Dicas para proteger smartphones Android

Dicas para proteger smartphones Android

· Configure o acesso e o bloqueio automático do aparelho: para evitar que outras pessoas acessem as informações do dispositivo, é importante usar uma senha, que pode ser numérica, alfanumérica (com números, letras e caracteres especiais) ou um padrão-chave de desenho (ligação de pontos). Neste último caso, recomenda-se configurar o dispositivo de modo que o caminho riscado não seja exibido, para evitar que qualquer pessoa veja a união dos pontos.

· Realize atualizações periodicamente: as atualizações do sistema são essenciais para não deixar o smartphone vulnerável. Por meio dessas atualizações, os programadores corrigem bugs como falhas de segurança que permitem ao invasor acessar o dispositivo e roubar informações pessoais. Para atualizar os aplicativos, o usuário deve abrir o Google Play, no menu ‘Meus Aplicativos’, e realizar as atualizações. Já o sistema operacional é atualizado automaticamente pelas operadoras e fabricantes.

· Verifique os aplicativos e suas permissões: quando for instalar aplicativos é necessário considerar dois pontos: a sua origem e as permissões exigidas. Recomendamos o uso da loja oficial e confiável para efetuar downloads. Por sua vez, quando instalar um aplicativo do Google Play, por exemplo, uma janela de permissão imediatamente apresentada pelo aplicativo. É aconselhável ler os Termos e Condições antes de aceitá-lo.

· Evite ativar a geolocalização: há aplicações que solicitam ativar o serviço de geolocalização, por meio do qual é possível determinar a localização geográfica do dispositivo. Essa opção é usada, por exemplo, para encontrar um equipamento perdido. No entanto, esse recurso também permite que cibercriminosos localizem pessoas e pratiquem crimes. Portanto, é aconselhável evitar essa funcionalidade e sempre verificar se os serviços que a utilizam são confiáveis ​​e adequados.

· Proteja o cartão SIM: além da senha de acesso ao equipamento, o usuário deve definir uma senha de acesso ao cartão SIM, pois assim o usuário pode evitar a falsificação e roubo de identidade. É indicado usar uma senha forte (com letras, números e caracteres), o que evitará o vazamento de informações em caso de perda, roubo ou furto do equipamento.

· Configure a segurança do navegador web: algumas práticas recomendadas para implementar no navegador do dispositivo são: ter uma solução de antivírus capaz de analisar as conexões e arquivos em execução; desabilitar a execução de Java e Flash automaticamente; acessar apenas sites HTTPS; desativar a opção de lembrar de senhas; e desativar a opção de ativar localização.

· Faça cópias de segurança: realizar backup periódico dos dados e informações contidos no smartphone é uma ótima prática, porque isso permite recuperar essas informações no caso de incidentes com o equipamento.

· Apague dados ao vender ou trocar o equipamento: para isso é preciso entrar em Configurações/Privacidade e selecionar as funcionalidades de fábrica. É necessário também apagar dados do cartão de memória.

Dicas via ESET

One thought on “Dicas para proteger smartphones Android

  1. Eu estou meio chateada com esse samsung galaxy, justamente por achar que está cheio de falhas de segurança… Já fiz tudo o que sugeriram, cheguei a formatar, mas o sistema continua muuuuito lento e aparecem, do nada, aplicativos que eu nem havia instalado! Estou pensando seriamente em trocar por um iPhone… 🙁

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com