Os benefícios de investir no ensino de programação e robótica desde cedo

*Por Alexandre Luercio

Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, não surpreende que as crianças adquiram precocemente desenvoltura para manusear aparelhos eletrônicos (seja smartphone, tablet ou notebook). Por isso, de olho nos futuros cidadãos, cresce o número de escolas que investem no ensino de competências digitais e, por meio de conceitos de programação, mostram como a tecnologia pode ser utilizada de forma saudável e criativa.

Ao expor às crianças, desde cedo, a linguagem de programação e conhecimentos de robótica, elas descobrem que ao invés de passar o tempo apenas navegando ou jogando, é possível criar o próprio game e ir além, como projetar aplicativos e dispositivos eletrônicos. Isso faz com que muitas habilidades sejam naturalmente desenvolvidas, sendo de extrema importância no decorrer da vida acadêmica e pessoal, dentre elas podemos citar:

1 – Raciocínio Lógico: o aluno desenvolve o lado esquerdo do cérebro que é responsável pelo raciocínio lógico, analítico e crítico. Isso acontece porque a criança é ensinada a pensar de forma estruturada, uma vez que é ela quem designa ações ao computador, por meio de códigos específicos.

2 – Criatividade: por meio da criação de games, a criatividade dos alunos é trabalhada para analisar, planejar, criar e executar um projeto, valorizando todas as suas etapas.

3 – Desenvolvimento da escrita: ao iniciar o projeto de um game é preciso, primeiramente, pensar e planejar as diferentes funções e variações que serão necessárias, assim como as que trabalharão em harmonia para que o projeto de fato funcione. O mesmo processo ocorre ao escrever uma redação, afinal as ideias devem ser organizadas e transmitidas em parágrafos de forma fluida e alinhada, como se fossem ações e códigos.

4 – Resolução de problemas: no universo da tecnologia é preciso seguir alguns padrões lógicos para se comunicar com eficiência e, caso uma sequência de códigos não seja desenvolvida corretamente, o projeto não responderá de acordo. Esse tipo de situação expõe o aluno a necessidade de buscar uma resposta efetiva para que possa concluir o desafio proposto.

5 – Organização de modo geral: todas as habilidades estão correlacionadas e a organização não seria diferente, assim como o processo de pensar e planejar as ações para desenvolver um game ou uma redação. A organização é fundamental para atividades cotidianas, como planejamento de tarefas e atividades, estruturação de pensamentos e até mesmo para a maneira de estudar.

6 – Trabalho em equipe: por ser um exercício de persistência, os alunos, mesmo desenvolvendo individualmente seus projetos, são estimulados a compartilhar com os demais colegas seus erros e acertos e dessa forma trabalham juntos.

7 – Incentiva o aprendizado de matemática, física e língua inglesa: com apoio pedagógico para elaborar todo o material didático, assim como a plataforma de estudo, os cursos de programação auxiliam na melhora de desempenho em diversas disciplinas escolares, principalmente matérias com base em raciocínio lógico, como: matemática, física e inglês. Isso acontece pelo fato dos alunos se familiarizarem com números ou novas palavras e aprendem a raciocinar com mais precisão, absorvendo a teoria e conseguindo aplicar na prática.

8 – Desenvolve cidadãos digitais: mais que serem apresentados aos conhecimentos básicos de uma linguagem que será utilizada em diversas profissões que vão além do mundo da tecnologia, os alunos aprendem que a internet não é uma rede totalmente segura e enxergam na prática como podem ser expostos as mais variadas ameaças e como se proteger delas.

A programação refere-se ao uso de uma linguagem de computação específica para desencadear as instruções de um dispositivo a ser executado. O processo e os conceitos da lógica quando implementada por meio de código, trazem serviços digitais para a vida. Isso mostra aos alunos que a tecnologia pode ser utilizada para criar produtos que possam ajudar o próximo e ainda compartilhar o conhecimento adquirido com outras pessoas, além de capacitá-los para a futura escolha profissional.
Por fim, vale destacar que ensinar as primeiras linhas de código não significa que as crianças precisam saber como escrever ou ler as principais linguagens como Python, JAVA e Ruby. A proposta é que compreendam a estrutura, lógica e interconexão das tecnologias que as permitem jogar ou assistir vídeos e aumentar o interesse pela tecnologia.

*Alexandre Luercio, diretor de marketing da Happy Code, escola de competências digitais para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com