HarmonyOS – novo sistema operacional da Huawei

Huawei lançou o HarmonyOS, um novo sistema operacional distribuído baseado em microkernel, concebido para proporcionar uma experiência de usuário coesa em todos os dispositivos e cenários.

Tradicionalmente, novos sistemas operacionais são lançados junto com novos tipos de dispositivos. Há 10 anos, a Huawei imaginou um futuro em que a inteligência se integrasse perfeitamente a todos os aspectos de nossas vidas, e começou a explorar como ela poderia proporcionar essa experiência, de forma que ela transcendesse os limites do espaço físico e abrangesse diferentes hardwares e plataformas.

O HarmonyOS é um sistema operacional compacto e leve, com uma funcionalidade poderosa, e será usado primeiramente em dispositivos inteligentes, como relógios inteligentes, telas inteligentes, sistemas integrados nos veículos e alto-falantes inteligentes. Com essa implementação, a Huawei pretende estabelecer um ecossistema integrado e compartilhado entre dispositivos, criar um ambiente de tempo de execução seguro e confiável, e oferecer uma experiência inteligente em todas as interações com todos os dispositivos.

HarmonyOS – quatro recursos técnicos distintos

Uma experiência inteligente em todos os cenários estabelece um alto padrão de conectividade, de modo que o HarmonyOS foi projetado com quatro recursos técnicos distintos para cumprir sua promessa aos consumidores.

1. Integração

Ao adotar uma arquitetura distribuída, o HarmonyOS oferece uma plataforma de comunicação compartilhada, gerenciamento de dados, agendamento de tarefas e periféricos virtuais. Com o HarmonyOS, os desenvolvedores de aplicativos não terão que lidar com a tecnologia subjacente, permitindo que eles se concentrem em sua própria lógica de serviço individual. O desenvolvimento de aplicativos será mais fácil do que nunca. Os aplicativos criados no HarmonyOS podem ser executados em diferentes dispositivos, ao mesmo tempo em que proporcionam uma experiência colaborativa uniforme em todos os cenários.

2. Estabilidade

O HarmonyOS abordará os desafios de baixo desempenho com um Mecanismo de Latência Determinística e Comunicação Entre Processos (IPC, sigla em inglês) de alto desempenho. O Mecanismo de Latência Determinística define prioridades de execução de tarefas e limites de tempo para agendamento antecipado. Os recursos irão escolher tarefas com prioridades mais altas, reduzindo a latência de resposta dos aplicativos em 25,7%. O microkernel pode deixar o desempenho do IPC até cinco vezes mais eficiente que os sistemas existentes.

3. Segurança

O HarmonyOS usa uma nova concepção de microkernel que apresenta segurança aprimorada e baixa latência. Este microkernel foi projetado para simplificar as funções do kernel, implementar o máximo possível de serviços de sistema no modo de usuário fora do kernel e adicionar proteção de segurança mútua. O próprio microkernel fornece apenas os serviços mais básicos, como agendamento de threads e IPC.

A concepção do microkernel do Harmony OS utiliza métodos de verificação formais para remodelar a segurança e a confiabilidade a partir do zero em um Ambiente de Execução Confiável (TEE, sigla em inglês). Os métodos formais de verificação são uma abordagem matemática eficaz para validar a exatidão do sistema a partir da fonte, enquanto os métodos tradicionais de verificação, como verificação funcional e simulação de ataque, são restritos a cenários limitados. Métodos formais, por outro lado, podem usar modelos de dados para verificar todos os caminhos de execução de software.

O HarmonyOS é o primeiro sistema operacional a usar a verificação formal no TEE do dispositivo, melhorando significativamente a segurança. Além disso, como o microkernel do HarmonyOS tem muito menos código (aproximadamente um milésimo da quantidade do kernel do Linux), a probabilidade de ataque é bastante reduzida.

4. Unificação

Com o suporte de um IDE para vários dispositivos, uma compilação unificada em vários idiomas e um kit de arquitetura distribuída, o HarmonyOS pode se adaptar automaticamente a diferentes controles e interações de layout de tela, e suportar tanto o controle de drag-and-drop (arrastar e soltar) quanto a programação visual orientada para visualização. Isso permite que os desenvolvedores criem aplicativos com mais eficiência, que rodam em vários dispositivos. Com um IDE para vários dispositivos, os desenvolvedores podem codificar seus aplicativos uma única vez e implantá-los em vários dispositivos, criando um ecossistema totalmente integrado em todos os dispositivos de usuários.

O HUAWEI ARK Compiler é o primeiro compilador estático que pode ter um desempenho no mesmo nível da máquina virtual do Android, permitindo aos desenvolvedores compilar uma ampla gama de linguagens avançadas em um código de máquina em um único ambiente unificado. Ao sustentar a compilação unificada em vários idiomas, o HUAWEI ARK Compiler ajudará os desenvolvedores a melhorar muito sua produtividade.

Plano de desenvolvedor e desenvolvimento de ecossistema

Na Huawei Developer Conference, a Huawei também anunciou o roteiro de evolução do HarmonyOS e seu kernel. O HarmonyOS 1.0 será adotado pela primeira vez em seus produtos de tela inteligente, que devem ser lançados ainda este ano. Nos próximos três anos, o HarmonyOS será otimizado e gradualmente adotado em uma ampla gama de dispositivos inteligentes, incluindo wearables (vestíveis), o HUAWEI Vision e sistemas de áudio para o seu carro.

O sucesso do HarmonyOS dependerá de um ecossistema dinâmico de aplicativos e desenvolvedores.

Para incentivar uma adoção mais ampla, a Huawei lançará o HarmonyOS como uma plataforma de código aberto em todo o mundo. A Huawei também estabelecerá uma base de código aberto e uma comunidade de código aberto para apoiar uma colaboração mais profunda com os desenvolvedores.

A China conta com um forte ecossistema de aplicativos e uma enorme base de usuários. No futuro, a Huawei estabelecerá a base para o HarmonyOS no mercado chinês e, em seguida, o expandirá ainda mais para o ecossistema global. Com foco no fornecimento de valor novo e exclusivo, a Huawei abrirá e compartilhará seus principais recursos em áreas como conectividade, câmeras e inteligência artificial. Ela trabalhará em estreita colaboração com os parceiros de ecossistema para fornecer aplicativos e serviços que proporcionem aos consumidores a melhor experiência possível e revitalizem o setor.

O HarmonyOS trará novos benefícios incríveis para consumidores, fornecedores de equipamentos e desenvolvedores. Para os consumidores, ele trará uma experiência inteligente coesa e poderosa em todos os aspectos de suas vidas. Para os fornecedores de equipamentos, ele os ajudará a obter uma vantagem inédita na era da experiência inteligente holística, na qual o 5G, a IA e a IoT (a Internet das Coisas) terão um crescimento explosivo. Ao mesmo tempo, o HarmonyOS permitirá que os desenvolvedores conquistem mais usuários com menos investimento e inovem rapidamente os serviços em todos os cenários.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com