A Vespa GTS 300 é o maior e mais potente modelo da família Vespa, comercializada em uma versão com motor monocilíndrico de quatro válvulas, quatro ciclos e 300 cilindradas. Integra o sistema ASR de controle de tração e freios ABS de dois canais, além de incorporar o Vespa Multimidia Platform (VMP), sistema multimídia de conexão com o smartphone.
Design com linhas modernas e esportivas linhas arredondadas da carroceria (grande), feita estritamente em aço. Na parte frontal, a carroceria ganha novo elemento estético em formato de gravata com detalhe cromado, também presente no topo do paralama. Todas as luzes de seta possuem revestimentos transparentes. Linha cromada percorre a base e o escudo frontal. Roda traseira incorpora desenho diferenciado do conjunto de escape. A dianteira ganha o tradicional vermelho em sua mola de suspensão
Na traseira a GTS 300 conta com conjunto de luzes reforçado por uma moldura cromada que se estende até o bagageiro suspenso. O design traz o logotipo da marca na cobertura do túnel central do apoio para os pés. Os tradicionais farol arredondado e descanso para os pés do passageiro permanecem nessa versão.
O novo banco oferece conforto superior graças ao tecido e ao estofamento diferenciados e o compartimento foi completamente redesenhado agora capaz de acomodar dois capacetes jet-demi. O modelo possui bagageiro traseiro suspenso, que pode acomodar um baú (item de acessório), e gaveta na parte frontal às pernas, ideal para manter à mão itens menores, como óculos, documentos e celular. Ao lado da gaveta há um gancho para pendurar, por exemplo, uma bolsa ou mochila.
Equipada com painel de instrumentos digital em formato trapezoidal, com luz de fundo azul, constam velocímetro clássico, rodeado com seis luzes de advertência, e computador de bordo digital, com informações do nível de combustível, relógio e dois odômetros.
Para complementar as informações a bordo, Vespa Multimedia Platform (VMP), um aplicativo para smartphones que se conecta com o sistema eletrônico do GTS, fornecendo dados em tempo real, capaz de fornecer dados sobre distância percorrida, velocidade média, consumo médio de combustível, tacômetro, torque instantâneo e tensão da bateria. Função de análise geral com verificação da condição do veículo. Os sensores detectam o estado dos pneus, monitorando seu desgaste e calibragem. Se o nível de combustível estiver baixo, indica postos próximos por meio do sistema de navegação. O aparelho pode ser conectado na entrada USB, situada no interior da gaveta.Para os “esquecidos”, o VMP memoriza o último local onde a Vespa foi estacionada, função importante caso o piloto não se lembre. O aplicativo mostra exatamente sua localização.
Sistemas eletrônicos de segurança como freios ABS e controle de tração em scooters. Cada roda apresenta um sistema que mede instantaneamente a velocidade e desaceleração das rodas. Os sensores se comunicam com uma unidade de controle hidráulico de dois canais, que ativam o sistema ABS, no caso de uma das duas rodas desacelerar fortemente, assegurando a estabilidade mesmo em superfícies com menor atrito.
O sistema de controle de tração (ASR), em conjunto dos sensores de ABS, comparam a rotação das rodas. Ao detectar velocidade excessiva da roda traseira em relação à dianteira, o ASR intervém para impedir a derrapagem e evitar a perda de controle.
A versão GTS adota suspensão dianteira ESS com o tradicional braço único, amortecedor fixado ao suporte de alumínio, que se conecta à roda através de um pino articulado. As luzes de LED servem para usar durante o dia, incorporadas ao mesmo conjunto dos indicadores de seta.
A Vespa GTS 300 possui motor monocilíndrico de quatro válvulas, quatro ciclos e 300 cilindradas, com refrigeração líquida e injeção eletrônica. Ele é capaz de fornecer uma potência máxima de 22 HP a 7.500 rpm, com torque máximo de 22,3 NM a apenas 5.000 rpm. Valores que garantem elevada aceleração, tornando o modelo ideal para ter agilidade nas cidades e conforto nas estradas, tanto sozinho quanto com um passageiro.
Disponível nas cores preto Vulcano, azul Midnight, cinza Dolomiti – todos com assento em tecido cor bege.
Vespa GTS 300 | |
Motor | Monocilíndrico, 4T, com injeção eletrônica |
Cilindrada | 278 cc |
Diâmetro x Curso | 75 mm x 63 mm |
Potência | 15.8 kW (22 HP) a 7.500 rpm |
Torque | 22.3 Nm a 5.000 rpm |
Partida | Elétrica |
Sistema de arrefecimento | Líquido |
Lubrificação | Cárter úmido |
Transmissão | CVT com conversor de torque |
Embreagem | Embreagem automática centrífuga seca |
Suspenção dianteira | Garfo articulado de único lado com ESS (Enhanced Sliding Suspension), com mola helicoidal e amortecedor hidráulico |
Suspenção traseira | Ajuste de 4 posições na pré-carga da mola e dois amortecedores de dupla ação |
Freio dianteiro | Disco de 200 mm de aço inoxidável operado hidraulicamente. Sistema ABS anti-bloqueio |
Freio Traseiro | Disco de 200 mm de aço inoxidável operado hidraulicamente com freio ABS 2 canais para o sistema ABS/ASR |
Pneu dianteiro | 120/70 – 12″ – sem câmara de ar |
Pneu traseiro | 130/70 – 12″ – sem câmara de ar |
Comprimento/Largura | 1930/755 mm |
Entre-eixos | 1370 mm |
Altura do assento | 790 mm |
Tanque | 9.5 litros |
Emissão | Euro 3 |