A Ford iniciou dia 24/09 a “Primeira Semana de Inovação da América do Sul”, com eventos simultâneos em todas as suas unidades na região para debater as tendências nas áreas de engenharia, tecnologia, manufatura 4.0 e mobilidade. O objetivo é incentivar a busca de soluções inovadoras para a competitividade da indústria, com foco principalmente na experiência do usuário.
Ao todo, a Semana de Inovação da Ford terá cerca de 80 ações, entre palestras, mesas-redondas e workshops com a participação dos empregados nas fábricas de Camaçari, BA; São Bernardo do Campo e Taubaté, SP; Horizonte, CE; e Pacheco, Argentina, além do Campo de Provas de Tatuí, SP.
Além de cases internos, a programação inclui temas como novos materiais de engenharia, fontes alternativas de energia, big data, conectividade, inteligência artificial e assuntos voltados à formação do profissional do futuro, com a participação de executivos e representantes de 24 empresas parceiras.
Entre os palestrantes:
- Ligia Fascione – mestre em Engenharia Elétrica na área de automação e controle industrial, vai falar sobre “Revolução 4.0: Pessoas e Tecnologia”
- Gustavo Ziller – um dos maiores nomes da inovação disruptiva no Brasil, abordará o tema “Do extraordinário ao comum”
- Gil Giardelli – estudioso de inovação e economia digital, terá como foco o “Futuro inteligente além da inovação”
- Cláudio Azevedo – especialista em expansão de negócios, inovação prática e gestão de operação de projetos, dará uma visão sobre “Mudança de mindset + tecnologias práticas”.
As palestras serão realizadas presencialmente em Camaçari e São Bernardo do Campo, com transmissão simultânea para as unidades de Tatuí, Taubaté, Horizonte e Pacheco. Haverá também workshops de “Design Thinking” com Ligia Fascione no Campo de Provas de Tatuí e com Cláudio Azevedo em Taubaté.