Vigilant Wallpapers: app que ajuda a vigiar a Mata Atlântica

A Jeep em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, ONG brasileira que atua há 30 anos na proteção dessa que é a floresta mais ameaçada do país, acaba de criar o Vigilant Wallpapers, que traz imagens em tempo real de algumas localizações dos 8% de mata nativa ainda restante. A ideia principal é criar um alerta e abrir o debate sobre as ameaças que acontecem diariamente nos parques e reservas, convidando a sociedade para participar ativamente, vigiando as áreas de principal risco por meio de seu computador, smartphone ou tablet.

As imagens do Vigilant Wallpapers, enviadas para os fundos de tela em tempo real, são captadas por câmeras instaladas em setores estratégicos, os quais estão constantemente sofrendo algum tipo de agressão ou crime ambiental, seja uma queimada, pesca ilegal ou desmatamento. Caso o vigilante observe alguma atividade suspeita poderá clicar em “denúncia”, enviando, automaticamente, o registro daquele momento para as autoridades locais.

O projeto-piloto teve início no Rio de Janeiro e deve se estendido para outras reservas do país. As câmeras utilizadas são autossuficientes e movidas a energia solar, funcionando 24 horas por dia, sete dias da semana, e transmitem imagens com geolocalização via streaming. Para não interferir na fauna e na flora as câmeras foram camufladas em formato de tronco, ninho e pedra.

A Fundação SOS Mata Atlântica monitora o desmatamento, a qualidade da água e realiza a restauração da Mata Atlântica – já plantou mais de 36 milhões de mudas nativas, trabalha pela proteção do mar e da costa, com políticas públicas e melhorias das leis ambientais, educação ambiental, faz campanhas sobre o meio ambiente e apoia reservas e unidades de conservação. Todas as ações da SOS contribuem para a qualidade de vida, já que vivem na Mata Atlântica mais de 72% da população brasileira. Os projetos e campanhas dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Para mais informações sobre a atuação da ONG, acesse www.sosma.org.br. Para mapas interativos e gráficos sobre as áreas remanescentes de Mata Atlântica no país, acesse: http://aquitemmata.org.br

O Vigilant Wallpapers Jeep é compatível com sistema Android e Windows.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com