CAF, CEPAL e Cisco : digitalizando a Educação na América Latina

Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e a Comissão Econômica das Nações Unidas para América Latina e Caribe (CEPAL), em seu papel como Secretaria Técnica da eLAC, contarão com o apoio da Cisco para envolver os legisladores de toda a região na priorização destes temas em nível nacional para melhorar e transformar a qualidade da educação na América Latina, proporcionar conectividade à Internet em toda sala de aula e digitalizar a educação.

Em conjunto, estão organizando uma série Fóruns sobre os Benefícios da Digitalização da Educação na América Latina, o primeiro evento ocorreu em São Paulo, no dia 19 de maio. Estão programados eventos dirigidos a líderes do setor de educação, organizações não-governamentais, representantes da indústria, legisladores, e outros membros do governo envolvidos em questões políticas relacionadas à tecnologia da informação, telecomunicações e finanças na Argentina, Costa Rica, Colômbia, Equador, México e Peru.

A CEPAL vai sediar o primeiro encontro regional entre setores para analisar o papel da Tecnologia da Informação e das Comunicações (TIC) na conectividade de banda larga das salas de aula e na transformação  da educação. O encontro será uma plataforma para o intercâmbio de ideias, de melhores práticas e lições aprendidas, e contará com a presença de autoridades governamentais.  O objetivo da CEPAL, do CAF e da Cisco com a reunião é desenvolver e estabelecer um conjunto de metas concretas para esta iniciativa de educação digital, angariando o apoio de todas as autoridades envolvidas.

No mundo inteiro, cerca de 58 milhões de crianças não têm acesso à educação básica primária. mais de 250 milhões de crianças de quarta e quinta série não são aptos para escrever, ler ou efetuar operações básicas de matemática. Habilitada especificamente através de uma conectividade de qualidade à Internet em salas de aula, a digitalização da educação oferece uma oportunidade única para resolver desafios na América Latina. Quando combinada com o desenvolvimento de currículos e programas especializados para a formação de professores – ambos pensados no contexto e no nível de complexidade do ambiente de aprendizagem -, a educação digital tem o potencial de transformar novas gerações de estudantes em pensadores do século XXI.

Experiências de países como Estados Unidos, Irlanda, Nova Zelândia, Portugal, Uruguai, entre outros, demonstraram que levar a Internet para a sala de aula, por meio de programas para melhorar o ambiente da educação e os resultados dos alunos, ajuda a complementar os objetivos da educação formal e auxilia os estudantes com habilidades necessárias para sua vida, trabalho e para ter sucesso em um mundo digital crescente. Os resultados fazem parte do relatório da Cisco, “Programa de Conectividade do Século XXI”, que também destacou que a vontade política e a autorização de programas que facilitam o fluxo constante de financiamento tornam possível conectar as salas de aula de um país em um período de sete anos ou menos.

O relatório completo pode ser acessado em:

http://www.cisco.com/c/m/pt_br/offers/conectividad_escuelas/index.html

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