentro de centros cirúrgicos e UTIs, pode ser reutilizada após higienização.

A ideia do novo equipamento de proteção foi trazida à Facens pela Santa Casa de Sorocaba. O hospital entrou em contato com o Centro Universitário em busca de auxílio para o desenvolvimento de um protótipo. Um modelo com melhor ergonomia foi desenvolvido pela equipe do Fab Lab Facens e aprovado por profissionais de saúde da Santa Casa de Sorocaba, ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) e Hospital Regional de Sorocaba.

Além desta nova EPI, a Facens contribui também a produção e doação de escudos faciais, feitos em uma fazenda de impressoras 3D criada na instituição de ensino. Os dois projetos são supervisionados pelo coordenador do Fab Lab da Facens, Ântoni Romitti. As iniciativas também têm colaboração da Dra. Karen Abrão, médica responsável pela área de Saúde e Tecnologia em Saúde do Centro Universitário, e do Diretor de Operações do IPFacens, Lester Faria.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com