XC40: pré-venda do SUV no Brasil

Produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica, o novo XC40 foi apresentado mundialmente em novembro de 2017, em Barcelona (Espanha), e  chega ao mercado brasileiro em abril, o modelo com direção semiautônoma mais barato do país entra em pré-venda na rede de concessionárias da marca, com preços a partir de R$ 169.950, em três versões de acabamento – T4, T5 Momentum, T5 R-Design –, além das edições especiais T5 Momentum First Edition e T5 R-Design First Edition.

As versões T5 Momentum First Edition e T5 R-Design First Edition trazem um pacote especial de equipamentos, incluindo câmera 360°, assistente de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert, bancos dianteiros com aquecimento, bancos traseiros rebatíveis eletricamente com acionamento pelo porta-malas e sistema de alerta em caso de colisão traseira.

O XC40 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular de veículos compactos da Volvo Cars (CMA, Compact Modular Arquitecture), co-desenvolvida com a Geely, c, a versatilidade dessa plataforma modular permite reunir em um só automóvel design refinado, interior sofisticado e recursos ainda mais avançados de segurança e dirigibilidade que colocam o XC40 em uma condição de superioridade no segmento.

Com dimensões de um legítimo SUV, o XC40 apresenta um grande entre-eixos de 2,70 m; 1,86 m de largura; 1,65 m de altura; e 4,42 m de comprimento, garantindo conforto e amplo espaço interno a todos os ocupantes.

Design:

O exterior combina um capô longo e largos para-lamas, o Volvo FULL LED System incorpora quatro funções aos faróis do veículo: Automatic Bending Lights (ABL), com luzes auto-direcionais que acompanham o giro do volante; Active High Beam (AHB), com sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos; nivelamento automático do facho do farol, de acordo com a carga do veículo; e Daytime Running Lights (DRL) com acendimento automático, no qual a luz diurna em formato “T” (Martelo de Thor) contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros.

O sistema LED também está presente conjunto de iluminação dos faróis de neblina.

Na traseira, a lanterna com feixes de LED e a cor do teto difere da carroceria na versão R-Design, e as barras de teto de alumínio.

O interior do XC40 tem uma abordagem nova para os porta-objetos, oferece espaço de armazenamento mais funcional nas portas e sob os assentos, espaço especial para smartphones (com carregamento indutivo), um gancho para sacolas pequenas no porta-luvas e uma lixeira removível no túnel do console central.

Para obter mais espaço de armazenamento nas portas do XC40, os autofalantes foram removidos e um subwoofer ventilado a ar de alta qualidade foi montado no painel, criando espaço suficiente no compartimento para acomodar um laptop e um tablet, ou algumas garrafas de água. O XC40 também oferece espaços para guardar cartões, uma grande área de armazenamento com uma caixa revestida de tecido e uma lixeira especial, que pode ser removida para o passageiro descartar facilmente o lixo.

No porta-malas, um assoalho inteligente pode ser dobrado para levar sacolas ou outras bagagens por meio de ganchos ou para usar o espaço completo sem removê-lo do carro, além do mecanismo de rebatimento do banco traseiro fornecer um assoalho plano para bagagens.

Conectividade:

O sistema de entretenimento e conectividade do XC40 é o mais completo da categoria. O Sensus Connect é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display recebeu atualização gráfica aprimorada, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques. As funções também podem ser acessadas por comando de voz. Como no XC60 e XC90, a integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

O XC40 apresenta, ainda, painel de instrumentos digital personalizável de 12,3″.

Outro destaque do Sensus é a qualidade do sistema de som, o High Performance System, com 8 alto-falantes de 250 W de potência. Já o Harman Kardon Premium Sound vai além e, na versão R-Design, conta com 13 alto-falantes e um subwoofer totalizando 600 W de potência.

O sistema Sensus integra também o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.

Dirigibilidade:

O XC40 chega equipado com tração integral AWD (All Wheel Drive), que calcula constantemente a distribuição de tração entre os eixos para obter a melhor performance e estabilidade. O controle absoluto do veículo se dá também por meio de diferentes modos de condução. São cinco no total, que ajustam parâmetros relacionados à resposta do motor, agilidade de troca de marchas, ajuste de esforço da direção, resposta dos freios e controle de estabilidade:

  • Eco: privilegia economia de combustível;
  • Comfort: prioriza suavidade nas reações do veículo;
  • Off-road: para transitar fora de estrada;
  • Dynamic: para uma condução mais esportiva;
  • Individual: customiza a configuração.

O modelo dispõe de transmissão automática Geartronic de 8 velocidades acoplada ao motor T4 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor, que gera potência de 190 hp a 4.700 rpm e torque de 300 N.m entre 1.300 e 4.000 rpm.

Também está disponível para o XC40 o renovado propulsor T5 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de gasolina, o mais potente de seu segmento com 252 hp. O ótimo torque de 350 N.m se dá numa ampla faixa entre 1.800 e 4.800 rpm, garantindo ótima retomada de velocidade e ultrapassagens seguras.

Em números, ochega a 230 km/h e sai da imobilidade aos 100 km/h em 6,4 segundos.

Em relação à segurança, se beneficia das premiadas tecnologias conhecidas nos veículos XC90 e XC60, tornando-o referência entre os SUVs compactos de luxo. O modelo chega ao Brasil equipado com o inovador City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte à frente do carro.

A Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation) ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 65 e 140 km/h.

O XC40 também disponibiliza como itens de série outros recursos exclusivos para o segmento, como sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical.

O modelo acrescenta ainda à extensa lista de equipamentos controle de cruzeiro adaptativo (ACC), no qual o motorista ajusta a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente e o sistema automaticamente acelera ou freia o veículo, e direção semiautônoma de até 130 km/h. Assim, o XC40 passa a se tornar o primeiro modelo a oferecer o Pilot Assist no segmento e o mais barato do Brasil dotado com essa tecnologia.

A visão da marca é de que ninguém perca a vida ou sofra lesões graves num veículo novo da Volvo até 2020. Por isso, em sua estrutura, o XC40 é projetado para proteger ao máximo os passageiros de todas as colisões e acidentes, incluindo batida lateral e capotamento, além de dissipar por completo a energia nas zonas de impacto dianteira e traseira. Para adicionar força e reduzir peso e consumo de combustível, foi utilizado uma grande quantidade de aço de ultra alta resisitência, um dos aços mais fortes disponíveis no mercado.

Além de todos esses recursos, o SUV oferece e abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free).

A previsão de chegada do XC40 ao mercado nacional é abril, para as versões T5 Momentum e T5 R-Design, e julho, para a configuração T4.

Revisão com preço fixo

A exemplo do restante da linha Volvo, o XC40 também terá o plano de revisão com preço fixo para itens obrigatórios. O objetivo é proporcionar ao cliente maior controle dos custos de manutenção de seu carro, podendo programar os valores a cada vez que o veículo vai para as oficinas autorizadas, conforme tabela a seguir:

10 mil km*

20 mil km ou 1 ano**

30 mil km*

40 mil km

ou 2 anos**

50 mil km*

60 mil km

ou 3 anos**

R$ 899

R$ 1.799

R$ 899

R$ 2.299

R$ 899

R$ 3.399

*Trocas de óleo intermediárias entre as revisões periódicas, que deverão ser feitas a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. Consulte o manual de garantia e manutenção.

**Revisões periódicas que deverão ser feitas por quilometragem ou tempo, o que ocorrer primeiro. Consulte o manual de garantia e manutenção.

Tabela de preços:

XC40 T4 – R$ 169.950
XC40 T5 Momentum – R$ 189.950
XC40 T5 R-Design – R$ 209.950
XC40 T5 Momentum First Edition – R$ 199.950 (limitada a 40 unidades)
XC40 T5 R-Design First Edition – R$ 219.950 (limitada a 30 unidades)

Vendas para PCD

O novo XC40 também faz parte do programa Volvo For All, que oferece a pessoas com deficiência isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra do modelo. Além de todos os benefícios para aquisição dos veículos da marca, a fabricante sueca também disponibiliza em suas concessionárias equipes treinadas e preparadas para atender os interessados nas vantagens do programa.

Tabela de preços para vendas especiais (PCD):

XC40 T4 – R$ 145.950
XC40 T5 Momentum – R$ 165.950
XC40 T5 R-Design – R$ 185.950

Facebook Comments
Siga-nos & Curta 🙂

Post Author: Veridiana Serpa

Veridiana Serpa é editora do Geek Chic e do 30&Alguns, administra as comunidades Brazilians Abroad, Firma Produções e Mãe de Gente no Facebook. Designer de bio-jóias, editora de vídeo, Turismóloga, mãe, esposa, geek que tem presença e influência na internet desde 1999, além de ter sido colaboradora nos blogs Digital Drops, Nossa Via e Deusario e TechTudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *