Desafio São Paulo de Mobilidade da Ford na reta final das inscrições

O Desafio São Paulo de Mobilidade promovido pela Ford está na reta final de inscrições – que podem ser feitas até 08 de setembro de 2015, pelo site http://saopaulo-national.devpost.com, a ação  faz parte do programa Innovative Mobility Challenge, que incentiva a criação de soluções para melhorar a mobilidade nas grandes cidades ao redor do mundo.

O concurso é um convite aos desenvolvedores de aplicativos a pensarem em ideias inovadoras que combinem o uso de carro e de transporte público na capital paulista. Assim como realizado em outros países, o projeto da montadora tem como objetivo buscar soluções para o deslocamento nas grandes cidades.

 

Como participar

No Desafio São Paulo, os projetos serão avaliados por um júri especializado em tecnologia e mobilidade urbana, seguindo critérios como qualidade da ideia, criatividade, originalidade, implementação e potencial de impacto. Os três primeiros colocados, receberão, respectivamente, os prêmios de R$ 30 mil, R$ 20 mil e R$ 7 mil. Haverá ainda uma escolha popular, que contará com um prêmio de R$ 2 mil.

Tanto as inscrições como a votação serão feitas por meio do site ChallengePost (acessado neste link). Para participar do Desafio São Paulo de Mobilidade é preciso ter no mínimo 18 anos e residir no país. O concurso está aberto também a organizações. Além do app, junto com a inscrição é preciso apresentar um vídeo que demonstre suas funcionalidades e características principais.

Soluções de mobilidade ao redor do mundo

O Ford Innovative Mobility Challenge, série de desafios da empresa, já promoveu dez concursos ao redor do mundo, sempre com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para os principais problemas de mobilidade nas grandes cidades. Em Déli, na Índia, por exemplo, o objetivo era criar um app que ajudasse no socorro de vítimas de acidentes de trânsito. O vencedor foi o Flare, que possibilita o envio de fotos e informações sobre o incidente para um rápido atendimento por parte dos serviços de emergência.

Também no país indiano, na região rural de Tamil Nadu, a proposta foi desenvolver uma solução para os cuidados de saúde da população, utilizando a tecnologia móvel para a melhoria do acesso de veículos ao local. O software escolhido foi o SimPrints Solutions for Community Health Workers, que permite aos agentes de saúde o uso de um leitor portátil de impressão digital para identificar um paciente e o seu histórico.

Já em Los Angeles, nos Estados Unidos, os concorrentes tinham o desafio de desenvolver uma solução para a falta de vagas de estacionamento da cidade. A ideia vencedora foi o aplicativo CrowdPark, que oferece a possibilidade de pagamentos móveis pelo serviço – como a Zona Azul, em São Paulo – e o monitoramento do tempo de permanência no local.

Além do desafio na capital paulista, a Ford também está promovendo o Accessory Challenge, na Austrália. A empresa convida os desenvolvedores a criarem um acessório ou aplicativo que aumente a conscientização do motorista em regiões remotas ou sobre terrenos acidentados. O objetivo principal é melhorar a autossuficiência do condutor em situações difíceis, como falha elétrica e condições perigosas das estradas e meteorológicas.

A série de desafios faz parte do Ford Smart Mobility, plano da empresa que busca soluções de conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e Big Data (gerenciamento de grande volume de dados) por meio da inovação. O intuito é desenvolver soluções e aplicá-las no dia a dia da mobilidade das grandes cidades, com veículos que comuniquem-se e sejam seguros para o usuário. Mais de 400 projetos foram inscritos ao todo. Em todo o mundo, as premiações destinadas aos vencedores excedem os US$ 200 mil.

Via.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com