FORD no mundo dos games : do pioneiro telejogo aos superestportivos virtuais

A Ford é conhecida pelo pioneirismo e tradição em automóveis, mas a empresa também tem uma história importante no mundo dos games.

A marca foi a primeira a lançar um videogame no Brasil, o Telejogo, na década de 1970, produzido pela sua então subsidiária Philco. Com comandos e gráficos simples, o jogo foi um grande sucesso na época, oferecendo modalidades como futebol, tênis e batalha espacial.

Nos anos seguintes, a Ford desenvolveu inúmeros jogos de corrida e simuladores, próprios ou em parceira com outras empresas do setor. De 2001 a 2008, lançou uma série com o selo Ford para os consoles Playstation, Playstation 2, Xbox, Nintendo DS e Game Boy Advance, em parceria com a desenvolvedora britânica de games Empire Interactive.

Entre os jogos marcantes lançados pela marca está a série Ford Racing, estrelada por carros esportivos americanos e europeus, como o clássico Ford Cougar 2001, o Escort MKV e o Mustang MKV 1995, competindo em diferentes pistas. Entre outros atrativos, o game introduziu o modo “carreira”, em que o jogador disputava várias provas e, dependendo dos resultados, crescia profissionalmente e podia equipar o seu carro com peças novas.

A série teve mais quatro versões. A Ford Racing 2 (2003) e Ford Racing 3 (2004) seguiram a mesma fórmula, com mais carros e pistas. Os outros dois títulos, Ford Street Racing (2006) e Ford Off-Road (2008), levaram os jogadores para o mundo das corridas de rua e ralis.

Além de produzir seus próprios jogos, a Ford teve vários carros selecionados para estrelar games de sucesso. O clássico Gran Turismo 6, da Sony, para Playstation 3, conta com sete carros da Ford, incluindo os raros GT40 e Mustang Boss 302, além de modelos como o Focus e o Fusion 2013. O game de rali e acrobacias Dirt 3, da Codemasters, do Reino Unido, tem como símbolo o Focus usado por Ken Block na famosa série de acrobacias Gymkhana.

O novo Ford GT também é o astro do Forza 6, para Xbox One, sexta versão do simulador de corridas lançada pela Microsoft em 2015. O carro tornou-se, na ocasião, o primeiro superesportivo lançado virtualmente antes da chegada ao mercado. Desde então, os fãs do jogo podem ter a sensação de dirigir o GT, que terá as primeiras unidades entregues somente no final deste ano.

Com bastante realismo, o simulador virtual do GT ilustra muitas inovações tecnológicas que a Ford desenvolveu para o superesportivo, como a aerodinâmica ativa, materiais leves como fibra de carbono, freios a disco de carbono-cerâmica e motor EcoBoost de última geração com mais de 600 cv.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com