Os dois principais modelos da Vespa são Primavera (125 cc e 150 cc) e Sprint (150 cc) com tecnologia de ponta e destaque para os motores i-Get monocilíndricos de quatro ciclos, injeção eletrônica e quatro válvulas. Desenvolvidos para entregar alto desempenho, máxima eficiência e o mais baixo nível de ruído, equipam tanto a Vespa Primavera quanto a Sprint. Ambas também contam com freio ABS de série.
O pacote de equipamentos inclui uma entrada USB, localizada dentro do compartimento da placa traseira na proteção de perna.
Nas Vespas Primavera e Sprint, a tecnologia i-Get oferece versões refrigeradas a líquido ou ar com três ou quatro válvulas, sistema de injeção eficiente, Unidade de Controle do Motor com um sensor barométrico que garante máxima combustão em qualquer lugar ou altitude. O i-Get de 125 cc tem torque de 1,06 kgf.m a 6.000 rpm e potência de 10,7 cv a 7.700 rpm. A versão de 150 cc alcança 12,9 cv de potência máxima a 7.750 rpm e torque de 1,3 kgf.m a 6.500 rpm.
Câmbio automático, embreagem centrífuga seca, motor em conformidade com as diretrizes da Euro4 Multi-Directive. O consumo de combustível reduzido a valores mínimos: na configuração de 125 cc, a Primavera consegue alcançar 45,5km/l. Com 150 cc, em ambos os modelos, a proporção atinge 41km/l. Tanque de combustível de 8 litros, a 125 cc têm autonomia de 364km e as 150 cc conseguem rodar 328km. As medidas foram aferidas no Ciclo Mundial de Teste de Motocicletas.
O i-Get possui virabrequim com aumento de 24% de inércia, para reduzir vibrações na condução, nova cobertura da caixa de câmbio, que reduz ainda mais o barulho e aumenta a rigidez, e escapamento mais eficiente, que torna o motor silencioso e, ao mesmo tempo, garante um ronco mais agradável.
As Vespas Primavera e Sprint contam com freio ABS de série, acionado de maneira precisa para impedir acidentes, tornando o trajeto mais seguro. Roda frontal tem um sistema de detecção que lê instantaneamente a velocidade e a desaceleração do veículo. O sensor comunica-se com a unidade de controle eletro-hidráulica que, por sua vez, ativa o sistema ABS caso ocorra uma frenagem abrupta impedindo o bloqueio e a perda de controle da scooter, mesmo em superfícies de baixa aderência, como asfalto molhado ou sujo.
Ambos os modelos possuem carroceria com estrutura extremamente firme. Outros aspectos que contribuem com a segurança são aros de liga de alumínio e as rodas com 12 polegadas, estas exclusivas da Sprint.
A Primavera oferece uma grande variedade de acessórios para personalizar o veículo e aumentar ainda mais o conforto da pilotagem. Baú da mesma cor que a carroceria com o logo cromado da Vespa e pode guardar um capacete com visor. O item também está disponível com descanso para as costas. Seu suporte cromado pode ser usado, ainda, como bagageiro.
Para-brisa de alta qualidade, feito de metacrilato e resistente a choque, personalizado com o logo da Vespa. Barras de suporte com acabamento limpo, também pode ser equipada com uma carenagem superior, disponível em material transparente ou tingido, que completa o desenho do veículo de maneira elegante.
A linha inclui uma mala interna no baú e suporte lateral de aço pintado em preto. Os sistemas antifurto eletrônico e mecânico (na barra de suporte) estão disponíveis para a Primavera, que possui acessório de proteção contra chuvas para a perna.
Há também a capa do assento, guardada em compartimento no interior do banco. A mala do baú, em couro natural ou preto, é feita à mão, com capacidade para armazenar um capacete jet com visor. Selins “made in italy” de couro legítimo, com a inscrição “Elegance”, estão disponíveis.
Para a Vespa Sprint, as rodas de 12 polegadas podem ser substituídas pelas rodas de liga de alumínio com acabamento preto, que dão um ar de mais esportividade. Além dos bagageiros e protetores de perímetro cromados, existem outras versões com revestimento preto.
Vespa Primavera
Vespa Primavera | 125 cc | 150 cc |
Motor | Monocilíndrico, 4T, com injeção eletrônica | |
Diâmetro x Curso | 52 x 58.6 mm | 58 x 58.6 mm |
Cilindrada | 124.5 cc | 154.8 cc |
Potência | 10,7 cv a 7.700 rpm | 12,9 cv a 7.750 rpm |
Torque | 1,06 kgf.m a 6.000 rpm | 1,30 kgf.m a 6.500 rpm |
Distribuição | SOHC (comando de válvulas simples no cabeçote) 3 válvulas por cilindro |
|
Alimentação | Injeção Eletrônica PFI (Port Fuel Injection) | |
Lubrificação | Cárter úmido | |
Partida | Elétrica | |
Embreagem | Embreagem automática centrífuga seca com amortecedores de vibração | |
Câmbio | Twist-and-go CVT com conversor de torque | |
Quadro | Tubular de aço | |
Suspenção dianteira | Garfo articulado de único lado, com mola em espiral e monoamortecedor de dupla ação – 78 mm de curso | |
Suspenção traseira | Ajuste de 4 posições na pré-carga da mola e dois amortecedores de dupla ação – 70 mm de curso | |
Roda dianteira | Liga de alumínio – 2,50×11” | |
Roda traseira | Liga de alumínio – 2,75×11” | |
Pneu dianteiro | 110/70-11” – sem câmara de ar | |
Pneu traseiro | 120/70-11” – sem câmara de ar | |
Freio dianteiro | Disco de 200 mm ø de aço inoxidável operado hidraulicamente. Sistema ABS anti-bloqueio | |
Freio Traseiro | 140 mm ø | |
Comprimento/Largura | 1.860/735 mm | |
Altura do assento | 780 mm | |
Entre-eixos | 1.340 mm | |
Tanque | 8 litros (incluindo reserva de 2 litros) | |
Emissão | Euro4 |
Vespa Sprint
Vespa Sprint | 125 cc | 150 cc |
Motor | Monocilíndrico, 4T, com injeção eletrônica | |
Diâmetro x Curso | 52 x 58.6 mm | 58 x 58.6 mm |
Cilindrada | 124.5 cc | 154.8 cc |
Potência | 10,7 cv a 7.700 rpm | 12,9 cv a 7.750 rpm |
Torque | 1,06 kgf.m a 6.000 rpm | 1.30 kgf.m a 6.500 rpm |
Distribuição | SOHC (comando de válvulas simples no cabeçote) 3 válvulas por cilindro |
|
Alimentação | Injeção Eletrônica PFI (Port Fuel Injection) | |
Lubrificação | Cárter úmido | |
Partida | Elétrica | |
Embreagem | Embreagem automática centrífuga seca com amortecedores de vibração | |
Câmbio | Twist-and-go CVT com conversor de torque | |
Quadro | Tubular de aço | |
Suspenção dianteira | Garfo articulado de único lado, com mola em espiral e monoamortecedor de dupla ação – 78 mm de curso | |
Suspenção traseira | Ajuste de 4 posições na pré-carga da mola e dois amortecedores de dupla ação – 70 mm de curso | |
Roda dianteira | Liga de alumínio – 3,00×12” | |
Roda traseira | Liga de alumínio – 3,00×12” | |
Pneu dianteiro | 110/70-12” – sem câmara de ar | |
Pneu traseiro | 120/70-12” – sem câmara de ar | |
Freio dianteiro | Disco de 200 mm ø de aço inoxidável operado hidraulicamente. Sistema ABS anti-bloqueio | |
Freio Traseiro | 140 mm ø | |
Comprimento/Largura | 1.860/735 mm | |
Altura do assento | 790 mm | |
Entre-eixos | 1.340 mm | |
Tanque | 8 litros (incluindo reserva de 2 litros) | |
Emissão | Euro4 |