Evernote Brasil – dicas para aumentar foco e produtividade no home office

A pesquisa Home Office Brasil 2016 indicou que 68% das empresas brasileiras já adotam algum nível de trabalho remoto e esse número está em rápida ascensão. Em comparação com a edição da mesma pesquisa realizada em 2014, houve um aumento de 50% no número de companhias que adotam a prática.

Soma-se a isso o alto número de pessoas que estão empreendendo ou trabalhando como freelancer – muitas vezes deixando um emprego tradicional – passando a trabalhar em suas próprias casas, contando com a comodidade de estar no conforto do lar, de evitar o trânsito – que pode toar mais de duas horas por dia – e ainda aumentar a produtividade.

Por esse motivo, a equipe da Evernote Brasil – ambiente para capturar, desenvolver e compartilhar ideias por meio de computadores, smartphones e tablets – listou dicas úteis e práticas para garantir a produtividade no home office e não deixar nenhum empreendedor desanimar!

Criar um ambiente focado no trabalho

A primeira medida que deve ser adotada por quem planeja fazer home office – ou mesmo por quem já trabalha de casa – é criar um ambiente totalmente voltado para o trabalho. O ideal é reservar um cômodo especificamente para isso, especialmente se morar com familiares, pois o ambiente isolado ajuda a evitar distrações. Outra dica importante: certifique-se de manter a televisão desligada.

Para lares pequenos, uma opção viável é transformar parte da sala ou do quarto em um pequeno escritório, adequadamente equipado para suprir suas necessidades profissionais. Investir em um mobiliário adequado para o trabalho é fundamental para garantir a produtividade e até preservar a saúde ao ter móveis ergonômicos e pensados para longas jornadas.

Estabelecer uma rotina

No home office, não há horário de entrada e saída; também não é preciso se preocupar com o rodízio. Com isso, muitos costumam pensar que estão livres para trabalhar a hora que quiser. Este é um erro muito comum e, em geral, cometido por aqueles que querem aproveitar mais o tempo em casa, após se dedicar por anos à vida nos escritórios. Não demora muito para que o trabalhador perceba que o seu rendimento não está sendo um dos melhores. Para ajudar a entrar no clima do trabalho, muitos gostam de se vestir mais corporativamente todos os dias.

Mantenha arquivos acessíveis

O acesso aos arquivos é fundamental para garantir a produtividade ao trabalhar ou prestar serviços de forma remota. A nuvem (cloud) facilita a troca de informações e edição de documentos comuns, como relatórios, planilhas e textos. Por isso, utilize a tecnologia para aumentar sua produtividade e esteja atento as diversas soluções oferecidas.

No caso do Evernote, é possível salvar todos os documentos usados no dia a dia em cadernos, que podem ser nomeados de acordo com clientes, projetos ou parceiros. Com as funcionalidades do Evernote, é possível incluir comentários em PDFs, editar tabelas e textos, e pesquisar por informações em documentos do Office, PDFs e imagens. Recentemente, houve integração direta do Evernote com o Google Drive, permitindo edição dos documentos salvos no drive, sem sair do Evernote.

Use ferramentas de comunicação

O telefone continua sendo uma importante ferramenta de comunicação. Apesar disso, usar mensagens virtuais e estar disponível nesses canais para colegas de trabalho, clientes e fornecedores também se tornaram primordiais. Uma dessas opções é o próprio Work Chat do Evernotepara inserir comentários sobre os documentos compartilhados. Outros aplicativos, como o Slack e Google Hangout também são opções para uma comunicação mais fluida com todas as suas interfaces.

Administre melhor o tempo

Definir prioridades, organizar a estação de trabalho, criar uma agenda e fazer pequenas pausas ao longo do dia são medidas que ajudam a aumentar sua produtividade e aproveitar melhor seu tempo.

Sobre Evernote

Evernote é um ambiente em que indivíduos e equipes podem capturar, desenvolver e compartilhar ideias em qualquer formato. O aplicativo Evernote está disponível em todas as plataformas (computadores, smartphones, tablets e na internet) e permite que as anotações estejam sempre acessíveis e sincronizadas. Acreditamos que nenhuma ideia é grande demais para ser gerenciada ou pequena demais para ser relevante. Continuamente desenvolvemos um serviço e reputação baseados em inovação e confiança.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com