Jogos educativos na sala de aula

Algumas das reações que os jogos despertam em crianças e jovens no processo de entretenimento são surpresa, atenção, concentração, raciocínio lógico, estratégia e antecipação, autonomia, senso de urgência e foco em resolver o problema. Esses e outros benefícios proporcionados pelos games podem ser utilizados a favor da educação, combinando desafios, competições e recompensas em sala de aula com a missão de despertar o interesse do aluno pela escola.

A  “gamificação”, estratégia de ensino sendo cada vez mais adotada em colégios que já perceberam a relevância dos games no processo de aprendizagem, tem uma metodologia que vem para atender as necessidades de uma educação moderna usando a ludicidade para atrair a atenção e desenvolver habilidades e conhecimentos em sinergia com diversas disciplinas. Por exemplo, é possível que os estudantes aprendam álgebra, história e até mesmo um novo idioma com atividades como criação de avatares, aplicativos de jogos, quiz, entre outros.

A ludicidade no processo educacional muitas vezes, perde espaço para processos majoritariamente mecânicos.

Nos games geralmente são propostos alguns desafios para que o jogador avance até alcançar a vitória épica, que pode ser expressada por  algo que você não imaginava que fosse capaz de alcançar, mas conseguiu ser vitorioso ao realizar um grande feito, antes não realizado. Fazendo uma correlação com o processo educacional, como a escola pode usar o engajamento dos alunos e os benefícios da gamificação na sala de aula para chegar a uma ‘vitória épica’ na educação?

O grande desafio é separar as soluções adequadas para a prática pedagógica e deixá-las em evidência para que os estudantes e responsáveis estejam cientes do que está por trás do jogo aplicado na aula. Ações lúdicas envolvendo o uso dos games tem elevado a participação dos alunos com os conteúdos. 

Propor atividades diferenciadas com o engajamento de todos os envolvidos por meio de desafios, missões e rankings, pode tornar a educação mais divertida. O feito épico acontece quando se resolve a dicotomia ‘universo lúdico/aprendizado escolar’ promovendo uma grande mudança na educação, por meio da tecnologia.

Sobre o SmartLab
O SmartLab é uma iniciativa do Grupo Santillana que projeta a escola de hoje para o futuro. É um projeto que contempla espaço físico moderno e plataforma interativa integrada aos melhores conteúdos de várias disciplinas e segmentos educacionais. O SmartLab é uma ferramenta fundamental para que a escola se alinhe definitivamente à sociedade contemporânea e conectada na qual vivemos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com