Mediacoach, plataforma de análise de vídeo da LaLiga

Mediacoach – plataforma da LaLiga oferece dados de desempenho em tempo real na nuvem

Análise do jogo que fornece dados táticos aos clubes com mais profundidade e detalhes; Novos estudos científicos mostram que a tecnologia da câmera Mediacoach oferece a mesma precisão de dados que os dispositivos GPS ou captura de movimento.

Uma partida de futebol pode ser decidida nos pequenos detalhes. Pensando nisso, o Mediacoach, plataforma de análise de vídeo da LaLiga, pode ser um grande aliado dos clubes espanhóis – da LaLiga Santander e da LaLiga SmartBank -, ao fornecer dados mais detalhados do jogo, como a posição do jogador, distância percorrida, velocidade ou movimentos da bola. Agora, os clubes estão recebendo um novo nível de conhecimento tático.

Dez anos depois de sua apresentação em território espanhol, feita em 2010, a ferramenta agora é utilizada por todos os 42 clubes da competição, com mais de 430 funcionários acessando a plataforma. A equipe por trás do Mediacoach está focada em adicionar novos recursos, que aperfeiçoarão a ferramenta e garantirão que muitos outros grupos – de treinadores de clubes a parceiros de mídia -, possam se beneficiar disso. Nesta temporada, o número de câmeras nos estádios, por exemplo, foi multiplicado para melhorar os dados de rastreamento em tempo real, ao mesmo tempo em que mais usuários puderam ter acesso através da nuvem.

Tecnologia avançada de câmera

Os dados fornecidos pelo Mediacoach são obtidos graças às câmeras de perímetro instaladas nos estádios da LaLiga Santander e da LaLiga SmartBank, que rastreiam os movimentos a uma velocidade de 25 vezes por segundo – durante uma partida, o centro da TRACAB da ChyronHego monitora o movimento de cada um dos 22 jogadores dentro de campo, além, é claro, da bola.

Graças a isso, os funcionários da equipe conseguem ver as informações em tempo real, sobre a distância percorrida por cada jogador, a velocidade com que se movem ou até mapas de calor ao longo do campo. 

Dados com suporte científico

Reforçando a confiabilidade desses dados, três novos estudos – dois dos quais publicados em revistas científicas internacionais -, confirmaram que a tecnologia com várias câmeras pode atingir o mesmo nível de precisão dos dispositivos GPS, que os próprios jogadores utilizam nas partidas, ou mesmo da tecnologia de captura de movimento.

O primeiro estudo, intitulado “Uma comparação entre um dispositivo GPS e a tecnologia de vídeo com várias câmeras, durante partidas oficiais de futebol: acordo entre sistemas”, foi publicado na revista PLOS ONE. Nele, foram comparados os dados obtidos pelos dispositivos GPS (WIMU Pro do RealTrack), que os jogadores do Barcelona B carregaram em seus corpos ao longo de uma temporada, com os das câmeras de rastreamento Mediacoach, não havendo nenhuma diferença significativa entre eles.

Já o segundo estudo, publicado na revista Sensors com o título “Validação de um sistema de análise de desempenho baseado em vídeo (Mediacoach®) para analisar demandas físicas durante as partidas da LaLiga”, utilizou uma metodologia semelhante – agora, com jogadores do Real Valladolid, que utilizam um conjunto diferente de dispositivos GPS (Apex da STATSports). Na comparação com os dados do Mediacoach, foram encontrados novamente os mesmos níveis de precisão.

Por fim, o terceiro estudo, que foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Técnica de Munique, comparou as câmeras de rastreamento usadas pelo Mediacoach com as de alta precisão do sistema de captura de movimento VICON – considerado um sistema de referência na comunidade científica para esse tipo de medição. Mais uma vez, os resultados confirmaram a confiabilidade e a validação científica dos dados que a Mediacoach está oferecendo aos 42 clubes do LaLiga Santander e LaLiga SmartBank.

Acesso para todos através da nuvem

Tendo gerado os dados de correspondência mais confiáveis ​​do setor, a equipe do Mediacoach também tomou medidas para garantir que mais grupos possam acessá-los. Isso tornou a plataforma acessível através da nuvem, removendo servidores físicos dos clubes.

Com esse novo recurso, todos os membros e colaboradores de um clube podem estudar partidas ao vivo ou recentes do próximo adversário, com informações fundamentadas. Tal método também permite que os times trabalhem com mais pessoas numa mesma partida, com cada um focando em uma área específica – ataque, defesa, jogadores, condições físicas. Em breve, uma função de bate-papo no Mediacoach permitirá que todas essas pessoas, das mais diferentes áreas, compartilhem suas ideias no aplicativo, acelerando o processo de tomada de decisão.

Além disso, a plataforma em nuvem tornará mais rápido e fácil o compartilhamento de informações com seus operadores parceiros e/ou patrocinadores em todo o mundo, permitindo que eles aprimorem seus programas e campanhas com dados novos e detalhados. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com