A Ford criou o primeiro túnel de vento aeroacústico móvel do mundo, um sistema inovador que permite identificar e eliminar fontes de ruídos dos veículos nos estágios iniciais de produção. O objetivo é aumentar a agilidade no desenvolvimento dos carros da marca para oferecer um interior silencioso e uma experiência mais refinada para o consumidor.
O equipamento tem como vantagem adicional a redução de custos do processo, pode ser desmontado em um dia e enviado para qualquer fábrica da Ford nos Estados Unidos por caminhão, ficando pronto em poucas horas para testes no novo local. Laboratórios aerodinâmicos completos, como o túnel de vento principal da Ford em Allen Park, Michigan, têm o tamanho de um prédio e são equipados com o que há de mais moderno em sensores de medição e análise. Cada instalação custa cerca de US$ 50 milhões e o seu tempo de uso é precioso.
O novo túnel de vento móvel gera somente uma corrente de ar em alta velocidade e, embora conte com sensores de alta tecnologia na cabine, como as cabeças acústicas “Noise Vision”, dispensa muitos instrumentos do laboratório. Por isso, custa bem menos e libera o túnel de vento principal da Ford em Allen Park para se concentrar no desenvolvimento da aerodinâmica e acústica de futuros modelos.
A unidade é composta de dois contêineres principais de 16 metros, com hélices de 1,80 m de diâmetro acionadas por motores elétricos de 253 cv que geram rajadas de vento de até 128 km/h. As portas da frente e de trás são abertas para gerar o fluxo de ar. Compartimentos internos garantem que o seu transporte e armazenamento sejam feitos com segurança. Um terceiro contêiner, instalado ao lado, serve como um escritório, centro de energia e controle.
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