Review Zenfone 2 da ASUS #zenfone2brasil

Antes do lançamento oficial do Zenfone 2 (ZE551ML) pela Asus do Brasil, recebemos o smartphone para testá-lo, apesar do corpo plástico com a parte traseira dando a impressão de metal escovado  o dispositivo vêm com especificações top, sólido, desenvolvido com alguns dos materiais utilizados pela fabricante em seus notebooks inseridos em um dispositivo rodando sistema operacional Android 5.0 Lollipop, com processador quad-core 2.3GHz (Intel Atom Z3580),  4 GB de memória RAM – primeiro smartphone do mundo -, 64 GB de armazenamento interno, bateria integrada 3,000mAh, gpu PowerVR Series 6 G6430 com suporte OpenGL 3.0, câmera traseira de 13 megapixeis, câmera frontal de 5 megapixeis lente f/2.0, cartão dual sim, WiFi 802.11a/b/g/n/ac com WiFi direct e NFC, bluetooth, entrada micro USB, suporte para cartão Micro-SD, localização gps, a-gps e glonass.

Com a volta curvada com espessura de 10,9 milímetros, 152,5 milímetros de comprimento com uma largura de 77,2 milímetros e pesando 170g é espesso e expande rapidamente de 3,9 milímetros nas extremidades para quase 11 milímetros no centro, volume interior necessário para abrigar a bateria integrada 3,000mAh, que é grande o suficiente para assegurar que o telefone dure pelo menos um dia inteiro, e muitas vezes um par de dias, entre as cargas. Se o telefone estiver no modo de economia de energia, “Ultra-saving Mode” a vida útil da bateria pode ser estendida para até três dias.

Equipado com tela tela IPS LCD de 5,5 polegadas e resolução Full HD (1920 x 1080p), feita com Gorilla Glass 3 com uma densidade de pixels de 403ppi e um revestimento anti-reflexo, nítida e brilhante, tão grande quanto a tela do LG G4 e do iPhone 6 Plus, com grande ângulo de visão para assistir vídeos e ler ebooks oferecendo uma capacidade de resposta ao toque bastante rápida com uma camada anti-digitais capaz de reduzir o atrito em 30%. A tela chega a um brilho máximo de 400 nits e a visibilidade em ângulos inclinados realmente é boa, porém como a parte preta não é tão preta assim você pode dizer onde termina a exibição e o painel começa. Para cores mais vibrantes, você pode acessar as configurações da tela e usar o calibrador de cores do ZenFone 2 e ajustar as configurações de cores da tela, sendo possível personalizá-las de forma automática ou manual. Sob luz direta do sol ou em ambiente externo pode ser um pouco difícil distinguir o que aparece na tela.

O Zenfone 2 consegue entregar um desempenho de hardware suave e fluido no dia-a-dia, graças à sua combinação de processador quad-core 2.3GHz (Intel Atom Z3580), GPU PowerVR G6430 com quatro núcleos dedicados para gráficos e 4 GB de RAM que ajuda o disposito multitask, como ao abrir vários aplicativos, sem engasgos tornando até mesmo possível executar até 5 jogos 3D simultaneamente. Aplicativos podem permanecer em estado de espera em segundo plano, sem necessidade de transferencência para a memória.Funciona bem ao usuário que utiliza vídeo, web, jogos, apps.

A interface do usuário Zen é limpo, esteticamente agradável e repleto de funcionalidades úteis.

BOTÕES

Nesse dispositivo não há botões nas laterais, o botão de energia fica localizado na parte superior do telefone, bem centralizado no topo, entre a entrada para o conector de áudio de 3,5 mm e para o microfone para cancelamento de ruídos, o que torna um pouco difícil ligá-lo segurando-o apenas com uma das mãos, mas há um recurso dois toques para ativar/desativar a tela, bastando dar dois toquinhos na tela (double-tap-to-wake).

Os botões de volume estão localizados na parte traseira abaixo do sensor da câmera e do flash de LED duplo e diferente do botão de energia (liga/desliga), é fácil de ser acessado utilizando apenas uma mão.

Na parte frontal superior localiza-se o alto-falante para ligações, logo da ASUS e a câmera frontal de 5 megapixeis.

Na parte frontal inferior do visor há três botões capacitivos : para trás, home e recente, pena que não oferecem sensor de luz.

Na parte inferior do dispositivo o usuário tem acesso a uma entrada micro USB e um microfone para ligações.

A tampa traseira removível dá acesso a bateria não removível, duas entradas MICROSIM – um com suporte para 3G e até 150 Mbps 4G dados, outro para 2G, uma entrada para cartões MICROSD de até 64GB, não tem como reclamar de falta de espaço para armazenar dados, música e fotos diretamente no cartão, por exemplo.

CÂMERAS

O Zenfone 2 conta com uma câmera principal traseira com um sensor de 13 megapixels emparelhado com dual-LED luz flash, uma brilhante abertura f/2.0, HDR, manual e modos de baixa luminosidade. Realmente ao tirar foto com pouca luz o usuário notará um desempenho impressionante, desde que não haja movimento na hora do clique, já que fotos tiradas no modo pouca luz (3M), são hipersensíveis ao movimento, se o dispositivo for mantido estável as fotos não sairão borradas e com qualidade, já que exibe 400% mais luz do que foto tirada no modo normal/automático, porém com apenas 3 megapixeis de tamanho, mas os objetos que antes não podiam ser vistos tornam-se visíveis.

A interface do usuário é repleta de recursos, modo automático, manual, HDR, embelezamento, super resolução, pouca luz (3M), cena noturna, profundidade de campo, efeito, selfie, animação gif, panorama, miniatura, retrocesso de tempo, panosphere, rem. intelig, sorriso grupo, câmera lenta e passagem de tempo.


Party Link, uma função que permite que o usuário se conecte a dispositivos próximos e compartilhe fotos automaticamente.

Particularmente achei a qualidade geral das fotos muito boa em ambientes bem iluminados, fotos noturnas sem utilizar o modo pouca luz, ficam meio granuladas, mas o usuário pode evitar ajustando as configurações, já que não há nenhuma estabilização ótica de imagem, qualquer tremida pode detonar a foto.

Em relação ao foco demora um pouco, a velocidade do obturador é lenta, e pode ser um pouco lento nas fotos que utilizam flash.Eu que tenho uma criança em casa, nem sempre consegui pegar o momento desejado, mas não chega a ser nada que faça não recomendar o dispositivo.

As fotos podem ser compartilhadas online e com os amigos.

O modo “Super HDR” torna as imagens até 4 vezes com mais contraste em brilho e cor.

O modo “Super Resolução” é bem interessante, agrupa quatro tomadas diferentes para fazer uma única imagem de 52 megapixels.

O modo “Animação GIF” grava até 50 frames que podem ter a velocidade editada antes de salvá-lo e pode ser compartilhado nas redes sociais.

O usuário que for realmente ligado em fotos, notará que há dois padrões para tirar fotos, embora o sensor seja capaz de 13 megapixeis em uma proporção 4:3, fará 10 megapixels em relação de aspecto 16:9.

A câmera frontal conta com um sensor de 5 megapixeis, nada de extraordinário, mas na hora do selfie o usuário pode contar por exemplo, com o modo “Embelezamento”,   capaz de suavizar rugas e retocar manchas existentes na pele.

O modo “Panorama Selfie” é capaz de capturar até 140 graus de seu entorno através da combinação de sete fotos diferentes.

Ambas as câmeras possuem a tecnologia Pixel Master, ambos os sensores possuem um ângulo de 85º e para tirar foto ha duas opções, tocar na tela ou clicar no botão para diminuir o volume.As  câmeras são capazes de postar no Instagram.

O Zenfone 2 é capaz de gravar vídeo em Full HD.

Para utilizar com a câmera, alguns acessórios podem ser adquiridos cxomo o Asus ZenPower, AsusZenFlash, Asus LolliFlash.

APLICATIVOS, PERFIS & AFINS

O Zenfone2 conta com uma ZenUI, a interface proprietária da ASUS em cima do Android 5.0 Lollipop,
que entre várias funções é capaz de oferecer níveis de personalização, misturando fontes,ícones, temas, papéis de parede, ativar perfis de usuário que podem esconder determinadas aplicações/notificações, encerrar o acesso depois de um período predefinido, ajustar a nitidez, temperatura de cor e saturação da tela.

Adorei poder rodar a interface quase toda com aplicativos separados e esse smartphone vem recheado
com aplicativos pré-carregados que podem ser desinstalados, assim como softwares, mas como o
usuário é capaz de personalizar os pacotes de ícones fica fácil encontrar o que você está procurando e o “Gerenciador de início”, ainda permite selecionar quais aplicativos carregar na memória quando
reiniciar o telefone.

Com o “Gerenciador de início” pode-se ver quais os aplicativos que serão inicializados, o dispositivo apresenta quanta memória RAM está sendo utilizada assim que o sistema operacional começa a rodar.

Recursos também são bem vastos e úteis, função ZenMotion capacita o usuário a utilizar gestos e
movimento para realizar comandos, tipo dois toques na tela liga/desliga o display instantaneamente,
desenhar um C no display desligado abre a câmera, W abre o navegador, dois toques no home ou em um ícone na barra de atalhos resume a interface em uma janela menor que a tela, desenhar na tela com o telefone bloqueado ativar as funcionalidades de chamadas ZenMotion e um modo de convidado para quando você precisar emprestar o telefone para um amigo usar.

O usuário pode acessar a barra de navegação a partir do centro da tela ao deslizar o dedo de cima para
baixo e, quando faz o movimento contrário, acessa o menu de personalização, utilizando o aparelho com apenas uma mão.

ÁUDIO & AFINS:

O alto-falante no Zenfone 2 é mono e se estende na parte traseira, e a qualidade não é tão boa quanto de outros dispositivos relativamente no mesmo patamar, para escutar um áudio, seja música ou chamada de voz o som parece distante, se o aparelho estiver apoiado contra a superfície, o volume é mais afetado ainda. Porém o som pode ser equalizado através de um equalizador gráfico, – que serve para música, vídeo, sons de jogos, voz do aplicativo de GPS – ,  “Assistente de Áudio” permite ao usuário acessar diferentes modos de efeitos de som.

O dispositivo roda arquivos de áudio nos formatos MP3, AAC+ e WAV, exibe capa de album, informações do arquivo executável. Os arquivos de vídeo rodam nos formatos MP4 e H.264 podendo serem reproduzidos em alta definição.

As funções dos fones são bem simples “parar” e “tocar”. O Zenfone 2 ainda conta com Rádio FM e boa qualidade da antena de rádio e internet.

Para o áudio o acessório Asus ZenEar, fones de ouvido com formato intra-auricular, pode ser adquirido.

CONCLUSÕES:

 Bastante ergonômico o Zenfone 2 é um smartphone high-end por suas especificações top, o acabamento não é top de linha como as especificações, mas é bem satisfatório, com um conjunto poderoso de hardware, câmeras bacanas, possibilidade de customização, criação de atalhos para aplicativos, durante as chamadas as vozes são claras e nítidas e no todo tive uma experiência positiva.

ATUALIZAÇÃO: linha completa de novos smartphones da família Zenfone 2 com fabricação local. Os modelos incluem o Zenfone 2 (ZE551ML), o Zenfone Selfie (ZD551KL), o ZenFone 2 Laser (ZE550KL) e o exclusivo Zenfone 2 Deluxe (ZE551ML).

– Zenfone 2: conta com processador Intel Atom Quad-Core de 64-bit, tela IPS Full HD de 5.5”, câmeras PixelMaster de 13 megapixels (traseira) e 5 megapixels (frontal),  primeiro smartphone 4G/LTE à venda no mercado brasileiro com até 4GB de RAM, em sua versão topo de linha.

– Zenfone Selfie: com duas câmeras – frontal e traseira com  13 megapixels,  lente com abertura f/2.0 e um sistema laser que possibilita foco instantâneo para fotos claras e nítidas, modo de embelezamento ,modo Selfie Panorama, lente frontal com abertura f/2.2, ângulo de visão de 88 graus para capturar selfies panorâmicas com um campo de visão de até 140 graus, processador Qualcomm Snapdragon 615 octa-core e 3GB de RAM, com tela Full HD de 5,5”.

– Zenfone 2 Laser:  com câmera traseira de 13 megapixels,  foco automático laser, tela de 5,5 polegadas, protegida com Corning® Gorilla® Glass 4 para mais resistência e durabilidade, e processador Qualcomm® Snapdragon™ e 2GB de RAM para desempenho máximo.

– Zenfone 2 Deluxe:  com acabamento único colorido e multifacetado com 500 polígonos, tela de 5,5” Full HD IPS, câmeras PixelMaster de 13 megapixels/5 megapixels, processador Intel® Atom de 2,3 GHz com 4GB de RAM, conectividade 4G/LTE e 128GB de armazenamento interno.

Smartphones Preço sugerido Disponibilidade
ASUS Zenfone 2 (4GB RAM/32GB) R$ 1.499,00 imediata
ASUS Zenfone 2 (4GB RAM/16GB) R$ 1299,00 imediata
ASUS Zenfone 2 Deluxe (4GB RAM/128GB) R$ 1.999,00 imediata
ASUS Zenfone 2 Laser (2GB RAM/16GB) R$ 899,00 Setembro
ASUS Zenfone 2 Deluxe Special Edition (4GB RAM/256GB) Não anunciado Setembro
Acessórios Preço sugerido
ASUS Zenflash R$ 99,00
ASUS Lolliflash R$ 49,99
ASUS ZenPower R$ 98,00
ASUS View Flip Cover R$ 79,00
ASUS ZenEar R$ 24,99

Disponível nas cores preta, dourada, cinza, vermelha e branca.

Para saber mais sobre o lançamento do Zenfone 2 no Brasil clique : #Zenfone2Brasil -FB; #Zenfone2Brasil – Inst; #Zenfone2Brasil – Twitter;  #FenomenoZ – FB;  #FenomenoZ – Inst;

Zenfone 2

R$1.299,00
10

Nota

10.0/10

Pros

  • Bastante ergonômico
  • Smartphone high-end por suas especificações top
  • Conjunto poderoso de hardware
  • Câmeras bacanas
  • Possibilidade de customização

Cons

  • Acabamento não é top de linha como as especificações

One thought on “Review Zenfone 2 da ASUS #zenfone2brasil

  1. Ótimo review! Seria interessante uma comparação com celulares da mesma faixa de preço. Estava interessado em trocar de aparelho e a sua análise ajudou bastante!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com