Uso excessivo de gadgets e problema de visão

No mundo moderno, boa parte das pessoas passam horas em frente a tela, seja do computador, smartphones ou tablets, e o uso execessivo desses gadgets pode trazer consequências para a visão, afetando diretamente o funcionamento do metabolismo e do sistema visual principalmente das crianças e dos adolescentes.

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) apontou que cerca de 69% dos jovens entre 9 e 17 anos utilizam, mais de uma vez por dia, algum tipo de aparelho eletrônico para se conectar a internet e a intensa exposição à luz azul das telas tem sido correlacionada ao aumento significativo dos casos de miopia, deficiência que dificulta a visualização de objetos que estão longe, causada pelo aumento anormal do olho.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2050, 50% da população mundial será afetada por miopia e as crianças serão as vítimas mais vulneráveis.

Quando estão conectadas a internet, as pessoas tendem a permanecer durante longos períodos de tempo fazendo com que o sistema visual se esforce para capturar um grande volume de informação, o que pode acabar gerando ressecamento, ardência e vermelhidão nos olhos, dificuldades em focar as imagens, em alguns casos náuseas, tonteiras e dores de cabeça constantes.

A partir dos 70 anos é mais comum o envelhecimento de células da retina, porém com o uso execessivo dos eletrônicos esse envelhecimento pode ocorrer precocemente causando a degeneração macular.

O excesso de luz artificial emitida pelos aparelhos pode causar uma confusão no funcionamento do relógio biológico, alterando o ritmo diário e sono.

Vários sintomas podem indicar, por exemplo, a necessidade de usar óculos, se tiver dor de cabeça constante, alta sensibilidade à luz, dificuldade para enxergar à noite ou em ler por muito tempo, visão dupla ou embaçada, sensação de pressão nos olhos, halos de luz, necessidade de ficar perto para enxergar melhor os objetos, tend~encia a ficar de olhos semicerrados, o ideal é procurar um oftalmologista e buscar um diagnóstico, são grandes as chances da correção ser simples.

Na região metropolitana de São Paulo, tem óticas em São Bernardo com laboratório próprio que possibilitam obter os óculos em até 30 minutos, facilitando a vida de quem necessita fazer algum tipo de correção na visão.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com