PRO FIBER de L´Oreal Professional com complexo molecular APTYL 100

Dia 11 de abril de 2016 fui ao lançamento da linha PRO FIBER, desenvolvida pela L’Oréal Professionnel, que aconteceu em São Paulo, no restaurante Arola – Vintetres localizado no Hotel Tivoli.

O evento foi iniciado pelo Diretor Superintendente da Divisão Profissional Brasil, Mikael Henry, que explicou rapidamente a respeito da busca da mulher brasileira por produtos para repararem danos feitos nos cabelos e dos muitos anos de trabalhos intensos desenvolvidos nos laboratórios L´Oreal para alcançarem uma formula realmente feita para cabelos danificados.

Na seqüência introduziu o Gerente de Produto PRO FIBER, João Ricardo Ferreira, que trabalha no marketing do produto, na parte de tratamento capilar, e explanou a respeito desse ser considerado o maior lançamento de L´Oreal Professionnel em 2016 e com certeza um dos maiores lançamentos da marca nos últimos anos. Uma nova era do tratamento capilar se inicia com essa grande inovação para o mercado profissional com um diferencial tecnológico, aí que entra nosso convite para o evento, para conhecer todo esse diferencial nessa nova linha de produtos.

Os grandes marcos históricos no tratamento capilar dividem-se em dois, o primeiro foi a criação do shampoo no formato que conhecemos hoje no início da década de 30, o segundo é considerado a invenção da máscara de tratamento no final da década de 70, esses dois grandes momentos mudaram a forma como as mulheres tratam seus cabelos até hoje.

A reclamação número 1 das mulheres no mundo, 6 em cada 10 mulheres reclamam de cabelos danificados, com foco em atender essa necessidade a L´Oreal Professionnel levou 15 anos trabalhando em um ativo, de uma nova molécula que gerou o terceiro grande marco na história do tratamento capilar com a criação do primeiro tratamento , da primeira reparação de longa duração em cabelos danificados.

Pedro Apligiano, responsável por tratamento capilar nos laboratórios L´Oreal no Brasil, iniciou explicando que no mundo os cabelos danificados são um grande incomodo para muitas mulheres e no Brasil é o fator número um e para atuar em cima desse tópico é necessário entender e mapear os danos que o cabelo sofreu dependendo do histórico, escova, chapinha, química, coloração, etc, processos que danificam a fibra do cabelo.

A fibra capilar pode ter diferentes tipos de danos, existem três principais estágios de dano, sendo o nível um quando a cutícula é danificada, as camadas da superfície começam a ficar desgastadas e a fibra começa a perder o brilho, em seguida ocorre o nível dois de dano, onde a cutícula e o córtex capilar são danificados, a cutícula começa a ficar bem mais desgastada e se desprende da fibra, o córtex fica mais exposto a danos, vulnerável, com a superfície irregular e perda do brilho. Por último, o maior nível de danificação é aquele onde a cutícula e o coótex capilar encontram-se muito danificados, nesse caso há quase uma fissura na fibra, a superfície torna-se menos maleável, mais opaca e sem brilho. Pra solucionar esses diferentes níveis de dano, após 15 anos de pesquisa, 15 patentes, testes ao redor do mundo, inclusive no Brasil, as fórmulas foram desenvolvidas em conjunto com cabeleireiros experts o novo complexo chamado pela L´Oreal de Aptyl 100.

Uma combinação de duas moléculas cada uma com funções muito específicas, um papel complementar, a primeira, o aminosilane, molécula que tem uma cadeia formada por uma estrutura de silício e uma cadeia orgânica, reforça a estrutura capilar, essa estrutura permite a penetração na fibra, chegando no córtex, formando uma rede tridimensional com papel importante de reforçar a fibra. Essa molécula permite o reforço interno da fibra capilar além de ter uma adesão muito forte, ancorando na fibra, fazendo interação com a sua estrutura.

A segunda é o polímero catiônico excepcional atrai as zonas mais danificadas do cabelo, devido a sua carga catiônica elevada,  atua como revestimento, cobrindo a superfície capilar com uma película protetora e deixando o cabelo com mais maciez, suavidade e brilho, as duas moléculas tem um poder maior quanto mais danificada for a fibra.

No tratamento convencional, em geral no final o cabelo sai do salão carregado de ativos capilares, quando a consumidora faz a primeira lavagem pós tratamento, o shampoo faz com que os cabelos percam parte dos ativos, o diferencial da linha PRO FIBER é justamente esse, no final do tratamento no salão o cabelo sai carregado do complexo Aptyl 100, quando a consumidora aplica o shampoo de PRO FIBER em casa, reativa o tratamento ao invés de eliminá-lo, o Aptyl 100 continua na fibra devido a sua alta adesão, reativa o tratamento porque captura o polímero catiônico, mesmo do Aptyl 100, mantendo o tratamento por uma longa duração, ou seja, a essa linha se mantem por mais lavagens do que um tratamento capilar tradicional.

Pedro Apligiano também falou sobre a avaliação de hidrofobicidade que mostra a integridade da fibra capilar, uma das características de integridade da fibra, durante essa avaliação o cabelo natural não afunda em uma solução, já um cabelo descolorido afunda, pois fica mais poroso, mais danificado, diferente de um cabelo descolorado com Aptyl 100 que não afunda na solução. A pesquisa e inovação da L´oreal está convencida que essa é uma revolução tecnológica em nível capilar.

Além do poder de reconstrução profunda, instantânea e duradoura ele se fixa na fibra como nenhuma outra molécula hoje em dia consegue fazer, com isso, resiste a muito mais lavagem, e a cada lavagem captura os polímeros catiônicos.

PRO FIBER nova marca da Lóreal Professional é especialista, trata o dano de forma específica com uma linha de produto para cada tipo de dano:

PRO FIBER Rectify (linha vermelha), indicada para cabelos com baixo nivel de dano

PRO FIBER Restore (linha verde), indicada para cabelos com médio nível de dano

PRO FIBER Reconstruct (linha preta) para cabelos com alto nível de dano.

Apesar de terem três linhas distintas, elas não são lineares, é necessário cruzar duas variáveis, o nível de dano com a espessura do fio, chegando em uma matriz que diz qual a melhor linha para determinado tipo de cabelo, ou seja, não é porque o cabelo está muito danificado que necessariamente a linha Reconstruct será indicada, por exemplo, se o fio for muito fino, a linha que deverá ser utilizada será a linha Restore, por isso a restauração é personalizada, tratada de uma forma muito específica, a melhor indicação parte de um diagnóstico muito bem feito.

O diagnóstico é parte fundamental, extremamente importante, para a utilização do PRO FIBER é essencial, um aplicativo, Hair Profiler, ajuda o cabeleleiro a realizar o diagnóstico, esse aplicativo focado no profissional do cabelo, é rápido e fácil de usar, o cabeleireiro preenche algumas informações partindo de uma análise que feita do fio e de algumas informações que a consumidora o informa durante a avaliação (frequência de uso de shampoo, química, se prende com elástico, etc). O app gera o perfil do cabelo, dizendo a idade, quantas lavagens, quantidade de química e o nível de dano indicando assim a melhor linha para ser utilizada especificamente naquele cabelo. (download Android – iOS)

Devido ao diagnóstico único a primeira fase do tratamento com PRO FIBER tem obrigatoriamente que ser feita em um salão, a reparação capilar tem três passos, o primeiro o cabeleireiro avalia o nível de danos capilares com base no diagnóstico específico, selecionando os produtos adaptados às fibras capilares sensibilizadas. Após o diagnóstico o shampoo específico para o nível de danos capilares é aplicado a fim de regenerar (Rectify); reparar (Restore), ou reestruturar (Reconstruct) os cabelos. Em seguida, após o enxágue, é executada uma técnica profissional de aplicação em camadas, de acordo com o nível de danos da fibra capilar é aplicado o concentrado indicado sobre os comprimentos. Em seguida, sem enxaguar, a máscara ativadora Regenerate é aplicada diretamente sobre o concentrado. A dosagem correta é essencial. Para uma monodose de 15g, o cabeleireiro aplica 1,5 doses da máscara ativadora Regenerate APTYL 100 (23g). Após um tempo de pausa de cinco minutos, os cabelos são enxaguados uma segunda vez e o tratamento é completado com o leave-in específico Rectify, Restore ou Reconstruct, antes de proceder o styling.

Ou seja, no salão a consumidora irá receber a carga de Aptyl 100, o shampoo irá preparar a fibra pra receber o Aptyl 100, o cabelo é enxaguado e em seguida aplicado um concentrado que garante a cosmeticidade do resultado, sem enxágue aplica-se uma camada da máscara em sobreposição, na proporção de um para um e meio, uma dose de concentrado e uma dose e meia da máscara, tempo de pausa 5 minutos, emulsiona por mais um minuto, enxágua e finaliza como de costume com leave-in termo ativado, termo protetor, esse serviço todo é realizado no salão em cerca de 30 minutos.

A Máscara ativadora Regenerate APTYL 100 é um produto técnico exclusivo de uso de cabeleireiro e e nela encontra-se uma grande concentração de Aptyl 100, segundo a empresa, a máscara possui uma eficácia imediata, fortalece e reestrutura o córtex capilar, incluindo regeneração da cutícula.

O segundo passo do processo é feito em casa pela consumidora, a reativação do tratamento com o shampoo reativa e captura o tratamento com o polímero catiônico presente na molécula do Aptyl 100 mantendo o nível de cosmeticidade e reparação por muito mais tempo, além da propriedade adstringente, de limpar o cabelo, nesse caso o shampoo também se torna um item importante de tratamento para realizar a reativação.

O terceiro passo é a recarga feita com o RE-CHARGE que prolonga por 6 semanas (considerando a media de lavagem de 3x por semana) o tratamento. Depois da quarta lavagem ao invés de utilizar máscara ou condicionador a consumidora utiliza uma monodose de RE-CHARGE, essa dinâmica se repete a cada 4 lavagens realizando assim a recarga de Aptyl 100 na fibra.

Tanto a Máscara ativadora Regenerate APTYL 100 como o RE-CHARGE são produtos de linha transversal, podendo ser usados com qualquer produto da linha PRO FIBER, porém apenas nesses dois encontra-se doses de Aptyl 100.

Vale ressaltar que durante todo o processo o aplicativo Hair Profiler envia resultados para a consumidora, além de emails automáticos ao longo do tratamento envia um último email informando que um ciclo do tratamento já foi completado. Essa ferramenta está disponível em todos os sistemas operacionais.

O PRO FIBER já foi lançado em mais de 50 países e é considerado pela empresa sucesso absoluto,  com feedback positivo e dinâmica nos salões.
Testes realizados por L´Oreal Professionel:

Teste bifásico – O primeiro teste, o bifásico, teve como objetivo demonstrar as propriedades hidrofílicas ou hidrofóbicas do cabelo. As fibras reagrupam-se numa fase específica conforme a sua natureza: o cabelo é naturalmente hidrofóbico, enquanto a hidrofilia é um sinal de sensibilidade da fibra capilar. O cabelo tratado com a Máscara Ativadora Regenerate foi estudado na fase hidrofóbica e mostrou sinais de que tinha retornado a quase totalidade do seu estado natural saudável.

Teste de identificação catiônica – Foi realizado um teste de identificação catiônica para avaliar a durabilidade de PRO FIBER. O princípio: aplicação de tratamento profissional (shampoo + concentrado + máscara) após quatro lavagens em casa. Metade das participantes utilizou a Máscara Ativadora Regenerate, enquanto a outra metade utilizou uma máscara sem o complexo molecular. Um colorante vermelho ilustrou a forma como os agentes dos polímeros catiônicos se ligaram à fibra capilar. O colorante acídico foi particularmente atraído para as zonas de cabelo tratadas. Ao comparar a intensidade dos tons vermelhos nas zonas de cabelo danificado e tratado, os especialistas demonstraram que PRO FIBER ofereceu o tratamento mais eficaz ao longo do tempo.

Teste de tração – O teste de tração consistiu em medir a força necessária para deslizar um comprimento de cabelo úmido entre outros dois comprimentos colocados em direção oposta. Quanto mais suave e nutrido estava o cabelo, mais fácil foi o deslizamento. O Protocolo Restore no salão nutre e melhora a qualidade da superfície das fibras sensibilizadas, proporcionando um efeito duradouro por até quatro lavagens.

Teste de quebra – Este teste demonstrou o efeito fortalecedor da gama Reconstruct. O protocolo no salão e os produtos para aplicação em casa demonstraram o fortalecimento visível das fibras capilares sensibilizadas logo após a primeira aplicação. Os efeitos de longa duração do protocolo profissional foram também demonstrados, com resistência por até quatro lavagens.

Teste de elasticidade – Este teste comprovou a eficácia da gama Restore. Os produtos para aplicação em casa e o protocolo profissional no salão demonstraram fortalecer visivelmente as fibras capilares sensibilizadas e devolver ao cabelo a sua resistência natural.

Teste por NanoSIMs – A análise de imagens com o recurso NanoSIMS ajuda a visualizar a presença de silício no cabelo após uma aplicação da gama de cuidados capilares Rectify. Isto foi observado principalmente no interior da cutícula, assim como nos primeiros microns do córtex capilar, com uma ação duradoura por até quatro lavagens.
Preços sugeridos:

RE-CHARGE > Preço Sugerido: R$210,00

Para renovar cutícula danificada (cabelos levemente danificados): PRO FIBER Rectify; para reparar cutícula e córtex danificados (cabelos danificados): PRO FIBER Restore e para reconstruir cutícula e córtex muito danificados (cabelos muito danificados): PRO FIBER Reconstruct

Shampoo – Preço Sugerido: R$97,00
Condicionador – Preço Sugerido: R$129,00
Máscara – Preço Sugerido: R$168,00
Leave-in – Preço Sugerido: R$121,00
SERVIÇO no Salão: 1- Diagnóstico; 2 – Shampoo; 3- Concentrate; 4- Máscara; 5- Leave-in
Preço Sugerido: R$250,00

*** Ao final do evento todos os participantes receberam produtos de acordo com o diagnóstico feito durante o mesmo e um voucher para iniciar o tratamento em um dos salões do Studio W.

One thought on “PRO FIBER de L´Oreal Professional com complexo molecular APTYL 100

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com