Dindin Quiz : game para inclusão social

Com o objetivo de dar conhecimento aos jovens quanto ao funcionamento do sistema financeiro, a Fundación Capital lançou no Brasil o game DinDin Quiz, com perguntas sobre consumo consciente, poupança, orçamento, crédito e finanças tendo como público alvo jovens de baixa renda, já que menos de 2% dos brasileiros de 18 a 24 anos teve ou têm acesso a alguma fonte de educação financeira, apenas em 2014 que a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil) incluiu na grade curricular das escolas públicas do ensino médio disciplinas que abordam o assunto.

Cerca de 35% dos jovens entre 18 e 24 anos vive na pobreza ou extrema pobreza e grande parte não sabe como planejar suas finanças pessoais e seus microempreendimentos. O acesso ao crédito, portanto, pode gerar um endividamento precoce que muitas vezes é um caminho sem volta.

Estima-se que metade da população mundial não tenha acesso ao sistema financeiro por cinco motivos: 1. desconfiança; 2. desconhecimento; 3. pobreza; 4. aspectos psicológicos; 5. autoexclusão. A ideia de lançar um aplicativo é justamente para superar alguns destes motivos.

Estudos apontam que jovens de 16 a 24 anos têm forte interesse pelo uso de novas tecnologias como mecanismo de aprendizagem. Há também o peso de que as redes sociais exercem sobre a percepção que esse jovem tem de si mesmo e da sociedade.

O game  lançado no Brasil tem o objetivo de fazer parte da rotina das aulas do ensino médio por meio de parcerias com as secretarias de educação (estaduais e municipais). A partir da experiência no Brasil, a Fundación Capital vai expandir a atuação do game para outros países onde está presente, como a Bolívia e o México

O aplicativo, criado pela Outra Coisa, pode ser baixado gratuitamente no Google Play e na Apple Store.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com