Erro de backup do Time Machine com Time Capsule

NewImage

Aí eu sempre comento com alguém, que está falando sobre backup e como é chato ter que fazer esta tediosa tarefa de copiar arquivos, sobre a dupla Time Capsule e Time Machine. É uma união vencedora que resolveu todos os meus problemas. Ok, quase todos.

Time Capsule é o roteador wireless da Apple que além de me conectar à internet através do modem ADSL do Velox, ainda me oferece um disco de 2 TB para eu fazer backup do meu iMac.

Já o Time Machine é uma funcionalidade do OS X, sistema operacional da Apple para computadores, que de hora em hora realiza o backup do arquivos modificados neste período. 

A dupla vencedora se forma quando você diz para o Time Machine realizar o backup no Time Capsule. O Time Capsule não é necessário, pois você pode atingir o mesmo resultado usando um HD externo, mas convenhamos, usar um disco externo através da rede wireless é prático pacas! Você não precisa fazer absolutamente nada!! Papo sério.

Acontece que nem tudo são flores. De vez em quando o Time Machine dá uns erros e se recusa a fazer sua mágica. Nos últimos dias tenho recebido a mensagem da imagem acima. Claro que não a capturei do meu computador, mas a mensagem é a mesma: “Não posso fazer o backup, por que o arquivo está em uso.” #chora

Ora pois, como pode o arquivo de backup estar em uso se só EU acesso o dito e eu não estou acessando? Imaginei que a mensagem de erro fosse um “erro” (não é pleonasmo!) e a ignorei por longos dias. Hoje ela me irritou e resolvi pesquisar.

Google, digita, clica e Oh! Solução mais fácil do que pão com meleca. Basta desligar o Time Capsule e religá-lo que o problema desaparece. 

Após a intervenção, o backup começou e tudo voltou ao normal. Mágica do pomar com solução à lá Microsoft. Quem diria. ;-)


Outras noticias para a semana 20 de 2013

Esta semana algumas noticias não viraram artigos, mas nem por isso deixam de ser interessantes. Confira abaixo a listinha de links para as notícias :

» Google+ gets revamped with over 41 new features – SlashGear
Não acho que vão ameaçar o facebook com estas mudanças.

» Preview ? Hello World ? Google Maps
Google maps vai mudar. Ainda vai demorar, mas vai mudar.

» Tradução para Klingon entra no site de buscas Bing – Jornal O Globo
Noticia super supimpa e vital pra o dia a dia. Só que não.


Dicas para fazer Time Lapse com GoPro

NewImage

No feriadão eu viajei à convite da Ford para conhecer o New Fiesta que foi apresentado à mídia durante a realização dos X Games. Coloquei a GoPro pra funcionar e além de gravar dois time lapses, gravei alguns vídeos e capturei algumas fotos.

Coloquei a à prova durante um passeio de barco onde fiquei completamente encharcado e também andando na passarela que fica entre as duas quedas d’água mais famosas do parque nacional. Durante o passeio percebi que eu não era o único no grupo com GoPro no bolso. Também percebi que a GoPro é fantástica para quem viaja sozinho, pois esticando o braço pra longe e apontando ela pra si mesmo você sempre sai na foto. Não tem como errar. Vi muita gente fazendo isto. 

Para tirar fotos não é muito prático, pois não tem como saber se a imagem ficou boa, mas para gravar vídeo fica ótimo. Como os cartões de memória hoje em dia são enormes, o que você sai tirando várias fotos e descarta depois as que ficarem ruins depois de transferir para o computador. Uma coisa certa: Você vai sair como um borrão escuto se tentar tirar uma foto de si mesmo na frente de um fundo muito claro. Numa câmera digital normal você compensaria este problema utilizando o flash, coisa que a GoPro não tem!

Durante os time lapses que capturei percebi que você precisa ficar atento aos detalhes para garantir que a captura do seu time lapse vai sair bom. Anote:

  • Se você for fazer uma captura que começa durante o dia e termina à noite, recomendo ajustar o tempo de captura para ter intervalo mínimo de 2 segundos. Abaixo disto o time lapse noturno se resumirá a um borrão preto. Também só tem duas configuração abaixo disto, sendo que uma delas requer um cartão de memória compatível com a velocidade de gravação das imagens. Então não tem como errar.
  • Time Lapse com a GoPro presa no carro é muito bacana, mas você precisa ter atenção ao paragrafo anterior. Se você for passar por um túnel, vai ficar ruim, pois a melhor configuração para time lapse dirigindo é a captura de uma imagem por segundo. Qualquer coisa acima disto faz o vídeo final ficar muito rápido. Como o túnel não é bem iluminado, você terá um pedaço do time lapse escuro demais para ver os detalhes.
  • Se você for prender a GoPro ou posicioná-la na frente de um vidro, lembre-se de se livrar dos reflexos que objetos luminosos podem causar no vidro. O melhor é posicionar a GoPro o mais próximo do vidro possível. Eu prendi a minha na janela do quarto para capturar o por do sol, mas ao ligar o abajur do quarto, acabei estragando as imagens que capturei.
  • Time Lapse dirigindo é o que eu mais gosto de fazer, mas para tal, você precisa prender a GoPro do lado de fora do carro. Eu tenho o costume de prendê-la na parte superior do parabrisas, assim você pega um pedaço do capô do carro, mas para ter uma captura perfeita, você precisa garantir que a câmera está no centro do carro e alinhada para não ficar torta. Recomendo você ficar a alguns passos do carro bem na frente dele e verificar o alinhamento.

Como nos outros time lapses que fiz, utilizei o GoPro CineForm para transformar a seqüência de imagens em vídeo. Tudo na configuração padrão. O GoPro CineForm é ótimo para realizar os pequenos ajustes que você talvez tenha que fazer. Uma das coisas que eu fiz no time lapse do test drive do New Fiesta 2014 foi rotacionar a imagem do primeiro trecho. Não notei que a câmera estava ligeiramente inclinada e para não perder o conteúdo, resolvi fazer este ajuste, que criou dois triangulos nos cantos da imagem.

Depois de usar o CineForm parti para o iMovie onde fiz toda a edição e sonorização. As imagens com o logotipo dos meus blogs foram criadas no Photoshop. O vídeo final teria resolução de 720, então criei imagens com esta resolução. Os títulos foram incluídos no próprio iMovie que tem esta funcionalidade. O mesmo processo foi feito com as músicas. Baixei-as de um site que permite a utilização de músicas sem pagamento de royalty e podem ser usadas em videos do YouTube para monetização. Só precisei arrastá-las para os pontos que eu queria e voilá! O iMovie tem uma funcionalidade que permite editar o audio e cortar as partes que não precisas, usei isto para dar a impressão que o vídeo foi sonorizado com uma única música.

Confira abaixo o time lapse do test drive. Conheça o New Fiesta 2014 no Pardal Carioca.


Galaxy S4 já foi devidamente desmontado

NewImage

O novo Galaxy S4 mal chegou e o pessoal do iFixIt já tratou de desmontá-lo para ver suas entranhas. Ele é bem simples e de fácil reparo. Vale também notar que por dentro o S4 é bem parecido com o S3 e apenas a tela é o maior salto tecnológico.

Veja o vídeo abaixo que mostra parcialmente o processo.


Samsung Galaxy S4 já está à venda

Samsung-Galaxy-S4-Colours-3A Apple faz um ótimo trabalho ao criar a expectativa para o lançamentos de suas novidades. Filas e mais filas se formam na frente das lojas antes da venda começar e depois todos elogiam o aparelho, ainda que ele não seja o melhor em todos os aspectos, mas é certamente o que oferece a melhor experiência geral de uso.

Quando o primeiro iPhone foi lançado, ele era soberano, único e obra de ficção científica (quase) de tão diferente que ele era comparado com o mercado. Após chocar a todos positivamente, o mundo copiou a Apple. Sinal de admiração, claro. O que é bom, deve ser copiado sempre.

O resto do mundo que não vive cercado dentro do pomar então tentou correr atrás da Apple. Nokia, se perdeu e virou coadjuvante, após ser a líder inabalável. Palm infelizmente não conseguiu se manter e desapareceu vergonhosamente, ainda que tivesse um bom produto em suas mãos, mas incapacidade de encantar os desenvolvedores e clientes. Microsoft, atrasada como sempre, ainda luta contra as próprias decisões e não consegue ganhar momento, mesmo se associando a Nokia. Por fim, tem o Android, que é mantido pela Google e ganha o mundo por todos os fabricantes de hardware de smartphones que não tem desenvolvimento próprio de sistema operacional. Ah, esqueci da RIM, que agora se chama Blackberry. Eles se perderam, viraram nicho e logo logo desaparecem.

Após alguns anos o embate de smartphones se reduziu a dois grande gigantes, pleonasticamente falando. Apple e Android. Não posso dizer que é Google, pois a Google comprou a Motorola, e ainda assim não consegue ganhar mercado frente à Apple. A guerra é realmente a Apple contra todos os demais fabricantes de smartphones que utilizam Android.

A única empresa que se destacou com ótimos hardwares é a Samsung. Ela aprendeu a copiar bem a Apple e conseguiu criar um concorrente muito bom a Apple. Então, vamos ajustar o nome da Guerra. É Apple contra Samsung com Android. Os demais smartphones são apenas smartphones genéricos que utilizam um Android qualquer e não oferecem risco a liderança tecnológica da Apple.

NewImage

A introdução é longa, apenas para situar o mercado e você melhor escolher o seu smartphones. O Galaxy S4 é apenas uma leve evolução da geração anterior, assim como a Apple tem feito em seus segundos lançamentos após nova geração de iPhone.

NewImage

Em termos de fotos, o iPhone 5, é pra mim, o melhor, você pode tirar suas conclusões vendo um comparativo.

O S4 tem como acessório a capinha abaixo, que tem uma abertura no topo que permite ver a tela, mas não é só isto. Ele também permite carregar a bateria sem precisar espetá-lo na tomada.

NewImage

O vídeo abaixo resume bem as diversas qualidades que apenas o S4 tem. As características são realmente impressionantes, mas como até mesmo carro chines tem ABS e Airbag, não necessariamente todas as características funcionam bem.

Boa parte das funcionalidades impressionantes são de desenvolvimento da própria Samsung e outros vem de carona com o Android.

Foi apenas ontem que o novo aparelho da Samsung, empresa coreana que faz quase de tudo, começou a vender o Galaxy S4 na Coréia. Hoje algumas lojas já fazem pré-venda do aparelho e a partir do dia 30, ele começa a ser vendido pra valer, tanto aqui, quanto no resto do planeta.

Você pode ler a avaliação completa que o The Verge fez do aparelho aqui.

Veja mais detalhes sobre o Samsung Galaxy S4.

Ah sim, já ia esquecendo. Se você acha que o iPhone 5 é caro, o Galaxy não é mais barato. 2.500 reais. Super justo, né? Custa mais que um notebook. Pra mim, o seu maior defeito é não ser feito pela Apple, de resto, parece ser um ótimo aparelho.


Outras noticias para a semana 17 de 2013

Esta semana algumas noticias não viraram artigos, mas nem por isso deixam de ser interessantes. Confira abaixo a listinha de links para as notícias :

» TELETIME News – Com iDEN com dias contados, base da Sprint Nextel perde 415 mil assinantes
Nextel nos EUA vai acabar. Já vai tarde.


Uma casa completa de 24 metros quadrados

Dá para colocar um apartamento inteiro dentro de 24 metros quadrados? Para Christian Schallert que mora em Barcelona, dá, mas apenas se for solteiro. Agora que ele está num relacionamento, o apartamento não atende mais. veja mais detalhes aqui.


Switch to our mobile site