Scooter Piaggio Liberty


Postado em por Veridiana Serpa

A versão mundial da Scooter Piaggio Liberty 150 cm³ vem equipada com o motor Piaggio i-get Euro 4, maior qualidade ergonômica, atualização das linhas e curvas, rodas de grande diâmetro fazendo com que a scooter tenha a segurança de veículos de categoria superior, garantindo sua classificação no segmento de “high wheels”.

 

 

A Liberty possui motor de 150 cilindradas e 4 tempos, refrigerado a ar, sistema de injeção eletrônica mais eficiente, tanto em termos de potência quanto de torque, beneficiando a aceleração a partir de baixas rotações. O injetor de oito aberturas fornece combustível por meio de um spray fino, que otimiza a combustão.

A motocicleta possui potência de 9,6 kW a 7.750 rpm e torque de 13 Nm a 5.250 rpm, mantendo consumo de até 57 km/L a uma velocidade constante de 40 km/h.

O i-get 150 cm³ possui cilindro único com novos componentes mecânicos e eletrônicos:

• virabrequim com inércia 24% maior em comparação ao motor anterior, reduzindo as vibrações da moto;
• novo motor de partida, 70% mais silencioso;
• cobertura da caixa de câmbio transmissão, que reduz ainda mais o ruído e aumenta a rigidez da estrutural;
• filtro de ar de papel, semelhante ao automotivo, que melhora a ação de filtragem para reduzir os ruídos de admissão;
• sensor barométrico, que monitora a pressão atmosférica e adaptando os parâmetros da motocicleta para otimizar a potência e consumo de combustível

A embreagem da scooter foi projetada para elevar ao máximo o prazer da direção, controle da potência em situações de aceleração, redução e nas retomadas de velocidade, típicas das cidades grandes e engarrafamentos. O escapamento reformulado faz o motor mais silencioso.

O quadro da motocicleta é uma sólida estrutura de suporte único em aço tubular, com elementos de metal prensado. A rigidez de torção está 15% maior, ao passo que a longitudinal foi aumentada em 17%, dando ao condutor controle absoluto sobre o veículo.

Na parte dianteira recebeu um garfo hidráulico telescópico, enquanto um braço duplo conecta o cárter do motor ao quadro na parte traseira, garantindo amortecimento elevado das forças alternadas do motor. Um único amortecedor traseiro de ação dupla, ajustável na pré-carga da mola, permite que a Liberty se adapte perfeitamente ao peso do piloto e, quando for o caso, também do passageiro.

A roda dianteira com 16 polegadas de diâmetro, da estabilidade ainda maior em velocidades elevadas. As duas rodas são feitas de liga de alumínio, com sete raios cada, que se dividem no centro. O aro traseiro tem 14″ e serve de suporte para um pneu de 100/80, que garante aderência e estabilidade, sem comprometer a agilidade.

O ABS, de série, foi desenvolvido pela Piaggio em conjunto com a Bosch.  O sistema eletrônico de frenagem evita que a roda dianteira derrape em caso de paradas bruscas ou em superfícies escorregadias. É constituído por um disco dianteiro de 240 mm e um tambor traseiro de 140 mm.

A Piaggio Liberty ainda conta com duplo cabo do sistema de alimentação, que possibilita o fechamento mecânico da borboleta; o sensor de inclinação, que desliga o motor imediatamente no caso de queda e impede o funcionamento se a scooter estiver com inclinação crítica (disponível como equipamento opcional) e com luzes dianteiras de LED.

O guidão traz controles para acesso aos novos recursos da moto, que são exibidos e gerenciados pelo painel de bordo. O display LCD é todo eletrônico. O espaço do porta-luvas comporta quase 4 litros. Como opcional, é possível acrescentar uma entrada USB. O compartimento sob o assento tem capacidade para 17 litros.

O espaço para os pés aumentou, tanto o do piloto quanto o do passageiro. O assento feito de couro ecológico de alta qualidade, é reforçado por costuras, na base foi introduzido um detalhe cromado. Como opcional, é possível instalar um controle remoto sem fio, integrado à chave, que abre o bagageiro e funciona como localizador da motocicleta.

Acessórios

A nova geração da Piaggio Liberty é acompanhada por uma gama de acessórios, também renovada de acordo com novos padrões de qualidade, tecnologia e necessidades cada vez mais complexas dos centros metropolitanos.

• Sistema antifurto eletrônico – o mais compacto e o com o menor consumo da categoria. Além disso, é autorecarregéval e, portanto, não depende da bateria do veículo.
• Localizador – possui sistema para localização rápida do veículo. Particularmente útil em estacionamentos, também funciona como um controle remoto sem fio para abrir o compartimento do capacete.
• Piaggio Multimedia Platform (PMP) – sistema multimídia desenvolvido pela Piaggio que permite à Liberty dialogar com o smartphone por meio de um aplicativo, exibindo informações de trajetos e de performance.
• Tom Tom Vio Piaggio: o primeiro dispositivo de navegação GPS projetado pela Tom Tom para scooters integra nova a Piaggio Liberty.

Os acessórios clássicos também foram aprimorados.

• Parabrisas – feito de acrílico reforçado de 4 mm e resistente a fissuras, tem protetor de manopla embutido e uma capa preta elegante para as hastes de montagem.
• Carenagem – testada e aprovada pela Piaggio, fornece proteção e reforça as linhas da moto. Feita de acrílico resistente ao impacto, conta com capas pretas para as hastes, enaltecendo a elegância do modelo.
• Baú – com capacidade de 30 litros, é um acessório extremamente útil na cidade e na estrada.
• Capa protetora para o veículo – protege a scooter quando estacionada ao ar livre. Feita com material resistente a água.
• Capa protetora para as pernas – concebida especificamente para a nova Liberty, se encaixa perfeitamente à estrutura da moto, garantindo máxima proteção. É impermeável e vem com sistema antifurto, com cabo de aço.
• Suporte lateral – com sensor de segurança para evitar a partida quando o acessório estiver para baixo.
• Tapete de borracha – perfeitamente adaptável ao footboard da Liberty, é feito com material antiderrapante e realçado por detalhes em cromo.

Dados Técnicos – LIBERTY 150 IGET ABS

Característica Descrição/Valor
Motor Monocilíndrico, I-GET, 4 tempos.
Capacidade do motor 155 cc.
Diâmetro por curso 58 mm / 58.6 mm.
Potência Max 9.6 kW – 13 CV a 7.750 rpm.
Torque Max 13 Nm a 5.250 rpm.
Distribuição Comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC) – 3 válvulas.
Consumo de Combustível Aproximadamente 36,76 km/l
Emissões de CO2 65g/km
Alimentação Injeção Eletrônica.
Refrigeração Ventilação forçada.
Lubrificação Bomba submersa em banho de óleo.
Sistema de Partida Elétrica.
Transmissão Automática CVT – Continuamente variável com polias expansíveis.
Embreagem Automática, centrífuga à seco.
Chassis Berço único em aço, com estrutura tubular e reforços prensados.
Suspensão dianteira Garfo telescópico de dupla ação, curso de 76 mm.
Suspensão traseira Hidráulica monoamortecida de dupla ação com ajuste de pré carga em 5 posições, 74,5 mm de curso.
Sistema de freio ABS de série.
Freio dianteiro A disco Ø 240 mm  com pinça dupla e cáliper flutuante.
Freio traseiro Tambor Ø 140 mm.
Pneu dianteiro Sem câmara 90/80 – 16″
Pneu traseiro Sem câmara 100/80 – 14″
Comprimento/largura/Distância entre eixos 1.945/690/1.340 mm
Altura assento 787 mm
Capacidade do tanque de combustível 6 litros.
Peso 124 kg (em ordem de marcha).
Norma de Emissões Euro 4.

A Piaggio Liberty está disponível nas cores Bianco Perla, Blu Midnight e Marrone Etna.

Facebook Comments
Siga-nos & Curta 🙂

Deixe uma resposta