Bugigangue no Espaço : animação com tecnologia Autodesk

No início de 2017 as salas de cinema de todo o Brasil receberão a produção nacional Bugigangue no Espaço, produção da 44 Toons que conta com humor, ação e referências da cultura pop, será distribuída pela Imagem Filmes, e foi totalmente feita com o software de animação Autodesk Maya.

Para salvar o universo de um poderoso vilão intergaláctico, os sete amigos do clube Bugigangue ganham aliados de outro planeta – os Invas, alienígenas desastrados cuja nave cai na terra. Ao longo da aventura, eles encontram com o ET, o Chupa Cabras e o ET de Varginha, entre outros personagens do universo da ficção científica e da cultura pop.

A opção de usar o software Autodesk Maya se deu por vários motivos, entre eles o fato do Maya estar há muito tempo no mercado e ser amplamente utilizado, permitindo à 44 Toons montar uma equipe experiente tanto na técnica quanto na ferramenta. Outra característica importante do Maya é a possibilidade de personalizá-lo conforme a necessidade de cada projeto. Para o “Bugigangue no Espaço” foi criado uma pipeline em paralelo: a modelagem, o rig e os primeiros testes de animação foram produzidos simultaneamente. A quantidade de personagens da história exigia um certo grau de automatização do processo de rig e shader, o que conseguiram com o desenvolvimento de ferramentas para utilização no software. A customização foi o que tornou a produção do filme viável dentro da nossa realidade, segundo Michelle Gabriel, assistente de direção do filme.

O novo modelo de negócios da Autodesk é essencial para quem realiza produções com incentivos fiscais, uma vez que uma das regras nesse tipo de captação é que as empresas não adquiram nenhum tipo de equipamento, seja software ou hardware, então o aluguel de software ajuda a executar o projeto com mais praticidade, esse tipo de produção mostra o quanto o mercado nacional de animação é promissor.

 


Algumas curiosidades sobre o filme:

    • A trilha sonora foi toda gravada pela Orquestra Sinfônica de Budapeste
    • Os personagens principais foram dublados por Maísa Silva e Danilo Gentili

44 Toons é uma produtora brasileira de desenhos animados e jogos eletrônicos que atua no mercado brasileiro há 20 anos. O estúdio surgiu a partir de uma equipe de artistas que produzia uma revista de quadrinhos chamada “44 Bico Largo”, que durante o tempo se aprofundou e passou a produzir animações e jogos para computador. A partir daí a produtora começou a desenvolver diversas animações.

O novo modelo de comercialização de software por assinatura da Autodesk beneficia muitas produtoras locais que podem contratar a tecnologia pelo período de desenvolvimento dos projetos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com