Os mega aplicativos que estão em alta na Ásia oferecem diversos serviços no mesmo lugar, seja para pegar um táxi até passear com o cachorro. Essas plataformas visam trazer diversos negócios em um só lugar.
A Facily, primeiro app de social commerce da América Latina, baseada nestes modelos, implementou um sistema no qual as pessoas podem comprar diversos itens, servindo como uma ponte tecnológica entre os produtores com os consumidores, além de possibilitar que os compradores consigam descontos maiores do que os praticados no comércio.
De acordo com o cofundador e CEO da Facily, Diego Dzodan, os super apps da China dinamizam a vida das pessoas. A plataforma funciona como um e-commerce, onde os consumidores têm acesso às ofertas e podem convidar os contatos nas redes sociais e apps de mensagem, como Facebook, Instagram e WhatsApp, para formar um grupo de pelo menos duas pessoas interessadas no mesmo item e assim se beneficiarem de descontos expressivos, que podem chegar a 70%.
Esse é o modelo social, um formato que utiliza as redes sociais e permite a interação entre usuários que podem se ajudar na compra e venda de serviços ou produtos online. Segundo dados do relatório Global Digital Statshot de 2019, realizado pela Hootsuite e We Are Social, mais de 3,5 bilhões de pessoas no mundo possuem ao menos um conta em rede social no mundo. E, de acordo com um estudo realizado pela GlobalWebIndex, o brasileiro é o segundo povo no ranking global que mais passa tempo nas redes, chegando a ficar 225 minutos por dia, o equivalente a quase quatro horas.
Para o cofundador e CMO, Luciano Freitas, as redes sociais são o impulso da plataforma, mostrando que, quando é oferecida uma forma de compartilhamento, as pessoas possuem uma inclinação maior para a interação.
Hoje, as redes sociais potencializam os negócios e, principalmente a Facily, que possui clientes que criam grupos para compartilhar ofertas e garantir descontos ainda maiores, seja para a compra da semana ou trocar a capinha do celular. Com a nova funcionalidade, o “Tamo Junto”, quanto mais contatos entrarem na oferta, menor o preço fica, podendo chegar a R$ 0. Itens como barril de cerveja e cafeteira Dolce Gusto estão entre os mais buscados do app.