Segundo Flávio Vasconcelos, gerente de CRM da AX4B (parceira oficial da Microsoft na oferta de softwares e soluções para o mercado nacional), desenvolvido para auxiliar as empresas, um software de vendas cria bancos de dados e reúne informações estratégicas para uma empresa chegar até seu público-alvo. Contudo, negligenciar seu uso pode trazer prejuízos inestimáveis, já que negócios são perdidos e a imagem pode ser arranhada.
Um erro muito comum cometido pelas companhias ao adquirirem esse tipo de solução é não conhecer quem é seu cliente, o que é grave, pois desperdiça recursos com algo que não dará retorno, além de importunar alguém que não está interessado em seus serviços. A utilização de canais errados também é uma falha, já que do que adianta contatar por e-mail alguém acostumado a interagir via mídias sociais? Os softwares de vendas costumam indicar detalhadamente qual canal o consumidor mais interage, é só avaliar e fazer o contato no local certo.
A falta de informações alinhadas também assombra os clientes e prejudica as marcas, ainda nos deparamos com dados desencontrados ao pedir informações via telefone se depois checamos, por exemplo, nas redes sociais. De acordo com o gerente de CRM, situações como essa podem ser evitadas se as informações sobre produtos e procedimentos forem padronizadas para todos os setores de uma empresa, o software de vendas permite interação por todos os canais, uma vez que os dados seguem um padrão o problema se dissolve.
Dois erros básicos ainda são muito cometidos, desconhecimento do próprio produto que gera desconfiança e insegurança no cliente, que facilmente migra para outra empresa, sendo o ideal aproveitar as vantagens do software de vendas, que reúne diversos dados analíticos dos produtos, que devem ser utilizados a favor da empresa. O outro erro é não saber quem são os concorrentes, pois além de permitir que a marca mostre seu diferencial, conhecer a concorrência possibilita uma análise de mercado, direcionando a um grupo de indivíduos que são mais receptivos a uma empresa em questão.