Dispositivos móveis furam fila na hora de pagar

Muitos viciados em compras acusam os computadores e apetrechos similares de serem verdadeiros estraga-prazeres. Preferem os corredores das lojas, as prateleiras de supermercados, o burburinho dos experimentadores de roupa ao frio clique do mouse no momento de fornecer os dados do cartão de crédito e finalizar a aquisição. Sem falar que saem na hora com os produtos adquiridos e não precisam esperar dias pela entrega, que nem sempre é feita na data prometida.

Porém, os reticentes às experiências do comércio eletrônico poderão ter que sucumbir a uma ferramenta desenvolvida pelas lojas especializadas nesse segmento, mas que vai ajudar também àqueles que preferem fazer compras ao vivo e em cores. É uma tecnologia de pagamento para dispositivos móveis capaz de ajudar a furar as desagradáveis filas do caixa e, de quebra, ainda oferecer algumas vantagens extras.

NFC aumenta eficiência de pagamento e cria fidelização do cliente

A tecnologia usada em aparelhos como os celulares do tipo smartphone recebeu o nome de NFC (Near Field Communication). Em uma tradução literal seria Comunicação por Campo de Proximidade, ou, em uma adaptação livre, tecnologia de pagamento sem contato. Nela, com o dispositivo móvel, o cliente faz o pagamento sem ter que inserir qualquer cartão ou colocar seu aparelho em outro apetrecho dispensando, inclusive, o auxílio de terceiros.

De acordo com o relatório “Retrato de um consumidor móvel”, produzido por vouchercloud, os varejistas já têm feito grandes investimentos nesse sistema, disponível em aproximadamente 6,7 milhões de pontos de venda. A expectativa é de que esse número chegue a 44,6 milhões até 2017.

Atualmente, 90% dos consumidores que possuem smartphones já usam seus aparelhos para atividades que são consideradas como uma pré-compra como, por exemplo, verificar a localização da empresa ou checar seu horário de funcionamento.

Venda de smartphones deve aumentar uso da tecnologia

Além de facilitar a vida do cliente na hora do pagamento, os aparelhos que permitem o uso da tecnologia NFC são ferramentas importantes para programas de fidelização, pois ajudam a medir o volume de compras, produzir relatórios sobre acúmulo pontos, facilitam o resgate e geram cupom de desconto, entre outras facilidades.

E a tendência é de que crescimento no uso desse tipo de dispositivos. No ano passado, a venda de smartphones no Brasil foi 123% maior que em 2012, chegando a 26,5 milhões de unidades negociadas. Foi a primeira vez no país que foram comprados mais aparelhos desse tipo que celulares comuns. Esse recorde deve ser quebrado em 2014, o que provavelmente irá aumentar ainda mais o uso da tecnologia.

Portrait of a Mobile Consumer – An infographic by the team at vouchercloud

Fonte:  “Retrato de um consumidor móvel”, produzido por vouchercloudbr.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com