Stratasys Infinite Build – impressão 3D automotiva FORD

A Ford está utilizando uma nova tecnologia de impressão 3D, a Stratasys Infinite Build, para a criação de peças automotivas de grande porte e acessórios especiais para personalização de veículos. Primeira fabricante de veículos a usar este modelo de impressora 3D, capaz de desenvolver componentes como “spoilers” (peça dianteira aerodinâmica) de absoluta perfeição para aplicação em seus futuros veículos de série e esportivos.


Por ser mais eficiente, acessível e ágil, o sistema pode revolucionar o desenvolvimento de protótipos de peças e componentes em baixa produção para teste nos veículos: tem capacidade de imprimir peças de praticamente qualquer forma ou comprimento. A impressora Stratasys Infinite Build está instalada no Centro de Pesquisa e Inovação da Ford em Dearborn, sede mundial da marca, nos Estados Unidos.

 

A impressão 3D está se tornando mais eficiente e acessível e as empresas e o  mercado global dessa nova tendência deve chegar a US$ 9,6 bilhões até 2020, segundo os especialistas da Global Industry Analists.

Uma das vantagens da impressão 3D na área automotiva é a produção de peças mais leves para aumentar a economia de combustível. Um spoiler impresso em 3D, por exemplo, chega a pesar menos de metade da peça de metal. A tecnologia também reduz os custos de produção de peças de baixo volume usadas em protótipos e carros de corrida e a Ford também poderia usar a impressão 3D para produzir acessórios e peças de acabamento personalizadas para os clientes.

Na impressão 3D, as especificações da peça são transferidas do programa de design do computador para o computador da impressora, que analisa o projeto. O sistema então imprime uma camada de material de cada vez e as agrupa gradualmente para formar o objeto 3D acabado.

Quando o sistema detecta que o suprimento de matéria-prima acabou, um braço robótico substitui o recipiente automaticamente por um novo. Isso permite que a impressora funcione ininterruptamente por horas, ou mesmo dias, sem a necessidade de supervisão.

A impressão 3D ainda não oferece a rapidez necessária para produção em alto volume, mas tem um custo mais eficiente para a fabricação de poucas unidades. Pelos métodos tradicionais, para desenvolver uma peça como um novo coletor de admissão, por exemplo, um engenheiro precisaria criar um modelo em computador e esperar meses até o ferramental do protótipo ser produzido. Com a impressão 3D, a Ford pode imprimir o mesmo componente em alguns dias e por um custo muito menor.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com