A Wi-Fi pode representar um perigo à privacidade e segurança

Os espaços públicos, aonde muitas pessoas transitam, têm uma grande probabilidade de ter Wi-Fi grátis disponível. Aeroportos, shopping centers, bares, todos eles tratam o acesso à internet para o cliente como uma das prioridades. Estamos totalmente dependentes da internet e sem ela até um hospital pode parar de funcionar.

O perigo de acessar uma Wi-Fi consiste num tipo de ataque que os hackers utilizam constantemente, principalmente em lugares com muita gente, por ser um golpe fácil de executar e ainda mais fácil de roubar os dados das pessoas. Chama-se ataque MITM (Man-In-The-Middle) e é quando o invasor cria uma rede Wi-Fi gratuita com o mesmo nome do local aonde a vítima está. Caso você esteja num aeroporto e encontre uma rede aberta com o nome ´Wifi_Aeroporto´, ou algo parecido, busque verificar se aquela rede é a verdadeira ou utilize uma VPN ao conectar.

VPN é a abreviação de Rede Privada Virtual e é uma conexão criptografada que é criada entre dois aparelhos ou mais. Imagine um túnel que protege as informações que você digita e as que os servidores recebem. Com esse aplicativo você poderá se proteger de ataques e conectar seguramente em qualquer rede Wi-Fi gratuita que encontrar.

Preste atenção que, em alguns casos, os celulares já estão programados para conectar automaticamente na primeira rede pública aberta que encontrar.

Quanto à VPN, há várias vantagens em adquirir uma que funcione no celular. Com o aplicativo é possível ter acesso a conteúdos bloqueados por região. Como ver partidas da liga europeia ao vivo e ter acesso a plataforma Netflix de outros países.

O mau uso do Wi-Fi pode causas acidentes

Recentemente, um jogo que virou febre entre pessoas de todas as idades foi o Pokémon GO. Não só pela ótima jogabilidade como também por ser um dos primeiros jogos a utilizar a Realidade Aumentada; aonde a realidade e mundo virtual se misturam.

Só em acidentes de trânsito, estima-se que mais de 100 mil foram causados por Pokémon GO; direta ou indiretamente. Isso é uma prova de que a Wi-Fi deve ser utilizada com cuidado e muita atenção.

Como proteger a Wi-Fi da sua casa

Além dos perigos demonstrados sobre uma Wi-Fi gratuita, vamos ensinar como proteger a rede Wi-Fi da sua casa.

  • Altere a senha e nome de usuário do seu roteador

Muitas pessoas cometem o erro de deixar o login e senha do roteador igual aos que vieram de fábrica. Quando se mantém o código original, o utilizador deixa uma porta aberta ao invasor para colocar um malware chamado GhostDNS e roubar os dados bancários dos usuários.

  • Defina uma nova senha

Escolha uma senha que contenha maiúsculas e minúsculas, números, e seja longa. Evite utilizar palavras e anos, como ´Rafael1990´, e crie um código único de no mínimo 12 caracteres. Isso é o primeiro passo para impedir que os seus vizinhos utilizem a sua internet de graça e retarde a sua velocidade.

  • Descubra se intrusos estão conectados à sua Wi-Fi

Há vários aplicativos online e gratuitos que permitem saber quem está conectado à certa rede. Também é possível verificar esta informação site de configuração do seu roteador.

  • Utilize o melhor protocolo de segurança. WPA2

Apesar de todas as redes terem pontos fracos, a WPA2 é a mais segura atualmente. Quando for escolher o modo de rede Wi-Fi que vai distribuir na sua casa, se o WP3 não tiver sido lançado ainda, utilize o WPA2.

  • Ative a Firewall do Windows

Se estiver utilizando o sistema windows, deixe sempre a firewall ligada.

O uso da internet em espaços públicos deve sempre respeitar o espaço físico das outras pessoas. Não caminhe olhando para o celular, não fale alto no telefone, e sempre que viajar de avião, desligue a Wi-Fi. A internet deve ser uma ferramenta para ajudar as pessoas e não para causar acidentes. Navegue consciente!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com