Microsoft – Coletiva de Imprensa Windows7


Não é nenhuma novidade que o mundo está se transformando, eu considero isso a renascença de nossos tempos, essa é a digital, onde as midías sociais por uma série de fatores faz com que antigos paradigmas sejam questionados surgindo assim novas oportunidades. No mundo dos negócios isso se reflete em empresas que criam canais com os seus clientes e para mim ficou claro que a microsoft está fazendo isso.

O lançamento teve cobertura das mídias sociais, blog/twiter próprio, blogs existentes,  tv a cabo, mídia imprensa, cinema e campanha online com cobertura ao vivo do lançamento.

No dia 21/10 fui representando o Geek Chic na Coletiva de Imprensa do Lançamento do Windows 7, que ocorreu no Morumbi em São Paulo. O mestre de cerimônia, Marcelo Tas nos apresentou entre outros:

Michel Levy, Presidente da Microsoft (Brasil)
Darren Huston, Vice Presidente Global Corporativo C&O Consumer & Online da Microsoft
Osvaldo Barbosa, Diretor da área de consumo da Microsof (Brasil)
Galileu Vieira, Gerente de Novas Tecnologias da Microsoft (Brasil)

Michel Levy deu inicio com a informação que o produto estaria disponível ao consumidor a partir de meia noite (22/10/09), e que mais de 4 mil pontos de vendas disponibilizariam o produto no Brasil, comentou que o lançamento aconteceu simultaneamente no mundo inteiro.

Também falou sobre achar informação de uma forma mais fácil , pessoas usam computador, alguns mais organizados que outros e todos podem se dar bem com o Win7, mostrou o sistema de busca, programas recentes disponíveis, pré-vizualição dos arquivos, programas muito utilizados disponíveis na barra de tarefas, recursos do Messenger, ao passar o mouse que possibilita a visualição das janelas, busca na internet comparando com arquivos. Citando-o “Com Windows7 a vida ficou mais fácil”.

Darren Huston é responsável pelo posicionamento global do seguimento de busca, de vendas de publicidade online e marketing de produtos voltados ao consumidor que inclui Windows, Windows Phone, MSN, Windows Live, liderando 3 mil profissionais em 40 países diferentes.

Darren iniciou falando da importância desse dia e sobre o background por trás do desenvolvimento do Windows 7, do aproach que a empresa teve para trazer ao público um produto de qualidade e que o mais importante é que um produto que reflete o que os usuários desejam, e como a cada dia que passa mais computadores estão conectados utilizando banda larga, foi necessário escutar consumidores de diferentes partes do mundo.

Foi a maior interação com os usuários na historia da companhia, foram dezenas de milhares de horas fazendo entrevistas online com consumidores de mais de 100 países, no total foram 8 milhões de usuários e o desenvolvimento do Windows 7 foi baseado no feedback que receberam através deles, levando em consideração todos pontos importantes para os usuários, como por exemplo, desde o tempo que leva para o computador atualizar, navegar, checar um email ou até mesmo desligar.

Ficou claro que o foco era simplificar as tarefas que os usuários estão acostumados a fazer trazendo uma experiência de simplicidade e confiabilidade para o usuário nas mais diversas áreas, desde o porta retratos digital da  mãe que mora em outro estado, o aparelho de som da sua casa, o fax, TV, impressoras e qualquer aparelho que possua conectividade com o windows 7. O modelo é incrivelmente simples, e o objetivo é que você possa fazer mais com o seu computador e da forma mais simples possível.

Uma série de novas funcionalidades destacam o Windows 7, embora ainda não muito compreendidas, vão revolucionar a forma como as coisas são realizadas. Entre elas se destacam o suporte multi-touch, TV multimídia, homegroup e um controle granular para os Pais sobre as atividades dos seus filhos.

Darren lembrou a importância para a Microsoft do mercado Brasileiro que hoje ocupa a quinta posição no mercado global e projeções indicam que estará denro de 3 anos ocupando o terceiro lugar, atrás apenas dos EUA e China.

Segundo Marcelo Tas, o IDC confirmou que o lançamento do Windows 7 vai causar um impacto de 285 mil novos postos de trabalho no Brasil, 21% da oferta de trabalho na àrea de TI será relacionado a esse sistema operacional em 2010,  e cada dolar da receita gerado com Win7 no Brasil gera outros $21 de impacto no mercado de TI brasileiro.

Osvaldo Barbosa falou sobre os diferentes modelos da linha do Windows 7:
Home Premium – Consumidores pessoais
Professional – Negócois e Profissionais liberais
Starter – Netbooks (disponivel pré instaladado em produtos dos montadores de PC)
Home Basic – uma solução mais simples e mais barata (disponivel pré instaladado em produtos dos montadores de PC)
Enterprise – Usuários Corporativos (Licenças de Volume disponíveis para 5 ou mais computadores)
Ultimate – Power User, Entusiastas (essa versão e a enterprise são idênticas)

Ele lembrou que a melhor forma de adquirir o Windows 7 é comprar um computador novo, pois o sistema já vêm pré-instalado e assim o custo do sistema operacional estaria nos 10% do valor do computador e garante que funcione com os drivers específicos fornecidos pelo fabricante. Lembra que 95% das máquinas vendidas no varejo são capazes de rodar o windows 7 e que 148 modelos de computadores de fabricantes diversos no Brasil possuem o selo de compatibilidade com o Windows 7.

Já para os consumidores que desejam comprar a caixa, ele diz que a empresa manteve os preços utilizados no Windows Vista, os requerimento de hardware são os mesmos do Vista, ou seja processador de 1Ghz com 1GB de memória RAM

A Microsoft atualiza as formas de validação do sistema operacional, os usuários do produto genuíno tem o direito de usar o windows security essencials que segundo eles é o mais avançado sistema de proteção contra vírus e malwares disponível no mercado. Os usuários genuínos tem acesso a todas as atualizações através do Windows Update, garantindo ao usuário uma experiência de segurança ao longo da vida do sistema operacional e lembra que só o usuário com o Windows genuíno tem suporte da Microsoft e de parceiros. Esse conceito do usuário genuíno foi desenvolvido aqui no Brasil.

Galileu Vieira, Gerente de Novas Tecnologias da Microsoft Brasil, falou sobre segurança e demonstrou situações onde o IE8 intercepta e bloqueia instalações de malware, detalhes sobre o Microsoft security essencial e como ele protege o usuário. Também mostrou como o controle dos pais pode ser configurado junto a conta dos filhos ofereçendo monitorando remoto, relatório de navegação (internet, Messenger, emails), podendo liberar ou não remotamente oas acessos, além de poder configurar os tipos de jogos, programas e sobretudo limite de tempo.

No final teve um sessão de Perguntas e Respostas e também um showroom onde 7 fabricantes nacionais demostraram os seus modelos de computadores.

Posso dizer que fiquei impressionado e morrendo de vontade para trocar de máquina para poder participar dessa nova experiência, esse é o próximo passo.

4 thoughts on “Microsoft – Coletiva de Imprensa Windows7

  1. Pingback: Veridiana Serpa
  2. Pingback: Blogopolis

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com