As principais tendências da Lenovo em 2020 deverão impactar tanto a tecnologia destinada ao consumidor final quanto a empresas e grandes corporações – temas como 5G, dispositivos dobráveis e uso de dados deverão estar no centro das discussões e moldarão o modo como as pessoas vivem, trabalham e se divertem.
O primeiro PC dobrável do mundo, o ThinkPad X1 Fold utiliza a excelência em engenharia e os insights dos clientes para repensar fundamentalmente o formato portátil, o X1 Fold é um dos produtos que fazem parte do compromisso mais amplo da Lenovo em desenvolver essa tecnologia.
O impacto dessa evolução será ainda maior do que o imaginado até agora, mudando desde a produtividade no uso de um notebook até a portabilidade de smartphones.
2020 – O ano do 5G
A Lenovo segue apostado na tecnologia 5G, que promete ser uma das maiores mudanças tecnológicas dos últimos anos – o Yoga 5G, 2-em-1 ultraportátil lançado pela Lenovo na CES 2020 confirma esse movimento. Projetado para alcançar velocidades até 100 vezes maiores que o 4G, o 5G deverá revolucionar indústrias inteiras e criar novos métodos de trabalho. Além disso, as empresas de tecnologia deverão criar novas capacidades para sustentar essa conectividade avançada.
Inteligência Artificial popularizada
As previsões do mercado mostram que a Inteligência Artificial (IA) não só chegou para ficar, mas revolucionará a experiência do consumidor nos mais diversos setores. O IDC, por exemplo, aponta que até 2024 60% dos hotéis de luxo contarão com uma IA interativa que funcionará como uma assistente para melhorar a experiência de seus hóspedes.
A respeito dos inesperados efeitos colaterais da tecnologia, Lanci aponta que as falhas levarão a melhorias fundamentais para a evolução da indústria como um todo.
Privacidade em foco
Com o aumento de objetos conectados, a privacidade está se tornando, cada vez mais o centro das discussões. Um estudo do Fórum Econômico Mundial mostrou que 57% dos consumidores estão desconfortáveis com a forma como as companhias usam suas informações. As marcas terão que se tornar mais transparentes sobre os dados de usuários que eles coletam e como usam essas informações, não apenas em mercados com regulamentações específicas, como o GDPR na Europa, mas em todo o mundo.
Inteligência artificial para negócios
Tecnologias em ascensão estão mudando a forma como as pessoas trabalham. Por exemplo, a inteligência artificial tem sido usada em conferências para uma experiência mais produtiva, como transcrições e traduções instantâneas. Novos meios de colaboração e conexão da força de trabalho serão parte dos negócios.
Ao mesmo tempo em que a conectividade melhora, a segurança organizacional continuará sendo uma prioridade.
Educação imersiva
Na educação, o emprego de realidade virtual e aumentada (VR e AR) para proporcionar uma experiência imersiva de aprendizado e ensino continuará crescendo. Um estudo do Gartner aponta que 60% das escolas de educação superior nos Estados Unidos usarão VR e AR nas salas de aula até 2021.
Diversão na nuvem
Melhores condições de conectividade incentivarão gamers em todo o mundo a buscar por jogos em qualquer lugar, e jogos hospedados na nuvem deverão ter um aumento de demanda.