* Por José Alves Braga Neto
A internet é a força motriz que conecta atualmente 120 milhões de usuários apenas no Brasil, segundo números do relatório de economia digital divulgado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês).
E para os negócios, a web é uma grande aliada que conecta profissionais e clientes. Seja no site da página da empresa, ou nas redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e inclusive LinkedIn, são inúmeras alternativas de contatos na hora de fechar contratos e atender da melhor maneira possível.
O consumidor 3.0 é uma realidade. Na Era da Informação ele tem tudo à mão por meio dos seus dispositivos móveis. Para os negócios a internet está aí para quem sabe aproveitar as oportunidades que se vislumbram. Um exemplo são os profissionais de TI, que cada vez mais utilizam a rede mundial de computadores para estar mais perto dos clientes. Se há um tempo atrás um telefonema fazia todo o sentido, atualmente uma mensagem no WhatsApp resolve todos os problemas.
Antenado, o profissional de TI consegue mais trabalho ao tempo de clique. É possível fazer manutenções remotamente, sem precisar sair de casa, trazendo comodidade ao cliente que ganha tempo. Hoje a dúvida de um consumidor pode ser sanada apenas nas mídias sociais, não pode haver demora. O tempo demanda velocidade. As aplicações em nuvem e a Internet das Coisas estão aí e não me deixam mentir.
O especialista em tecnologia que souber aproveitar a internet a seu favor para estabelecer laços com os clientes e fidelizá-los estará preparado para enfrentar qualquer desafio no mercado. E fique de olho: a procura por trabalhadores especializados em Tecnologia da Informação e Telecomunicações na América Latina irá superar a oferta de empregos até 2019. Esse dado faz parte do estudo The Network Skills in Latin America, encomendado pela Cisco à IDC.
Portanto, como se vê, a tecnologia caminha a passos rápidos e cabe ao profissional de TI estar atento e usar das melhores estratégias para conquistar cada vez mais público. Com a internet como ‘colaboradora’, não tem como dar errado.