Transformação digital : 70% dos executivos já começaram

Uma das conclusões tiradas de um estudo global intitulado “O Estado atual e futuro da Transformação Digital da Supply Chain” (The Current and Future State of Digital Supply Chain Transformation), conduzido pela Capgemini Consulting e a GT Nexus é que nos dias de hoje, os executivos reconhecem uma grande lacuna entre o momento atual da transformação digital em suas cadeias globais de suprimento e o que esperam em apenas cinco anos.

Este levantamento é o primeiro que explora a condição atual e futura da transformação digital, englobando principalmente as companhias e seus parceiros de toda a cadeia, anteriormente a maioria das pesquisas realizadas, sobre o tema examinaram a transformação digital dentro das organizações ou entre elas e seus clientes.

O estudo analisou 337 executivos de algumas das maiores empresas globais de manufatura e varejo em toda a Europa e América do Norte. As principais conclusões do estudo incluem:

A transformação digital da supply chain é importante

  • 75% dos entrevistados consideram a transformação digital da supply chain “importante”
  • 50% afirmaram que a transformação digital é “muito importante”
  • 70% já começaram formalmente a transformação digital da supply chain

Até agora, os progressos têm sido lentos

  • Mais de 30% dos entrevistados disseram estar “insatisfeitos” com o progresso até agora
  • Apenas 5% estão “muito satisfeitos”

Já existem recursos essenciais de tecnologia, porém, ainda não são amplamente utilizados

Algumas plataformas e ferramentas foram identificadas pelos executivos como facilitadores para a transformação digital, no entanto, muitos ainda contam com suporte de tecnologias antiquadas:

  • Plataformas/ferramentas de visibilidade de cadeia (94%), Análise de Big Data (90%), Ferramentas de simulação (81%) e Cloud (80%) são vistos como os recursos tecnológicos que mais facilitam a transformação digital da cadeia.
  • Mas, 48% dos entrevistados admitem que “métodos tradicionais” como telefone, fax e e-mail ainda são as principais formas de interagir com os parceiros da supply chain hoje em dia.

Espera-se mudanças drásticas em apenas cinco anos

  • Hoje, apenas 15% dos entrevistados dizem que a maioria dos dados da cadeia estendida é acessível à sua organização. Em cinco anos, esse númeroaumenta para 54%.
  • Além disso, apenas 23% dos entrevistados dizem que a maioria dos dados da cadeia estendida é analisada e usada para a tomada de decisões. Em cinco anos, esse número crescerá para 68%.
  • Dentro de cinco anos, 95% dos entrevistados esperam que mais processos com fornecedores sejam automatizados e 94% esperam receber mais atualizações de status de toda a cadeia em tempo real.

Alguns dos benefícios esperados incluem reduções de custos para logística, inventário e manutenção, melhorias no atendimento ao cliente e maior eficiência dos equipamentos em escala global. Ainda mais importante, a transformação digital da supply chain deverá aumentar drasticamente a agilidade das empresas. A rapidez é necessária para responder às mudanças das condições de mercado, aos novos participantes que podem ameaçar os modelos de negócios existentes ou a interrupções inesperadas da cadeia, que já causaram prejuízos significativos ao desempenho financeiro e à reputação de inúmeras organizações ao longo dos anos.

Suavizar os impactos desses imprevistos tornou-se prioridade e um dos principais motores da necessidade de realizar uma transformação digital. Porém, de acordo com o estudo, os níveis atuais de colaboração e visibilidade em toda a rede ainda são baixos, o que limita a agilidade.

Via

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com