A Ford fez a primeira demonstração de direção remota usando uma rede 5G na China durante a Smart China Expo (SCE), feira internacional de tecnologia em Chongqing.
O teste, realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva da China (CAERI), Datang e China Telecom, foi transmitido ao vivo durante o evento. O objetivo foi analisar o desempenho da tecnologia que terá um papel central para o futuro avanço da conectividade e da automatização, segurança e mobilidade no trânsito.
O modelo usado na demonstração de direção remota foi um Lincoln MKZ Hybrid, com plataforma de direção autônoma adaptada para recepção de sinais 5G. As equipes de pesquisa e desenvolvimento e de veículos autônomos da Ford na China realizaram um trabalho intenso para concluir a sua integração e calibração em um curto espaço de tempo.
O veículo localizado em Xiantao Big Data Village foi controlado por meio dos sinais transmitidos da sala de operações da Smart Expo, a 3 km de distância, via comunicação 5G. O motorista usou os sinais de vídeo e áudio enviados pelo veículo para tomar decisões e comandar remotamente as suas funções de direção, aceleração e frenagem. Por segurança, um motorista viajou na cabine para assumir a direção em caso de necessidade.
Durante a feira, a marca também apresentou outras tecnologias inteligentes avançadas que equipam os novos modelos da Changan Ford na China. Uma delas é o SYNC+, sistema multimídia com tecnologia de inteligência artificial da Baidu desenvolvido especialmente para os consumidores chineses. Além de navegação e assistente de voz inteligente, seus recursos incluem várias opções de entretenimento e conectividade do carro com casas inteligentes.