Exposição Reverta – Arte e Sustentabilidade em Sampa

A Exposição REVERTA, que acontece desde o dia 16 de maio e vai até o dia 5 de julho, de terça a domingo, de 9h às 17h realizada na Oca, no Parque Ibirapuera na cidade de São Paulo.

A exposição une a arte contemporânea e a sustentabilidade para provocar a reflexão sobre o processo envolvido na produção, descarte, destinação e reciclagem dos resíduos sólidos pós-consumo.

Para oferecer maior interatividade aos visitantes, a REVERTA contará com dois games desenvolvidos exclusividade para a exposição: o “Doti Doti no Gaea (Lixo na Terra, 2015)”, feito pelo coletivo paulista Loud Noises, e a web arte “matryoshkas.art.br” (2015), do artista visual Andrei Thomaz.

 No primeiro deles, a personagem principal é Gaea e o jogador precisa combater o descarte incorreto de resíduos. Criado como uma teoria jogável, este game representa um sistema de produção, consumo e reciclagem que precisa ser mantido em equilíbrio para que a natureza não seja destruída.

O consumo exagerado e o descarte incorreto podem fazer com que o lixo fique incontrolável, aumentando a dificuldade do jogo. Neste momento, o jogador deve solucionar o desequilíbrio eminente, reciclando suas próprias ideias para transformar a sociedade, a fim de salvar a vida de Gaea.

Já a web arte “matryoshkas.art.br” (2015), de Andrei Thomaz, o jogador assume o papel de quem trabalha com a triagem de resíduos recicláveis. . Embalagens e outros materiais são apresentados em série, uns dentro dos outros, lembrando as bonecas russas (matryoshkas). A dinâmica rápida e constante da esteira que traz diferentes tipos de lixo pode ser associada ao ritmo da produção industrial

A web arte será apresentada em uma instalação na REVERTA com sensor de movimento (Kinect). Todas as figuras aparecerão divididas ao meio e, como num jogo da memória, o jogador precisa achar as imagens correspondentes usando as mãos. Ao surgir um objeto que demanda um descarte especial, como as lâmpadas fluorescentes, o público precisa dar um chute para se livrar do resíduo.

A seguir, um breve resumo dos dois games:

  • Loud Noises – Coletivo paulista que tem como objetivo desenvolver pesquisas e trabalhos sobre games que subvertam temas e conceitos de jogabilidade. O game “Doti Doti no Gaea (Lixo na Terra)” (2015), feito pelo grupo, representa um sistema de produção, consumo e reciclagem que precisa ser mantido em equilíbrio para que a natureza não seja destruída.
  • Andrei Thomaz – Artista visual e professor no Istituto Europeo Di Design em São Paulo. Traz para exposição a web arte “matryoshkas.art.br” (2015), que coloca o público no lugar de quem trabalha com a triagem de resíduos recicláveis.

 Serviço:
Exposição REVERTA

Data:
16 de maio a 5 de julho
Horário: 9h às 17h (de terça a domingo)

Como chegar

Pedestres: Portões 2, 3, 4, 6, 7A e 10

Metrô: As estações de Metrô próximas são Santa Cruz, Vila Mariana, Ana Rosa, Paraíso, Brigadeiro, que funcionam de segunda a domingo das 6h às 0h.

Veículos: Portões 3 e 7A (Veja os bolsões de estacionamento – Zona Azul:
http://www.parqueibirapuera.org/parque-ibirapuera/estacionamento-do-parque-ibirapuera/

Pessoas com mobilidade reduzida: Estacionamento Zona Azul: R$3,00 por 2h. Dias úteis das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados das 8h às 18h.

Ônibus: Confira a linha mais próxima no site da SPTrans: http://www.sptrans.com.br/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com