Ford: smart mobility e novas tecnologias #CPBSB


Postado em por Veridiana Serpa

Ford Smart Mobility

 Como parte do desenvolvimento de iniciativas na área de mobilidade urbana, a Ford está expandindo seu serviço de rotas de transporte compartilhado feito pela Chariot, startup adquirida pela companhia em setembro de 2016 e que  está reinventando o trânsito em massa para passageiros, empresas e pessoas com suas vans. O projeto da Ford utiliza as vans com capacidade para até 14 passageiros percorrem rotas definidas a partir da demanda dos passageiros e funcionam como complemento ao transporte de massa e que até então servia as cidades de São Francisco e Austin, no Texas, agora em Seattle.

Segundo um estudo realizado pela KPMG para a Ford cada corrida da Chariot nos horários de pico, por exemplo, o congestionamento poderia ser reduzido em até 25 veículos. A proposta faz parte do Smart Mobility, plano global da Ford que envolve soluções em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do consumidor e Big Data, e vem ganhando cada vez mais força com projetos que se comprometem a mudar o mundo ao mudar a forma como o mundo se move.

Ford e a comunicação entre veículos

A Ford Europa desenvolveu uma nova tecnologia para evitar o uso da sirene estridente de veículos de emergência no trânsito, sem a localização exata do som,  um sistema que usa a comunicação entre veículos para mostrar a aproximação de uma viatura, identificando se é uma unidade de polícia, ambulância ou de bombeiros, informando também a distância que está e até a melhor forma de abrir caminho para a sua passagem, com alertas sonoros e visuais no painel.

Apresentada no Reino Unido, durante o UK Autodrive, patrocinado pelo governo local, que visa a incentivar o teste de carros autônomos e conectados, com o apoio de empresas automotivas, de tecnologia e instituições de pesquisas e acadêmicas.

O funcionamento desse sistema é feito a partir do veículo de emergência, que envia um sinal diretamente para os carros próximos, visando a aumentar a segurança no trânsito e a rapidez do atendimento e além desse inédito sistema, a Ford está testando também uma tecnologia para alertar os motoristas de potenciais acidentes em cruzamentos. Com o “Alerta de Colisão em Cruzamentos”, o carro informa sua localização para os veículos próximos que estiverem equipados com a mesma tecnologia. Se o risco de acidente é alto, ambos os motoristas recebem um aviso para reduzir a velocidade ou parar. O sistema também poderia avisar o motorista, por exemplo, se um carro vindo de outra direção atravessou um sinal vermelho.

Um sistema que alerta quando carros à frente fora da vista freiam bruscamente e uma tecnologia que permite sincronizar o veículo com os semáforos para rodar com sinal verde foram outras novidades apresentadas pela Ford.

Fusion Hybrid no Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

  A Ford apresenta o Fusion Hybrid no Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho no Transamérica Expo Center, na cidade de São Paulo. O primeiro veículo com a chamada tecnologia “full-hybrid” do Brasil será exposto no espaço dFusion Hybrid que será realizado na área de ecossistemas de inovação do evento, onde os visitantes poderão conhecer, por realidade virtual, todos os recursos semiautônomos e de conectividade do sedã da Ford.Equipado com dois motores combinados – elétrico e a gasolina –, o carro é um dos mais econômicos do País e um ícone de sustentabilidade. Suas tecnologias inteligentes incluem o sistema chamado EV+, que permite ao carro reconhecer os destinos mais frequentes por meio do GPS, priorizando o uso do motor elétrico para economizar combustível. Outro recurso interativo do modelo híbrido é uma tela no painel que mostra por meio de desenhos de folhas quando o motorista está dirigindo de modo mais sustentável.Além dessas tecnologias voltadas à sustentabilidade, o Fusion Hybrid vem com piloto automático inteligente, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente autônomo de detecção de pedestres e estacionamento automático de segunda geração para vagas paralelas e perpendiculares.

O único do segmento equipado com sistemas de alerta de ponto cego e permanência em faixa, sensor de fadiga (que avisa para o motorista quando está na hora de parar para tomar aquele cafezinho), sensores de monitoramento 360 graus, oito airbags e cintos traseiros infláveis. A conectividade é outro diferencial do Fusion Hybrid, com o sistema de nova geração da Ford, o SYNC 3, capaz de operar também com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Além de tela capacitiva de 8 polegadas, dispõe de comandos de voz para as funções de telefone, navegação, música, climatização, mensagens de voz e aplicativos de smartphones, por meio do sistema AppLink.

Ford EcoBoost 1.0 foi eleito Motor Internacional do Ano 2017

O Ford EcoBoost 1.0 foi eleito Motor Internacional do Ano 2017 no segmento de até 1.0 litro pelo sexto ano consecutivo confirmando que o motor turbo compacto de três cilindros da Ford continua imbatível e entra para a história como o mais premiado da categoria, eleito “Melhor Motor até 1.0 litro” por um júri de 58 jornalistas automotivos de 31 países, inclusive do Brasil. Este ano, a categoria contou com 35 motores, nove a mais que no ano de estreia do EcoBoost 1.0. Os jurados elogiaram a combinação de desempenho, economia de combustível e tecnologia do propulsor.

No Brasil, o EcoBoost 1.0 é oferecido desde o ano passado no New Fiesta, com potência de 125 cv. Na Europa, ele está disponível também em versões de 100 cv e 140 cv.

No início de 2018, o motor EcoBoost 1.0 litro vai agregar uma nova tecnologia para reduzir ainda mais o consumo, desativando automaticamente um dos cilindros quando a capacidade máxima não é necessária. Exemplo de engenharia avançada, essa tecnologia permite desativar ou reativar um cilindro em 14 milissegundos – 20 vezes mais rápido que um piscar de olhos – sem comprometer o desempenho ou o refinamento.

Inovador motor 1.5 Flex de três cilindros

O inovador motor 1.5 Flex de três cilindros da Ford traz tecnologias inéditas e segue a tendência conhecida como “downsizing”, de diminuição da cilindrada e aumento da potência específica, com menor consumo de combustível e emissões.

Atendendo as metas do Inovar-Auto, com longa tradição no desenvolvimento de motores, o Brasil será o primeiro mercado a lançar o novo 1.5 de três cilindros, que traz soluções avançadas para oferecer benefícios reais aos consumidores, com uma potência de 137,2 cv e torque de 158,5 Nm com etanol, desempenho que supera inclusive motores de quatro cilindros com maior cilindrada e conta com a classificação A de eficiência energética do Inmetro/Conpet.

O projeto de três cilindros permite tamanho e peso compactos, qualidades que são reforçadas pelo uso de bloco de alumínio. Suas soluções técnicas incluem coletor de escape integrado, eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos, bomba de óleo variável, correia imersa em óleo e duplo comando variável e independente de válvulas (tecnologia TiVCT).

Tem ainda bobinas de ignição individuais para cada cilindro, velas de ignição centralizadas na câmara de combustão, tuchos hidráulicos com balancins roletados, virabrequim deslocado da linha de centro e sistema de partida a frio eletrônica Easy Start.

 

A Ford é a primeira a desenvolver um motor de três cilindros com 1,5 litro, ampliando o seu potencial de aplicação em veículos que vão além do segmento de entrada. No Brasil, o primeiro três cilindros da Ford foi o 1.0 TiVCT 12V Flex. Lançado com o novo Ka, ele combina alta potência (85/80 cv) com economia e é um dos pilares do sucesso da linha.

Parceria para vans elétricas na Europa,

A parceria da Ford com a StreetScooter, subsidiária do grupo Deutsche Post, para a produção de vans elétricas de entrega na Alemanha tem como objetivo oferecer um modelo usando como base o chassi da Ford Transit. O veículo terá propulsão elétrica a bateria e carroceria construída especialmente com as especificações das empresas Deutsche Post e DHL Paket.

A previsão é que até o final de 2018 pelo menos 2.500 veículos sejam incorporados à frota de entregas urbanas do Deutsche Post DHL Group. Com esse volume, o projeto vai criar o maior fabricante de veículos elétricos de entrega de médio porte da Europa. O Deutsche Post DHL Group e a Ford compartilham o objetivo de construir a mobilidade do futuro, reduzindo as emissões e criando novas soluções de transporte. A parceria é um passo importante para a realização dessas metas.

Junto com a nova linha de montagem, a produção dos modelos atuais da StreetScooter também será ampliada. A empresa planeja fabricar 20.000 unidades por ano da sua van elétrica pequena de entrega, em diferentes versões, nas instalações em Aachen e na Westfália. Hoje, 2.500 StreetScooter da Deutsche Post já rodam em toda a Alemanha e um número cada vez maior de potenciais compradores tem mostrado interesse em converter suas frotas para veículos elétricos.

Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade

Ford Fund, braço filantrópico da Ford, e a Artemísia, organização pioneira  pioneira em negócios de impacto social no Brasil, lançaram o Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade, um programa criado para fornecer treinamento e orientação para startups que desenvolvem programas de mobilidade social que atendam às necessidades da população de baixa renda do País.

O Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade promoverá a aceleração em curto prazo de até 20 empreendedores que estejam em estágio inicial do desenvolvimento de seus negócios. A parceria com a Artemisia tem foco em identificar os projetos de impacto social mais promissores, com soluções inovadoras que atendam às necessidades básicas das comunidades com pouca ou quase nenhuma oferta de mobilidade.

São considerados negócios de impacto social aqueles que oferecem soluções para problemas enfrentados pela população de baixa renda sem depender de doações ou subsídios. Nos próximos meses, oficinas lideradas por mentores da Artemisia e da Ford irão apoiar o desenvolvimento desses empreendimentos e aumentar seu impacto social. Ao final, o capital semente será concedido a até três participantes com soluções beneficentes e com impacto social verdadeiro para as pessoas de baixa renda.

O apoio a negócios de impacto social faz parte da estratégia do Ford Fund no Brasil e no mundo. Em abril, por exemplo, a organização lançou o programa Ford Empower-HER, em parceria com o Michigan Women’s Foundation, para incentivar startups comandadas exclusivamente por mulheres a desenvolver soluções e produtos com potencial para transformar suas comunidades. Além disso, apoia diversos projetos sociais no País, como Projeto Axé, na Bahia, que atende e cria oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Novo Ecosport : Pré-vendas iniciam em julho

O Novo EcoSport que estreiou no Salão do Automóvel de Buenos Aires, na Argentina, que aconteceu entre os dias 10 e 20 de junho, apareceu com nova frente, capô, faróis, rodas de 17 polegadas, com um nível superior de acabamento interno e tecnologia com foco no desempenho e qualidade.

Uma ampla grade predomina na parte dianteira, alinhada com os faróis redesenhados. O interior foi projetado para oferecer um padrão superior de conforto e elegância, incluindo bancos com excepcional acabamento e ergonomia para todos os ocupantes.

O painel de instrumentos, assim como o interior, é totalmente novo, equipado com tela flutuante de 8 polegadas sensível ao toque, conectada com o avançado sistema multimídia SYNC 3, compatível com Apple Car Play e Android Auto. O compartimento traseiro também traz uma nova configuração que amplia o espaço e versatilidade para o transporte de bagagem.

No Brasil o Novo EcoSport chega nas versões com motor 2.0, de 175 cv, e o inédito 1.5 de três cilindros com 137 cv. A pré-venda do Novo EcoSport será iniciada no fim de julho, com entrega das primeiras unidades em meados de agosto.

Ford na #CPBSB

A Ford patrocina, pelo segundo ano consecutivo, a Campus Party Brasília, que acontece de 14 a 18 de junho na Capital Federal. Com tecnologia de ponta na produção, tecnologias surpreendentes no motor, nos ajustes de bancos e espelhos, no sistema de ar-condicionado, direção semiautônoma, com sensores e radares ultramodernos conectados ao piloto automático e ao computador de bordo. Conectividade para resolver a vida com segurança, sem tirar as mãos do volante e os olhos da pista, ocarros de hoje são gadgets tamanho gigante.

Há cinco anos, o maior evento de tecnologia do Brasil tem sido o cenário escolhido pela empresa para lançar produtos e serviços, para mostrar e falar de inovação, para entrar em contato com desenvolvedores e novos parceiros. Foi na Campus Party, por exemplo, que a Ford realizou seu primeiro Hackathon no Brasil, em 2015, ou que introduziu o sistema de conectividade SYNC 3, em 2016.

A Ford fará, durante a CPBSB, um importante anúncio em mobilidade com impacto social. Além disso, a companhia terá um estande de 100 m² na Arena com diversas experiências e conteúdo para campuseiros, desenvolvedores de aplicativos e a comunidade geek.

SERVIÇO
CPBSB – Campus Party Brasília 2017
14 a 18 de junho
Centro de Convenções Ulysses Guimarães
St. de Divulgação Cultural 05 Eixo Monumental – Brasília, DF
http://brasil.campus-party.org/brasilia

Mark Zuckerberg na Ford

 

 A Ford recebeu Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, na fábrica de Dearborn, Estados Unidos, uma de suas primeiras unidades industriais do mundo. O visitante passou um dia na fábrica da F-150 e “trabalhou” na linha de montagem da picape mais vendida do mundo. Como parte da visita, conversou com empregados para ter uma visão da indústria de veículos, principalmente em relação à incorporação das novas tecnologias no design, desenvolvimento do produto e manufatura.

Como parte do “ano pessoal de viagem” do empresário, conhecendo diferentes empresas e lugares na América do Norte com o objetivo basicamente de falar com as pessoas do dia a dia que estão vivendo na produção, trabalhando e pensando no futuro, Zuckerberg foi recebido por Bill Ford, presidente do Conselho da Ford, e visitou o Centro de Desenvolvimento do Produto, onde a marca projeta e cria seus protótipos. Também andou no Fusion Hybrid autônomo de pesquisa e conheceu os projetos que estão transformando a Ford em uma empresa automotiva e de mobilidade.

 

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