FORD : tecnologia para ajudar a evitar cegueira noturna ao volante

Uma pesquisa encomendada pela Ford, feita com milhares de pessoas em todo o continente europeu, 81% dos entrevistados admitiram ter medo de dirigir à noite. Entre as mulheres, o número sobe para 87%. Para mais da metade, a má visão noturna é uma fonte de estresse e mais de um terço temem se envolver em acidentes. No Brasil, dados coletados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária mostram que, só em 2012, mais de 8.800 pedestres morreram devido a acidentes de trânsito. Na pesquisa realizada pelaempresa, A cegueira noturna ao volante e o receio de atropelar alguém foram as preocupações mais citadas.

A Ford Europa desenvolveu uma tecnologia que permite ao veículo detectar pedestres mesmo em condições de pouca luz e evitar atropelamentos, acionando automaticamente os freios se necessário. O sistema funciona com o auxílio de uma câmera sofisticada e deve equipar os primeiros carros da marca ainda este ano, inicialmente no mercado europeu.

A engenharia da Ford busca várias soluções para melhorar a segurança de direção noturna e a nova tecnologia que visa a evitar atropelamentos funciona com amplo ângulo de visão e capacidade de processamento de imagens ultrarrápido, mesmo em situações de baixa iluminação. Uma câmera opera em conjunto com um banco de dados de “formas de pedestres” para distinguir pessoas de objetos como árvores e sinais de trânsito.

Ao identificar o risco de atropelamento de um pedestre, o sistema primeiro dispara avisos sonoros e visuais para o motorista e, se ele não tomar nenhuma ação, aciona os freios automaticamente. Durante o seu desenvolvimento, a equipe de engenheiros da Ford trabalhou à noite levando “dummies” de tamanho natural para testes em pistas fechadas e em ruas de cidades movimentadas, como Paris e Amsterdã.

A nova tecnologia é um aprimoramento do sistema autônomo de frenagem com detector de pedestres já oferecido pela Ford em modelos como o Fusion, com o apoio de sensores de radar e câmera.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com