Como escolher uma câmera digital

Na hora de escolher qual câmera digital comprar, você precisa determinar  como irá utilizá-la, ou seja, qual o tipo de fotografia que vai tirar, em quais tipos de ambientes irá geralmente fotografar, quais os tipos de recursos está procurando,  quão importante é o tamanho e portabilidade da câmera e o mais importante, qual é o seu orçamento.

A qualidade de uma câmera digital é basicamente definida através da  resolução,  abertura da lente,  zoom da lente,  qualidade da lente,  software e sensibilidade do CCD.

Resolução
Quase todas as câmeras digitais usam sensor de CCD ao invés de utilizar o antigo filme, sendo a resolução o número de pixels capturados na imagem. Sendo assim, quanto mais pixels, mais detalhada a imagem pode ser.

* 1.3 Megapixel = 1280×960: 4×6 Grande, 5×7 é aceitável.
* 2 Megapixel = 1600×1200: Pretty 8×10 boa.
* 3 Megapixels = 2048×1536: 8×10 Grande, 11×14 boa.
* 4 Megapixels = 2272 x 1704: Grande 11×14, e 16×20 é aceitável.
* 5 Megapixel = 2560×1920: Pretty 16×20 boa.
* 6-10 Megapixels – limitados pela lente e pelos pixels.

Abertura da objectiva
A abertura de uma lente, medida em f/números (ex: f/2.0 ou f/3.5),  é a sua abertura máxima. Quanto maior for a abertura, mais luz é coletada, e menos luz você precisa na hora de tirar a  foto.

Por exemplo, uma abertura  f/2.0,  significa que a abertura da lente é a metade do comprimento focal da lente, assim, números menores significam aberturas maiores das lentes.

Ao utilizar lente de grande abertura, o usuário pode disparar fotos sem flash em ambientes fechados, e estas irão parecer  mais natural do que fotos com flash.

Câmeras com zoom, muitas vezes têm uma série de aberturas máximas constantes, tais como f/2.5 – f/4.0, isso significa a abertura máxima, na configuração de ângulo mais amplo é f/2.5, e a abertura máxima para o valor mais telefoto é f/4.0.

Lente com zoom
Uma lente com zoom tem uma distância focal variável que determina a ampliação. Uma distância focal curta é uma lente grande angular, excelente para fotos com o visual  grande. A distância focal é uma lente telefoto que permite tirar uma foto de um objeto ou pessoa distante.

Uma lente de zoom permite combinar esses dois e tudo entre em uma única lente ajustável. Por exemplo, se a câmera possui um zoom de 3x, significa que o maior comprimento focal é 3 vezes mais curta.

A maioria das câmeras digitais tem um zoom de 3X, com uma distância focal de cerca de 35 mm a 105 mm. 35 milímetros é um ângulo modesto de largura, e 105 mm é uma teleobjetiva modesta.  Câmeras com superzoom têm zoom extremo com  intervalos de 8X e 10X, geralmente com comprimento mínimo focal de cerca de 35 milímetros.

Já as câmeras Digital SLR quase sempre têm lentes intercambiáveis que permitem escolher a distância focal desejada.

O zoom digital recorta a imagem na câmera, coisa que o usuário  pode fazer utilizando um software depois de ter transferido as imagens para o computador.

Ao utilizar lentes com longas distâncias focais, geralmente o usuário necessitará de  um tripé ou monopé , um número crescente de câmeras com zooms extremos, ajudam a estabilizar as lentes compensando assim a vibração da câmera. Uma boa estabilização pode fazer uma diferença notável na nitidez da imagem.

– Ultracompactas : possuem zoom de cerca de 3X.
– Superzooms: posuem  zoom de aproximadamente 10X – 12X,  permitem tirar fotos onde o objeto/pessoa esteja distante.
– SLRs digitais: possuem uma grande variedade de lentes e você pode tirar belas fotos com menos luz.

Lente de Qualidade
Lentes com a mesma distância focal e abertura podem diferir substancialmente em qualidade e ao contrário de abertura e alcance de zoom, você não consegue ler a qualidade da lente da câmera de caixa. Os dois melhores abordagens para conseguir uma boa lente são (1) ler comentários, e (2) ficar com as fabricantes de câmera mais conhecidas e respeitáveis.

Software
O software embutido na câmera é muito importante , já que ao tirar uma foto digital uma quantidade razoável de computação está envolvida,  como equilíbrio de cor e brilho da cena, compensação de cor , entre outros.

Tipos de mídia

CompactFlash (CF), SmartMedia  (SM), MultiMedia Card (MMC), Secure Digital  (SD), MemoryStick e eXtreme Digital (xD-Picture).

Onde comprar
Na hora de comprar sempre é bom pesquisar onde tem câmeras digitais com cupom de desconto, você poderá encontrar preços mais acessíveis, que tal dar uma olhada no cupom desconto americanas ou no cupom desconto efacil?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com