NokiaCamp 2009 – O evento

No dia 24/10 ocorreu no Espaço Wynn, em São Paulo o 2º Nokia Camp, evento dividido em duas partes, sendo que a primeira contou com a presença de 50 convidados, entre eles blogueiros, administradores de fóruns e moderadores de comunidades que fazem parte do Nokia Social Media Connections, o programa de relacionamento da Nokia com produtores de conteúdo em mídias sociais.

Mona Dorf, jornalista e apresentadora, foi mestre de cerimônia do evento e iniciou falando que que o objetivo do evento era ser um encontro dinâmico e intenso, em seguida chamou ao palco, Edmar Bulla, Gerente de Marketing Digital da Nokia Brasil, que deu boas vindas aos participantes e informou que o “principal objetivo do encontro era colocar a disposição uma arena em função da democracia de idéias” e que a discordância faz parte da troca de idéias e através dela que pode-se crescer, afirmou ainda que a missão da companhia é “conectar pessoas a outras pessoas e conectar pessoas ao que realmente é importante para elas”.

Após Edmar Bulla, subiu ao palco Pekka Somerto, VP de Marketing Global da Nokia, estrategista de todo marketing digital global da empresaa, que fez a apresentação utilizando ajuda de recurso visual dos monitores instalados em cada lado do palco.

Pekka acredita que dentro de alguns anos, talvez em 2015, a internet será o principal meio que as pessoas utilizarão para se comunicarem, a principal plataforma para arquivar, compartilhar e acessar mídia e que o celular será o principal meio para acessar a internet e partindo desse princípio a internet irá tornar-se um ponto natural de convergência, objetos inteligentes irão interagir com os usuários e o habitat natural irá convergir com a tecnologia de forma bem mais natural do que atualmente.

crédito Rodrigo Toledo

Os serviços estarão a disposição dos consumidores de forma bem mais personalizada, bem mais filtrada e a criação de serviços e o consumo dos mesmo será uma fusão, as pessoas serão bem mais ativas nas redes sociais e a Nokia está sempre em busca de transformação e usa a experiência dos usuários e o feedback recebido na hora de pensar em seus produtos.

Segundo Somerto, a missão da Nokia, é conectar pessoas, lugares e tempo e que a empresa tem essa missão por ter a condição de torná-la realidade (“…connecting more people because we know how to do it and because we can do it.”) e um dos passos para fazer isso, foi a pesquisa realizada com 100.000 consumidores em 27 países.

O  VP de Marketing Global  ainda falou sobre o netbook da empresa e que o objetivo da mesma é fazer algo mais diversificado do que encontramos hoje no mercado, da preocupação nos produtos em geral, não apenas com o hardware, mas também na parte de serviços relativos ao entretenimento, sobre as parcerias da Nokia (inclusive com a  Microsoft), explicou que o Maemo (sistema operacional baseado em Linux) não vai substituir o Symbian, falou sobre o Nokia Money, serviço que possibilitará operações bancárias,  da revolução do Comes With Music e da Nokia Music Store.

Fomos informados também que os consumidores que adquirem o Nokia5800ComesWithMusic ou o N97, tem acesso durante 1 ano para baixar quantas  músicas oficiais e licenciadas  desejarem, através da Nokia Music Store.

Pekka Somerto falou também sobre o OVI (em filandês significa porta), o portal de aplicativos gerenciado pela empresa que agrupa um conjunto de serviços de venda de conteúdos online,  onde os usuários cadastrados podem comprar e baixare músicas direto no celular,  comprar jogos, mapas entre outros, inclusive o consumidor pode testar os jogos antes de comprá-los, voltando novamente a missão da Nokia, disponibilizando soluções e serviços ajudando com que as pessoas continuem conectadas, utilizando uma única conta  para acessar todos os serviços oferecidos. Deu uma geral nos projetos que estão sendo desenvolvidos e nas tendências da Nokia para o futuro.

Depois da apresentação do VP de Marketing Global da empresa, os participantes tiveram a oportunidade de fazerem algumas perguntas e em seguida todos foram convidados para um brunch.

Após o brunch, por volta das 14h iniciou a segunda parte do evento, que contou com a participação de mais 150 convidados que tinham a sua disposição acesso a aparelhos fixados em uma bancada central, para terem a experiência de manusear o mesmo, além de painéis temáticos (Messaging, Música, Aplicativos e widgets, Mapas e Vídeo/Fotos), hotspots de rede sem fio, e um ambiente central onde ocorriam debates moderados por Mona Dorf, em uma espécie de desconferência, onde qualquer convidado podia sentar-se e compartilhar suas idéias e visões.

Os debates, que duraram cerca de 3 horas, tocaram em assuntos variados, passando por twitter, campanha eleitoral de 2010, mídias sociais, monetização mobile, eletrônica, entre outros  e contaram com a participação de diversos players de mídias sociais, como Nick Ellis, Carlos Cardoso, Jonny Ken, Dani Koetz, Samantha Shiraishi, Cynara, Daniel Bender, Wagner Fontoura, Gabriel Tonobohn, José Antônio, entre outros.

crédito Silvio Tanaka

Ao mesmo tempo, aconteciam os painéis:

  • Aplicativos e Widget: Rodrigo Toledo e Ricardo do INDT (Instituto Nokia de Tecnologia) falaram sobre widgets para o Nokia N97 , o Ricardo mostrou alguns projetos que foram realizados pelo Instituto e deram a dica para quem quiser desenvolver aplicativos para cessar o www.forum.nokia.com.
  • Mapas: informaram a respeito da licença que não será apenas para o Brasil, mas para toda a América Latina/Central pelo mesmo preço, inclusão de objetos 3D (provavelmente segundo semestre de 2010), informação de trânsito em tempo real, e os participantes tinham a oportunidade de ter uma experiência real no caro da Naviteq e entender como funciona a coleta de dados da empresa, mapeamento das ruas, para o Nokia Mapas.
  • Música: durante o painel foi apresentado vídeo sobre mashup, falou sobre o Comes With Music, e Bruno E. destacou que “O artista agora tem que ser responsavel por sua carreira”.
  • Vídeo/Foto
  • Messaging

Por volta das 18h o comediante Danilo Gentili compareceu ao evento para um tipo de bate papo descontraído com os participantes, falou sobre a importância do twitter como ferramenta de divulgação, ao mesmo tempo que também comentou sobre o movimento #forasarney que aconteceu na mesma plataforma e não deu em nada e os usuários parecem que esqueceram, parabenizou o Jonny Ken pelo excelente trabalho que ele faz com o Migre.me, falou sobre CQC, comédia, Davis Reimberg, …

Após a participação do Danilo, foi a vez do pocket show do DJ Bruno E. com a cantora Patrícia Marx e um happy hour descontraído.

crédito Wagner Fontoura

Realmente a convergência fez parte dos debates, a infra-estrutura foi muito bem planejada, inclusive na entrada do evento, na primeira parte, era oferecido aos participantes fones de ouvido para tradução simultânea. A Nokia líder mundial no mercado de celulares, nesse evento conseguiu atingir a missão, conectando pessoas, lugares e tempo, o evento pode ser acompanhado via Twitter, mas o highlight foi quando Pekka Somerto, apresentou o Nokia N900, que infelizmente não tem previsão de ser lançado no Brasil, mas você pode ler o review sobre o produto no Free Bird.

Como o post ficou extenso, poucas imagens foram inseridas, recomendo a Galeria de fotos da Nokia Brasil no Flickr com fotos de Silvio Tanaka.

Abaixo você pode ver as imagens do kit que recebi antes de ir ao evento, que contava com um aparelho N97 (em breve review aqui no Geek Chic) e uma jaqueta da Nokia.

4 thoughts on “NokiaCamp 2009 – O evento

  1. Pingback: Veridiana Serpa
  2. Pingback: Renata Ruiz
  3. o n97 é lindo… mas to feliz com o meu 5530
    nokia… connecting people 🙂
    ;*

  4. Pingback: Veridiana Serpa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com